Este trabalho apresenta uma pesquisa de campo, do tipo relato de experiência, vivenciada em uma escola privada, na cidade de Campina Grande – PB. Traz o seguinte questionamento de pesquisa: Quais os desafios e as possibilidades vivenciadas no decurso da docência no que se refere a elaboração e realização de atividades adaptadas para alunos com transtorno de espectro autista (TEA)? Como objetivo geral elencamos: Discutir os desafios e as possibilidades vivenciados na prática docente ao aplicar atividades adaptadas com alunos que apresentam espectro autista (TEA) numa turma de 5° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais. Buscamos contribuir com as discussões sobre o processo de inclusão escolar de alunos com transtorno de espectro autista (TEA), de forma que estes não só sejam integrados no contexto do ensino regular, mas que acompanhem e aprendam, dentro de seus limites e possibilidades, os conteúdos ministrados em sala de aula. Durante o percurso do trabalho, mostraremos como foi realizado o processo de adaptação/flexibilização dos conteúdos didáticos das áreas de conhecimento pertencentes ao currículo escolar (Língua Portuguesa, História e Geografia). Embora a adaptação de atividades, para esse grupo de alunos, já deva estar inserida no contexto da Educação Inclusiva, previstas na legislação educacional para educação inclusiva no Brasil, discutiremos os desafios que surgem diante do professor, em sua prática pedagógica atual. Evidenciaremos, também, que é possível e recompensador permitir a estes alunos o acesso ao currículo oferecido pela escola, mas com adaptações que contemplem as necessidades desse público para que eles tenham sucesso em sua trajetória escolar.