Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA

Palavra-chaves: ENSINO DE BIOLOGIA, ATIVIDADES LÚDICAS, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Comunicação Oral (CO) A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10103
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 682
    "inscrito_id" => 1183
    "titulo" => "O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo refletir a importância da inserção de novas metodologias no ensino da disciplina de biologia, dando uma ênfase maior as atividades lúdicas como ferramentas que facilitam o aprendizado e a contextualização como forma de aproximar o conteúdo ao cotidiano do aluno, buscando assim contribuir para a formação de cidadãos, educando para a vida e não apenas para avaliações. O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro no âmbito do PIBID em uma turma de 1° ano do ensino médio. O tema trabalhado foi Componentes da Vida: água, carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas. Diante da situação atual da educação no Brasil, o professor tem papel fundamental como agente transformador e nessa perspectiva o jogo surge como uma ferramenta, como uma proposta estimuladora, favorecendo no processo de aprendizagem a espontaneidade e o desprendimento. O jogo Corrida Orgânica surgiu com o objetivo de abordar o conteúdo de forma descontraída e suas perguntas foram elaboradas com base nas observações realizadas nas aulas de biologia. As questões apontavam para a importância de uma alimentação adequada e as consequências de não tê-la. A partir dos resultados foi possível perceber a necessidade de promover a inovação nas práticas educacionais voltadas para o ensino de biologia. É perceptível o maior interesse do aluno em participar de atividades que lhes permitam aprender de forma dinâmica e despretensiosa, além de ser possível observar o quanto o mesmo tem a contribuir com seu conhecimento prévio e o quanto isso lhes permite fazer associações que facilitam sua compreensão e consequentemente faz da sala de aula um lugar prazeroso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, ATIVIDADES LÚDICAS, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_17_16_53_idinscrito_1183_db29377068333d391401a2fc6dc14835.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAILLA MARIA OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RAILLA LIMA"
    "autor_email" => "railla.m.lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10103
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 682
    "inscrito_id" => 1183
    "titulo" => "O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO FERRAMENTA PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM EM BIOLOGIA"
    "resumo" => "O presente estudo tem como objetivo refletir a importância da inserção de novas metodologias no ensino da disciplina de biologia, dando uma ênfase maior as atividades lúdicas como ferramentas que facilitam o aprendizado e a contextualização como forma de aproximar o conteúdo ao cotidiano do aluno, buscando assim contribuir para a formação de cidadãos, educando para a vida e não apenas para avaliações. O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro no âmbito do PIBID em uma turma de 1° ano do ensino médio. O tema trabalhado foi Componentes da Vida: água, carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas. Diante da situação atual da educação no Brasil, o professor tem papel fundamental como agente transformador e nessa perspectiva o jogo surge como uma ferramenta, como uma proposta estimuladora, favorecendo no processo de aprendizagem a espontaneidade e o desprendimento. O jogo Corrida Orgânica surgiu com o objetivo de abordar o conteúdo de forma descontraída e suas perguntas foram elaboradas com base nas observações realizadas nas aulas de biologia. As questões apontavam para a importância de uma alimentação adequada e as consequências de não tê-la. A partir dos resultados foi possível perceber a necessidade de promover a inovação nas práticas educacionais voltadas para o ensino de biologia. É perceptível o maior interesse do aluno em participar de atividades que lhes permitam aprender de forma dinâmica e despretensiosa, além de ser possível observar o quanto o mesmo tem a contribuir com seu conhecimento prévio e o quanto isso lhes permite fazer associações que facilitam sua compreensão e consequentemente faz da sala de aula um lugar prazeroso."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "A Biologia na perspectiva do Ensino Médio Inovador: propondo ações integradas de ensino, pesquisa e extensão"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE BIOLOGIA, ATIVIDADES LÚDICAS, ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_1datahora_04_11_2014_17_16_53_idinscrito_1183_db29377068333d391401a2fc6dc14835.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAILLA MARIA OLIVEIRA LIMA"
    "autor_nome_curto" => "RAILLA LIMA"
    "autor_email" => "railla.m.lima@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O presente estudo tem como objetivo refletir a importância da inserção de novas metodologias no ensino da disciplina de biologia, dando uma ênfase maior as atividades lúdicas como ferramentas que facilitam o aprendizado e a contextualização como forma de aproximar o conteúdo ao cotidiano do aluno, buscando assim contribuir para a formação de cidadãos, educando para a vida e não apenas para avaliações. O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro no âmbito do PIBID em uma turma de 1° ano do ensino médio. O tema trabalhado foi Componentes da Vida: água, carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas. Diante da situação atual da educação no Brasil, o professor tem papel fundamental como agente transformador e nessa perspectiva o jogo surge como uma ferramenta, como uma proposta estimuladora, favorecendo no processo de aprendizagem a espontaneidade e o desprendimento. O jogo Corrida Orgânica surgiu com o objetivo de abordar o conteúdo de forma descontraída e suas perguntas foram elaboradas com base nas observações realizadas nas aulas de biologia. As questões apontavam para a importância de uma alimentação adequada e as consequências de não tê-la. A partir dos resultados foi possível perceber a necessidade de promover a inovação nas práticas educacionais voltadas para o ensino de biologia. É perceptível o maior interesse do aluno em participar de atividades que lhes permitam aprender de forma dinâmica e despretensiosa, além de ser possível observar o quanto o mesmo tem a contribuir com seu conhecimento prévio e o quanto isso lhes permite fazer associações que facilitam sua compreensão e consequentemente faz da sala de aula um lugar prazeroso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.