O presente estudo tem como objetivo refletir a importância da inserção de novas metodologias no ensino da disciplina de biologia, dando uma ênfase maior as atividades lúdicas como ferramentas que facilitam o aprendizado e a contextualização como forma de aproximar o conteúdo ao cotidiano do aluno, buscando assim contribuir para a formação de cidadãos, educando para a vida e não apenas para avaliações. O estudo foi desenvolvido na Escola Estadual de Ensino Médio Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro no âmbito do PIBID em uma turma de 1° ano do ensino médio. O tema trabalhado foi Componentes da Vida: água, carboidratos, lipídios, proteínas e vitaminas. Diante da situação atual da educação no Brasil, o professor tem papel fundamental como agente transformador e nessa perspectiva o jogo surge como uma ferramenta, como uma proposta estimuladora, favorecendo no processo de aprendizagem a espontaneidade e o desprendimento. O jogo Corrida Orgânica surgiu com o objetivo de abordar o conteúdo de forma descontraída e suas perguntas foram elaboradas com base nas observações realizadas nas aulas de biologia. As questões apontavam para a importância de uma alimentação adequada e as consequências de não tê-la. A partir dos resultados foi possível perceber a necessidade de promover a inovação nas práticas educacionais voltadas para o ensino de biologia. É perceptível o maior interesse do aluno em participar de atividades que lhes permitam aprender de forma dinâmica e despretensiosa, além de ser possível observar o quanto o mesmo tem a contribuir com seu conhecimento prévio e o quanto isso lhes permite fazer associações que facilitam sua compreensão e consequentemente faz da sala de aula um lugar prazeroso.