Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

OS DESAFIOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RETOMADA DAS AULAS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101020
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8668
    "inscrito_id" => 24393
    "titulo" => "OS DESAFIOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RETOMADA DAS AULAS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "OS DESAFIOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RETOMADA DAS AULAS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID 19 Márcia Gabriela Rodrigues da Costa 1 Karla Eveline Barata de Carvalho 2 RESUMO As mudanças ocorridas no cenário mundial provocadas pelo Coronavírus - Covid-19 trouxeram diversos impactos a vários cenários no mundo, dentre eles o da Educação. A situação imposta pela Pandemia colocou a Educação em prova, visto que mudanças substanciais ocorreram para que o ensino não parasse. Escolas iniciaram o processo de ensino remoto, com a utilização de recursos tecnológicos, e isso trouxe para alguns um distanciamento maior da aprendizagem, causando ainda mais uma desigualdade entre os estudantes. Com isso, trazemos neste artigo uma reflexão sobre o processo de formação continuada de professores da rede municipal de Fortaleza, no momento pós pandêmico. Algumas referências bibliográficas Tardif (2000), Freire (2007; 2019) e Martins (2007), foram revisitadas para contextualizar a temática na tentativa de responder algumas reflexões que permeiam o contexto formativo atual. Com relação à formação de professores convém algumas reflexões tais como: que necessidades se sobressaem nas nossas salas de aula? O foco das formações deve ser no intuito de minimizar o déficit de aprendizagem resultante da pandemia? Devemos enfatizar a formação técnica com relação à utilização de recursos tecnológicos? Ou será que devemos ressaltar a importância do desenvolvimento das competências sócio-emocionais, pois crianças e jovens têm demonstrado maior dificuldade no convívio e nas relações interpessoais com a comunidade escolar? Diante dessas questões , necessitamos traçar novas estratégias que qualifiquem o processo formativo, no qual professores e alunos sejam protagonistas e tenham condições de se desenvolver de forma integral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID24393_TB8668_04102023144002.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA GABRIELA RODRIGUES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "marciagabi3000@hotmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101020
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8668
    "inscrito_id" => 24393
    "titulo" => "OS DESAFIOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RETOMADA DAS AULAS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19"
    "resumo" => "OS DESAFIOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RETOMADA DAS AULAS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID 19 Márcia Gabriela Rodrigues da Costa 1 Karla Eveline Barata de Carvalho 2 RESUMO As mudanças ocorridas no cenário mundial provocadas pelo Coronavírus - Covid-19 trouxeram diversos impactos a vários cenários no mundo, dentre eles o da Educação. A situação imposta pela Pandemia colocou a Educação em prova, visto que mudanças substanciais ocorreram para que o ensino não parasse. Escolas iniciaram o processo de ensino remoto, com a utilização de recursos tecnológicos, e isso trouxe para alguns um distanciamento maior da aprendizagem, causando ainda mais uma desigualdade entre os estudantes. Com isso, trazemos neste artigo uma reflexão sobre o processo de formação continuada de professores da rede municipal de Fortaleza, no momento pós pandêmico. Algumas referências bibliográficas Tardif (2000), Freire (2007; 2019) e Martins (2007), foram revisitadas para contextualizar a temática na tentativa de responder algumas reflexões que permeiam o contexto formativo atual. Com relação à formação de professores convém algumas reflexões tais como: que necessidades se sobressaem nas nossas salas de aula? O foco das formações deve ser no intuito de minimizar o déficit de aprendizagem resultante da pandemia? Devemos enfatizar a formação técnica com relação à utilização de recursos tecnológicos? Ou será que devemos ressaltar a importância do desenvolvimento das competências sócio-emocionais, pois crianças e jovens têm demonstrado maior dificuldade no convívio e nas relações interpessoais com a comunidade escolar? Diante dessas questões , necessitamos traçar novas estratégias que qualifiquem o processo formativo, no qual professores e alunos sejam protagonistas e tenham condições de se desenvolver de forma integral."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID24393_TB8668_04102023144002.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MÁRCIA GABRIELA RODRIGUES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "MÁRCIA"
    "autor_email" => "marciagabi3000@hotmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

OS DESAFIOS DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA RETOMADA DAS AULAS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID 19 Márcia Gabriela Rodrigues da Costa 1 Karla Eveline Barata de Carvalho 2 RESUMO As mudanças ocorridas no cenário mundial provocadas pelo Coronavírus - Covid-19 trouxeram diversos impactos a vários cenários no mundo, dentre eles o da Educação. A situação imposta pela Pandemia colocou a Educação em prova, visto que mudanças substanciais ocorreram para que o ensino não parasse. Escolas iniciaram o processo de ensino remoto, com a utilização de recursos tecnológicos, e isso trouxe para alguns um distanciamento maior da aprendizagem, causando ainda mais uma desigualdade entre os estudantes. Com isso, trazemos neste artigo uma reflexão sobre o processo de formação continuada de professores da rede municipal de Fortaleza, no momento pós pandêmico. Algumas referências bibliográficas Tardif (2000), Freire (2007; 2019) e Martins (2007), foram revisitadas para contextualizar a temática na tentativa de responder algumas reflexões que permeiam o contexto formativo atual. Com relação à formação de professores convém algumas reflexões tais como: que necessidades se sobressaem nas nossas salas de aula? O foco das formações deve ser no intuito de minimizar o déficit de aprendizagem resultante da pandemia? Devemos enfatizar a formação técnica com relação à utilização de recursos tecnológicos? Ou será que devemos ressaltar a importância do desenvolvimento das competências sócio-emocionais, pois crianças e jovens têm demonstrado maior dificuldade no convívio e nas relações interpessoais com a comunidade escolar? Diante dessas questões , necessitamos traçar novas estratégias que qualifiquem o processo formativo, no qual professores e alunos sejam protagonistas e tenham condições de se desenvolver de forma integral.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.