Este artigo tem como objeto de estudo ‘a mobilização da leitura por meio da literatura para jovens’. A produção desta pesquisa se justifica por entendermos que a leitura nutrida pela literatura possibilita uma aquisição prazerosa do conhecimento. Tomamos como objetivo geral: Problematizar a leitura enquanto vivência para os jovens do ensino médio através da prática docente de professores iniciantes com a literatura brasileira. A metodologia pauta uma abordagem qualitativa e enfoque bibliográfico, com uso da análise de conteúdo para o tratamento dos dados. Com os resultados, verificasse que a leitura não se restringe a decodificação da gramática e ortografia, ela considera esses elementos inerentes a língua, mas vai além, toma o vivido pelo estudante/autor de seu destino como consciência de mundo. Essa leitura emancipatória é a pura literatura experiênciada na realidade. A consciência de mundo literário por ela emitida abarca uma intencionalidade a ser atingida socialmente, como por exemplo, a reescrita da história, o desenvolvimento de uma leitura rica em aspectos imbuídos sobre a vida real, a instigação da linguística e valorização do contexto social pertencente, dando condições de existência e visibilidade humana. Concluímos que a leitura literária assegurada aos estudantes do ensino médio não se configura enquanto uma decodificação letrada, mas sim pode ser pensada enquanto o domínio de uma consciência política que expressa a natureza da constituição da identidade da nação brasileira juvenil.