Partindo da premissa de que a educação financeira é fundamental para instrumentalizar os jovens na prevenção do superendividamento, que é importante aprender a gerenciar o dinheiro desde cedo, bem como estabelecer hábitos financeiros saudáveis, visto que o superendividamento pode levar a problemas financeiros graves e afetar negativamente a qualidade de vida é que o Procon fez a presente pesquisa, visando apresentar estudo acerca da importância da educação financeira, em todas as fases do ensino fundamental. O público-alvo da pesquisa foi delimitado na faixa etária de 20 a 30 anos que procuraram pelo Procon de Juiz de Fora, no período de janeiro de 2020 a março de 2023, visto que a análise do período revelou uma crescente demanda deste público para tratar de problemas de caráter financeiro, sendo os problemas mais relatos os relacionados a cartão de crédito, empréstimo consignado e negociação de dívidas. As fontes para a busca de dados sobre as reclamações feitas ao Procon foram as plataformas SINDEC (Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor) e Proconsumidor. O referencial teórico utilizado, para embasar a importância da educação financeira na escola, está ancorado nas orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei n.º 9394/96, Código de Defesa do Consumidor, Base Nacional Comum Curricular e artigos científicos da área de educação e direito voltados para a educação financeira e prevenção do superendividamento, material este obtido a partir de pesquisa bibliográfica em sites de universidades públicas e privadas, artigos científicos e periódicos. O recorte temporal para a escolha do material teórico foi o período de 2017 a 2023. A pesquisa revelou que, quanto mais cedo a educação financeira se fizer presente no ensino fundamental, maior consciência financeira terão os jovens no uso de seus recursos, sendo importante estratégia para prevenir o endividamento.