Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O PROGRAMA BUSCA ATIVA ESCOLAR NAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO DE CANGUARETAMA: AFETIVIDADE E EMPATIA NO RETORNO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100852
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8433
    "inscrito_id" => 23172
    "titulo" => "O PROGRAMA BUSCA ATIVA ESCOLAR NAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO DE CANGUARETAMA: AFETIVIDADE E EMPATIA NO RETORNO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA"
    "resumo" => "O período pós Pandemia trouxe desafios ainda maiores para as diversas redes de ensino do país, recuperar aprendizagem e resgatar alunos que se ausentaram da vida escolar impactando nos índices de evasão e permanência na escola. A criança e o adolescente fora da escola é um prenúncio de outros problemas sociais que impactam de forma negativa a vida dos indivíduos nos âmbitos sociais, educativos e emocionais. Dessa forma o presente trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa trazendo um relato das experiências e lições aprendidas do Programa Busca Ativa na Rede Municipal e Estadual de Ensino de Canguaretama durante os anos de 2022 e 2023. Os resultados alcançados apontam que as estratégias de busca e ensino baseados na afetividade com inspirações nos princípios de Wallon (1962) e nos estudos de empatia baseados nos apontamentos de Lev Vygotsky (1934) colaboram no processo de retorno, permanência e recuperação da aprendizagem. Além dos conhecimentos técnicos inerente a atuação docente, a afetividade e empatia se tornam princípios primordiais para a construção de práticas de busca ativa que inspiram os alunos a retornarem à escola e se sentirem acolhidos, de modo que possam vivenciar experiências de aprendizagem que colaboram no seu desenvolvimento integral e no seu direito a educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582e5c1b8ccb_20122023100153.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:01:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA JANAINA XAVIER DE OLIVEIRA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "Samara Amaral"
    "autor_email" => "samara-nc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100852
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8433
    "inscrito_id" => 23172
    "titulo" => "O PROGRAMA BUSCA ATIVA ESCOLAR NAS REDES MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO DE CANGUARETAMA: AFETIVIDADE E EMPATIA NO RETORNO E PERMANÊNCIA NA ESCOLA"
    "resumo" => "O período pós Pandemia trouxe desafios ainda maiores para as diversas redes de ensino do país, recuperar aprendizagem e resgatar alunos que se ausentaram da vida escolar impactando nos índices de evasão e permanência na escola. A criança e o adolescente fora da escola é um prenúncio de outros problemas sociais que impactam de forma negativa a vida dos indivíduos nos âmbitos sociais, educativos e emocionais. Dessa forma o presente trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa trazendo um relato das experiências e lições aprendidas do Programa Busca Ativa na Rede Municipal e Estadual de Ensino de Canguaretama durante os anos de 2022 e 2023. Os resultados alcançados apontam que as estratégias de busca e ensino baseados na afetividade com inspirações nos princípios de Wallon (1962) e nos estudos de empatia baseados nos apontamentos de Lev Vygotsky (1934) colaboram no processo de retorno, permanência e recuperação da aprendizagem. Além dos conhecimentos técnicos inerente a atuação docente, a afetividade e empatia se tornam princípios primordiais para a construção de práticas de busca ativa que inspiram os alunos a retornarem à escola e se sentirem acolhidos, de modo que possam vivenciar experiências de aprendizagem que colaboram no seu desenvolvimento integral e no seu direito a educação."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "6582e5c1b8ccb_20122023100153.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => "2023-12-20 10:01:53"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "SAMARA JANAINA XAVIER DE OLIVEIRA AMARAL"
    "autor_nome_curto" => "Samara Amaral"
    "autor_email" => "samara-nc@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O período pós Pandemia trouxe desafios ainda maiores para as diversas redes de ensino do país, recuperar aprendizagem e resgatar alunos que se ausentaram da vida escolar impactando nos índices de evasão e permanência na escola. A criança e o adolescente fora da escola é um prenúncio de outros problemas sociais que impactam de forma negativa a vida dos indivíduos nos âmbitos sociais, educativos e emocionais. Dessa forma o presente trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa trazendo um relato das experiências e lições aprendidas do Programa Busca Ativa na Rede Municipal e Estadual de Ensino de Canguaretama durante os anos de 2022 e 2023. Os resultados alcançados apontam que as estratégias de busca e ensino baseados na afetividade com inspirações nos princípios de Wallon (1962) e nos estudos de empatia baseados nos apontamentos de Lev Vygotsky (1934) colaboram no processo de retorno, permanência e recuperação da aprendizagem. Além dos conhecimentos técnicos inerente a atuação docente, a afetividade e empatia se tornam princípios primordiais para a construção de práticas de busca ativa que inspiram os alunos a retornarem à escola e se sentirem acolhidos, de modo que possam vivenciar experiências de aprendizagem que colaboram no seu desenvolvimento integral e no seu direito a educação.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.