O período pós Pandemia trouxe desafios ainda maiores para as diversas redes de ensino do país, recuperar aprendizagem e resgatar alunos que se ausentaram da vida escolar impactando nos índices de evasão e permanência na escola. A criança e o adolescente fora da escola é um prenúncio de outros problemas sociais que impactam de forma negativa a vida dos indivíduos nos âmbitos sociais, educativos e emocionais. Dessa forma o presente trabalho apresenta uma pesquisa qualitativa trazendo um relato das experiências e lições aprendidas do Programa Busca Ativa na Rede Municipal e Estadual de Ensino de Canguaretama durante os anos de 2022 e 2023. Os resultados alcançados apontam que as estratégias de busca e ensino baseados na afetividade com inspirações nos princípios de Wallon (1962) e nos estudos de empatia baseados nos apontamentos de Lev Vygotsky (1934) colaboram no processo de retorno, permanência e recuperação da aprendizagem. Além dos conhecimentos técnicos inerente a atuação docente, a afetividade e empatia se tornam princípios primordiais para a construção de práticas de busca ativa que inspiram os alunos a retornarem à escola e se sentirem acolhidos, de modo que possam vivenciar experiências de aprendizagem que colaboram no seu desenvolvimento integral e no seu direito a educação.