Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CITO - CARTAS: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE CARTAS COMO REFORÇO ESCOLAR NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 16 - Ensino de Ciências
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100839
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8375
    "inscrito_id" => 5715
    "titulo" => "CITO - CARTAS: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE CARTAS COMO REFORÇO ESCOLAR NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO"
    "resumo" => "Na história da educação brasileira, a muito tempo tem-se tentado procurar formas diversificadas de ensinar os alunos, temos como exemplo, as atividades lúdicas no ensino, a mesma se torna um importante recurso didático pois garante o desenvolvimento do estudante em diversos pontos como: a autoconfiança, linguagem, raciocínio e socialização. O lúdico se torna um meio facilitador na compreensão de conceitos, no reforço escolar, na criatividade dos alunos e no espírito competitivo e cooperador. Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial pedagógico da utilização de um jogo de cartas no ensino de Biologia, como reforço escolar, com três estudantes do ensino médio técnico em açailândia, Maranhão. A atividade foi desenvolvida como reforço escolar acerca dos conteúdos de Citologia, na qual os alunos deveriam relacionar as estruturas dos diferentes tipos de células com suas características. Após a aplicação do jogo, foi aplicado um questionário on-line com questões fechadas sobre a utilização do jogo como reforço nos conteúdos de Biologia. Os participantes concordam que o estudo através do jogo, se torna mais divertido e atrativo, fugindo daquela rotina de apenas ensinar através dos livros ou do quadro da sala de aula. Por fim, o estudo demonstra que a utilização de atividades diferenciadas vem ganhando cada vez mais espaço, e que os professores devem utilizá-las com mais frequência em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5715_TB8375_28102023105757.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAILAN FERNANDES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Railan Fernande"
    "autor_email" => "railanfernandeslima9@gmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100839
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8375
    "inscrito_id" => 5715
    "titulo" => "CITO - CARTAS: UTILIZAÇÃO DE UM JOGO DE CARTAS COMO REFORÇO ESCOLAR NO ENSINO DE BIOLOGIA PARA ALUNOS DO ENSINO MÉDIO TÉCNICO"
    "resumo" => "Na história da educação brasileira, a muito tempo tem-se tentado procurar formas diversificadas de ensinar os alunos, temos como exemplo, as atividades lúdicas no ensino, a mesma se torna um importante recurso didático pois garante o desenvolvimento do estudante em diversos pontos como: a autoconfiança, linguagem, raciocínio e socialização. O lúdico se torna um meio facilitador na compreensão de conceitos, no reforço escolar, na criatividade dos alunos e no espírito competitivo e cooperador. Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial pedagógico da utilização de um jogo de cartas no ensino de Biologia, como reforço escolar, com três estudantes do ensino médio técnico em açailândia, Maranhão. A atividade foi desenvolvida como reforço escolar acerca dos conteúdos de Citologia, na qual os alunos deveriam relacionar as estruturas dos diferentes tipos de células com suas características. Após a aplicação do jogo, foi aplicado um questionário on-line com questões fechadas sobre a utilização do jogo como reforço nos conteúdos de Biologia. Os participantes concordam que o estudo através do jogo, se torna mais divertido e atrativo, fugindo daquela rotina de apenas ensinar através dos livros ou do quadro da sala de aula. Por fim, o estudo demonstra que a utilização de atividades diferenciadas vem ganhando cada vez mais espaço, e que os professores devem utilizá-las com mais frequência em sala de aula."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5715_TB8375_28102023105757.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAILAN FERNANDES LIMA"
    "autor_nome_curto" => "Railan Fernande"
    "autor_email" => "railanfernandeslima9@gmai"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO MARANHÃO (IFMA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Na história da educação brasileira, a muito tempo tem-se tentado procurar formas diversificadas de ensinar os alunos, temos como exemplo, as atividades lúdicas no ensino, a mesma se torna um importante recurso didático pois garante o desenvolvimento do estudante em diversos pontos como: a autoconfiança, linguagem, raciocínio e socialização. O lúdico se torna um meio facilitador na compreensão de conceitos, no reforço escolar, na criatividade dos alunos e no espírito competitivo e cooperador. Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial pedagógico da utilização de um jogo de cartas no ensino de Biologia, como reforço escolar, com três estudantes do ensino médio técnico em açailândia, Maranhão. A atividade foi desenvolvida como reforço escolar acerca dos conteúdos de Citologia, na qual os alunos deveriam relacionar as estruturas dos diferentes tipos de células com suas características. Após a aplicação do jogo, foi aplicado um questionário on-line com questões fechadas sobre a utilização do jogo como reforço nos conteúdos de Biologia. Os participantes concordam que o estudo através do jogo, se torna mais divertido e atrativo, fugindo daquela rotina de apenas ensinar através dos livros ou do quadro da sala de aula. Por fim, o estudo demonstra que a utilização de atividades diferenciadas vem ganhando cada vez mais espaço, e que os professores devem utilizá-las com mais frequência em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.