Na história da educação brasileira, a muito tempo tem-se tentado procurar formas diversificadas de ensinar os alunos, temos como exemplo, as atividades lúdicas no ensino, a mesma se torna um importante recurso didático pois garante o desenvolvimento do estudante em diversos pontos como: a autoconfiança, linguagem, raciocínio e socialização. O lúdico se torna um meio facilitador na compreensão de conceitos, no reforço escolar, na criatividade dos alunos e no espírito competitivo e cooperador. Este trabalho tem como objetivo analisar o potencial pedagógico da utilização de um jogo de cartas no ensino de Biologia, como reforço escolar, com três estudantes do ensino médio técnico em açailândia, Maranhão. A atividade foi desenvolvida como reforço escolar acerca dos conteúdos de Citologia, na qual os alunos deveriam relacionar as estruturas dos diferentes tipos de células com suas características. Após a aplicação do jogo, foi aplicado um questionário on-line com questões fechadas sobre a utilização do jogo como reforço nos conteúdos de Biologia. Os participantes concordam que o estudo através do jogo, se torna mais divertido e atrativo, fugindo daquela rotina de apenas ensinar através dos livros ou do quadro da sala de aula. Por fim, o estudo demonstra que a utilização de atividades diferenciadas vem ganhando cada vez mais espaço, e que os professores devem utilizá-las com mais frequência em sala de aula.