A LEITURA/ESCUTA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 96328 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2195 "inscrito_id" => 13812 "titulo" => "A LEITURA/ESCUTA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR" "resumo" => "O ensino de Língua Portuguesa, assim como os demais componentes curriculares, é normatizado a partir de documentos oficiais que orientam a Educação Básica no país, dentre eles, com maior destaque, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A BNCC parametriza que o ensino da Língua Portuguesa seja “organizado” a partir de quatro eixos, dos quais o presente estudo destaca a leitura/escuta. Diante disso, este trabalho objetiva discorrer sobre os ditames postos pela BNCC para o ensino da leitura/escuta no Ensino Médio. Metodologicamente, possui um viés qualitativo, com natureza exploratória e de abordagem bibliográfica e documental. Os dados coletados foram analisados a partir de uma reflexão sobre a transposição dos conteúdos de linguagens para o Ensino Médio, com foco em práticas de leitura e de escuta para fins de fomento a formação de leitores, compartilhamento de conhecimento/informações, reflexões a respeito do próprio ato de ler/escutar e agir socialmente. A BNCC dispõe de algumas orientações de trabalho para o Ensino Médio, envolvendo a leitura e a escuta, as quais são, de certo modo, introdutórias, ainda, considerando a complexidade e a importância dessas atividades no desenvolvimento e na formação do aluno leitor. Desse modo, reconhecendo a relevância de tais práticas para dentro e fora da escola, o professor deve se ancorar em metodologias de ensino que promovam o desenvolvimento da leitura e da escuta para que ambas sejam valorizadas gerando aprendizagens significativas e relevantes para a vida do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13812_TB2195_04052023191903.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLECINARA DE FREITAS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CLECINARA" "autor_email" => "clecinara321@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 96328 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 2195 "inscrito_id" => 13812 "titulo" => "A LEITURA/ESCUTA E A FORMAÇÃO DE LEITORES NO ENSINO MÉDIO À LUZ DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR" "resumo" => "O ensino de Língua Portuguesa, assim como os demais componentes curriculares, é normatizado a partir de documentos oficiais que orientam a Educação Básica no país, dentre eles, com maior destaque, a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). A BNCC parametriza que o ensino da Língua Portuguesa seja “organizado” a partir de quatro eixos, dos quais o presente estudo destaca a leitura/escuta. Diante disso, este trabalho objetiva discorrer sobre os ditames postos pela BNCC para o ensino da leitura/escuta no Ensino Médio. Metodologicamente, possui um viés qualitativo, com natureza exploratória e de abordagem bibliográfica e documental. Os dados coletados foram analisados a partir de uma reflexão sobre a transposição dos conteúdos de linguagens para o Ensino Médio, com foco em práticas de leitura e de escuta para fins de fomento a formação de leitores, compartilhamento de conhecimento/informações, reflexões a respeito do próprio ato de ler/escutar e agir socialmente. A BNCC dispõe de algumas orientações de trabalho para o Ensino Médio, envolvendo a leitura e a escuta, as quais são, de certo modo, introdutórias, ainda, considerando a complexidade e a importância dessas atividades no desenvolvimento e na formação do aluno leitor. Desse modo, reconhecendo a relevância de tais práticas para dentro e fora da escola, o professor deve se ancorar em metodologias de ensino que promovam o desenvolvimento da leitura e da escuta para que ambas sejam valorizadas gerando aprendizagens significativas e relevantes para a vida do aluno." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID13812_TB2195_04052023191903.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLECINARA DE FREITAS BARBOSA" "autor_nome_curto" => "CLECINARA" "autor_email" => "clecinara321@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }