Tendo em vista a crescente importância da educação intercultural no século XXI e a necessidade de compreender os desafios e oportunidades envolvidos nesse campo, o presente estudo se propõe a investigar a temática da educação intercultural. O objetivo geral deste estudo é analisar os desafios e as oportunidades que a educação intercultural enfrenta na atualidade. Para alcançar esse objetivo, foram estabelecidos os seguintes objetivos específicos: Identificar os principais desafios enfrentados pela educação intercultural no século XXI, considerando a era digital e a globalização, analisar estratégias e boas práticas utilizadas na educação intercultural para superar estereótipos e preconceitos culturais e investigar as oportunidades oferecidas pela globalização e pela tecnologia digital para promover a aprendizagem intercultural e a valorização da diversidade cultural. Para realizar esta pesquisa, foi adotada uma metodologia de revisão bibliográfica sistemática, com análise crítica de estudos e teorias relevantes sobre educação intercultural, bem como exemplos de práticas educacionais interculturais bem-sucedidas em diferentes contextos. Os resultados obtidos revelaram que a educação intercultural enfrenta desafios complexos, como a necessidade de combater estereótipos e preconceitos culturais arraigados na sociedade, garantir o acesso equitativo à educação intercultural e promover a formação adequada de professores para uma abordagem intercultural eficaz. A formação adequada de professores, a implementação de currículos inclusivos e a colaboração entre instituições são elementos- chave para o sucesso da educação intercultural no século XXI.