Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EXPLORANDO AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO JOGO DAMAZ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100497
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7735
    "inscrito_id" => 21858
    "titulo" => "EXPLORANDO AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO JOGO DAMAZ"
    "resumo" => "Tendo em vista que grande parte dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental apresentam grande dificuldade ao realizar as operações de adição e subtração envolvendo os Números Inteiros, pesquisa-se sobre a possibilidade de explorar essas operações de uma maneira mais atrativa e dinâmica, de modo que os alunos possam adquirir conhecimento matemático e habilidades operatórias enquanto jogam, colaborando assim com a sua aprendizagem operatória. Para isso, propõem-se o uso do Jogo DamaZ, que é uma variação do Jogo de Damas, mas que aborda exatamente as duas operações nas quais os alunos apresentam maior dificuldade, a adição e a subtração de Números Inteiros. O Jogo possui o mesmo tabuleiro e a mesma quantidade de peças, porém quando um jogador captura uma peça, deve-se subtrair o valor de sua peça do valor da peça do adversário. Para a realização da pesquisa é necessário detectar o conhecimento dos alunos com relação a essas operações, apresentar o Jogo DamaZ durante a aula e analisar a colaboração deste no ensino deste conteúdo. Realiza-se então uma pesquisa bibliográfica, para reunir informações sobre o tema em questão. Em seguida, uma pesquisa de campo, com o objetivo de analisar e estudar essa realidade específica. Diante disso, verifica-se que o Jogo de DamaZ torna a aula mais atrativa e divertida, desperta no aluno a curiosidade em desenvolver estratégias vencedoras e colabora de forma positiva com a aprendizagem dos alunos, o que impõe a constatação de que é possível explorar as operações de adição e subtração de Números Inteiros por meio do Jogo DamaZ e que este pode ser uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem operatória."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21858_TB7735_20062023235738.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA KAROLYNE DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "bruna.silva33@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100497
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7735
    "inscrito_id" => 21858
    "titulo" => "EXPLORANDO AS OPERAÇÕES DE ADIÇÃO E SUBTRAÇÃO DE NÚMEROS INTEIROS POR MEIO DO JOGO DAMAZ"
    "resumo" => "Tendo em vista que grande parte dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental apresentam grande dificuldade ao realizar as operações de adição e subtração envolvendo os Números Inteiros, pesquisa-se sobre a possibilidade de explorar essas operações de uma maneira mais atrativa e dinâmica, de modo que os alunos possam adquirir conhecimento matemático e habilidades operatórias enquanto jogam, colaborando assim com a sua aprendizagem operatória. Para isso, propõem-se o uso do Jogo DamaZ, que é uma variação do Jogo de Damas, mas que aborda exatamente as duas operações nas quais os alunos apresentam maior dificuldade, a adição e a subtração de Números Inteiros. O Jogo possui o mesmo tabuleiro e a mesma quantidade de peças, porém quando um jogador captura uma peça, deve-se subtrair o valor de sua peça do valor da peça do adversário. Para a realização da pesquisa é necessário detectar o conhecimento dos alunos com relação a essas operações, apresentar o Jogo DamaZ durante a aula e analisar a colaboração deste no ensino deste conteúdo. Realiza-se então uma pesquisa bibliográfica, para reunir informações sobre o tema em questão. Em seguida, uma pesquisa de campo, com o objetivo de analisar e estudar essa realidade específica. Diante disso, verifica-se que o Jogo de DamaZ torna a aula mais atrativa e divertida, desperta no aluno a curiosidade em desenvolver estratégias vencedoras e colabora de forma positiva com a aprendizagem dos alunos, o que impõe a constatação de que é possível explorar as operações de adição e subtração de Números Inteiros por meio do Jogo DamaZ e que este pode ser uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem operatória."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID21858_TB7735_20062023235738.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA KAROLYNE DA SILVA OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "BRUNA"
    "autor_email" => "bruna.silva33@outlook.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (UERN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Tendo em vista que grande parte dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental apresentam grande dificuldade ao realizar as operações de adição e subtração envolvendo os Números Inteiros, pesquisa-se sobre a possibilidade de explorar essas operações de uma maneira mais atrativa e dinâmica, de modo que os alunos possam adquirir conhecimento matemático e habilidades operatórias enquanto jogam, colaborando assim com a sua aprendizagem operatória. Para isso, propõem-se o uso do Jogo DamaZ, que é uma variação do Jogo de Damas, mas que aborda exatamente as duas operações nas quais os alunos apresentam maior dificuldade, a adição e a subtração de Números Inteiros. O Jogo possui o mesmo tabuleiro e a mesma quantidade de peças, porém quando um jogador captura uma peça, deve-se subtrair o valor de sua peça do valor da peça do adversário. Para a realização da pesquisa é necessário detectar o conhecimento dos alunos com relação a essas operações, apresentar o Jogo DamaZ durante a aula e analisar a colaboração deste no ensino deste conteúdo. Realiza-se então uma pesquisa bibliográfica, para reunir informações sobre o tema em questão. Em seguida, uma pesquisa de campo, com o objetivo de analisar e estudar essa realidade específica. Diante disso, verifica-se que o Jogo de DamaZ torna a aula mais atrativa e divertida, desperta no aluno a curiosidade em desenvolver estratégias vencedoras e colabora de forma positiva com a aprendizagem dos alunos, o que impõe a constatação de que é possível explorar as operações de adição e subtração de Números Inteiros por meio do Jogo DamaZ e que este pode ser uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem operatória.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.