Tendo em vista que grande parte dos alunos do 7° ano do Ensino Fundamental apresentam grande dificuldade ao realizar as operações de adição e subtração envolvendo os Números Inteiros, pesquisa-se sobre a possibilidade de explorar essas operações de uma maneira mais atrativa e dinâmica, de modo que os alunos possam adquirir conhecimento matemático e habilidades operatórias enquanto jogam, colaborando assim com a sua aprendizagem operatória. Para isso, propõem-se o uso do Jogo DamaZ, que é uma variação do Jogo de Damas, mas que aborda exatamente as duas operações nas quais os alunos apresentam maior dificuldade, a adição e a subtração de Números Inteiros. O Jogo possui o mesmo tabuleiro e a mesma quantidade de peças, porém quando um jogador captura uma peça, deve-se subtrair o valor de sua peça do valor da peça do adversário. Para a realização da pesquisa é necessário detectar o conhecimento dos alunos com relação a essas operações, apresentar o Jogo DamaZ durante a aula e analisar a colaboração deste no ensino deste conteúdo. Realiza-se então uma pesquisa bibliográfica, para reunir informações sobre o tema em questão. Em seguida, uma pesquisa de campo, com o objetivo de analisar e estudar essa realidade específica. Diante disso, verifica-se que o Jogo de DamaZ torna a aula mais atrativa e divertida, desperta no aluno a curiosidade em desenvolver estratégias vencedoras e colabora de forma positiva com a aprendizagem dos alunos, o que impõe a constatação de que é possível explorar as operações de adição e subtração de Números Inteiros por meio do Jogo DamaZ e que este pode ser uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem operatória.