Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

TIC NO ENSINO DE GEOMETRIA: TRABALHANDO A FORMULAÇÃO DE UM CILINDRO POR REVOLUÇÃO NO SOFTWARE GEOGEBRA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 97212
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3394
    "inscrito_id" => 13855
    "titulo" => "TIC NO ENSINO DE GEOMETRIA: TRABALHANDO A FORMULAÇÃO DE UM CILINDRO POR REVOLUÇÃO NO SOFTWARE GEOGEBRA"
    "resumo" => "O trabalho versa sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC 's) como uma forma de adentrar mais profundamente na realidade dos indivíduos, que estão a todo momento ligados no amplo mundo digital que perpassa a atualidade e os espaços sociais. Dessa forma, compreendendo a escola como um espaço social de aprendizado, é fato que tal ambiente incorpore crianças e jovens que estão fortemente ligadas ao mundo das tecnologias . Pensando nisso, utilizou-se o Software GeoGebra para demonstrar o comportamento de um cilindro construído por revolução, a fim de aproximar a noção construtiva de tal figura espacial e sua formulação através das ferramentas do software. A fundamentação teórica parte da análise dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) que reconhece a cultura da tecnologia como algo que os estudantes estão fortemente inseridos, Boyer(2012) que retrata uma possível forma de como o conhecimento matemático foi desenvolvido ao decorrer da evolução da humanidade, Dolce(2001, 2013) que trata da geometria plana e espacial, em específico. Tal empreitada busca retratar a matemática como uma ciência vívida e dinâmica mostrando a possibilidade de trabalhá-la de forma mais profunda e consistente, opondo-se ao algebrismo, termo utilizado por Fragoso (2001) para a conduta que consiste em apresentar a matemática unicamente abstrata, com demonstrações longas e “calculeira”, modelo ainda utilizado por muitos professores, com o intuito de fazê-la parecer algo que está ao alcance de poucos “iluminados”, ideologia que segrega e faz muitos indivíduos terem aversão ou não sentir-se capaz de discutir tal ciência, o que é um grande equívoco."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13855_TB3394_17112023210200.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL VIANA DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "Gab Viana"
    "autor_email" => "gvc3600@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 97212
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 3394
    "inscrito_id" => 13855
    "titulo" => "TIC NO ENSINO DE GEOMETRIA: TRABALHANDO A FORMULAÇÃO DE UM CILINDRO POR REVOLUÇÃO NO SOFTWARE GEOGEBRA"
    "resumo" => "O trabalho versa sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC 's) como uma forma de adentrar mais profundamente na realidade dos indivíduos, que estão a todo momento ligados no amplo mundo digital que perpassa a atualidade e os espaços sociais. Dessa forma, compreendendo a escola como um espaço social de aprendizado, é fato que tal ambiente incorpore crianças e jovens que estão fortemente ligadas ao mundo das tecnologias . Pensando nisso, utilizou-se o Software GeoGebra para demonstrar o comportamento de um cilindro construído por revolução, a fim de aproximar a noção construtiva de tal figura espacial e sua formulação através das ferramentas do software. A fundamentação teórica parte da análise dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) que reconhece a cultura da tecnologia como algo que os estudantes estão fortemente inseridos, Boyer(2012) que retrata uma possível forma de como o conhecimento matemático foi desenvolvido ao decorrer da evolução da humanidade, Dolce(2001, 2013) que trata da geometria plana e espacial, em específico. Tal empreitada busca retratar a matemática como uma ciência vívida e dinâmica mostrando a possibilidade de trabalhá-la de forma mais profunda e consistente, opondo-se ao algebrismo, termo utilizado por Fragoso (2001) para a conduta que consiste em apresentar a matemática unicamente abstrata, com demonstrações longas e “calculeira”, modelo ainda utilizado por muitos professores, com o intuito de fazê-la parecer algo que está ao alcance de poucos “iluminados”, ideologia que segrega e faz muitos indivíduos terem aversão ou não sentir-se capaz de discutir tal ciência, o que é um grande equívoco."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13855_TB3394_17112023210200.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GABRIEL VIANA DA CONCEIÇÃO"
    "autor_nome_curto" => "Gab Viana"
    "autor_email" => "gvc3600@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O trabalho versa sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC 's) como uma forma de adentrar mais profundamente na realidade dos indivíduos, que estão a todo momento ligados no amplo mundo digital que perpassa a atualidade e os espaços sociais. Dessa forma, compreendendo a escola como um espaço social de aprendizado, é fato que tal ambiente incorpore crianças e jovens que estão fortemente ligadas ao mundo das tecnologias . Pensando nisso, utilizou-se o Software GeoGebra para demonstrar o comportamento de um cilindro construído por revolução, a fim de aproximar a noção construtiva de tal figura espacial e sua formulação através das ferramentas do software. A fundamentação teórica parte da análise dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) que reconhece a cultura da tecnologia como algo que os estudantes estão fortemente inseridos, Boyer(2012) que retrata uma possível forma de como o conhecimento matemático foi desenvolvido ao decorrer da evolução da humanidade, Dolce(2001, 2013) que trata da geometria plana e espacial, em específico. Tal empreitada busca retratar a matemática como uma ciência vívida e dinâmica mostrando a possibilidade de trabalhá-la de forma mais profunda e consistente, opondo-se ao algebrismo, termo utilizado por Fragoso (2001) para a conduta que consiste em apresentar a matemática unicamente abstrata, com demonstrações longas e “calculeira”, modelo ainda utilizado por muitos professores, com o intuito de fazê-la parecer algo que está ao alcance de poucos “iluminados”, ideologia que segrega e faz muitos indivíduos terem aversão ou não sentir-se capaz de discutir tal ciência, o que é um grande equívoco.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.