TIC NO ENSINO DE GEOMETRIA: TRABALHANDO A FORMULAÇÃO DE UM CILINDRO POR REVOLUÇÃO NO SOFTWARE GEOGEBRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 97212 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3394 "inscrito_id" => 13855 "titulo" => "TIC NO ENSINO DE GEOMETRIA: TRABALHANDO A FORMULAÇÃO DE UM CILINDRO POR REVOLUÇÃO NO SOFTWARE GEOGEBRA" "resumo" => "O trabalho versa sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC 's) como uma forma de adentrar mais profundamente na realidade dos indivíduos, que estão a todo momento ligados no amplo mundo digital que perpassa a atualidade e os espaços sociais. Dessa forma, compreendendo a escola como um espaço social de aprendizado, é fato que tal ambiente incorpore crianças e jovens que estão fortemente ligadas ao mundo das tecnologias . Pensando nisso, utilizou-se o Software GeoGebra para demonstrar o comportamento de um cilindro construído por revolução, a fim de aproximar a noção construtiva de tal figura espacial e sua formulação através das ferramentas do software. A fundamentação teórica parte da análise dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) que reconhece a cultura da tecnologia como algo que os estudantes estão fortemente inseridos, Boyer(2012) que retrata uma possível forma de como o conhecimento matemático foi desenvolvido ao decorrer da evolução da humanidade, Dolce(2001, 2013) que trata da geometria plana e espacial, em específico. Tal empreitada busca retratar a matemática como uma ciência vívida e dinâmica mostrando a possibilidade de trabalhá-la de forma mais profunda e consistente, opondo-se ao algebrismo, termo utilizado por Fragoso (2001) para a conduta que consiste em apresentar a matemática unicamente abstrata, com demonstrações longas e “calculeira”, modelo ainda utilizado por muitos professores, com o intuito de fazê-la parecer algo que está ao alcance de poucos “iluminados”, ideologia que segrega e faz muitos indivíduos terem aversão ou não sentir-se capaz de discutir tal ciência, o que é um grande equívoco." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13855_TB3394_17112023210200.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL VIANA DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "Gab Viana" "autor_email" => "gvc3600@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 97212 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 3394 "inscrito_id" => 13855 "titulo" => "TIC NO ENSINO DE GEOMETRIA: TRABALHANDO A FORMULAÇÃO DE UM CILINDRO POR REVOLUÇÃO NO SOFTWARE GEOGEBRA" "resumo" => "O trabalho versa sobre a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação(TIC 's) como uma forma de adentrar mais profundamente na realidade dos indivíduos, que estão a todo momento ligados no amplo mundo digital que perpassa a atualidade e os espaços sociais. Dessa forma, compreendendo a escola como um espaço social de aprendizado, é fato que tal ambiente incorpore crianças e jovens que estão fortemente ligadas ao mundo das tecnologias . Pensando nisso, utilizou-se o Software GeoGebra para demonstrar o comportamento de um cilindro construído por revolução, a fim de aproximar a noção construtiva de tal figura espacial e sua formulação através das ferramentas do software. A fundamentação teórica parte da análise dos conteúdos da Base Nacional Comum Curricular(BNCC) que reconhece a cultura da tecnologia como algo que os estudantes estão fortemente inseridos, Boyer(2012) que retrata uma possível forma de como o conhecimento matemático foi desenvolvido ao decorrer da evolução da humanidade, Dolce(2001, 2013) que trata da geometria plana e espacial, em específico. Tal empreitada busca retratar a matemática como uma ciência vívida e dinâmica mostrando a possibilidade de trabalhá-la de forma mais profunda e consistente, opondo-se ao algebrismo, termo utilizado por Fragoso (2001) para a conduta que consiste em apresentar a matemática unicamente abstrata, com demonstrações longas e “calculeira”, modelo ainda utilizado por muitos professores, com o intuito de fazê-la parecer algo que está ao alcance de poucos “iluminados”, ideologia que segrega e faz muitos indivíduos terem aversão ou não sentir-se capaz de discutir tal ciência, o que é um grande equívoco." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID13855_TB3394_17112023210200.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:28" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GABRIEL VIANA DA CONCEIÇÃO" "autor_nome_curto" => "Gab Viana" "autor_email" => "gvc3600@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }