Tornar os estudantes protagonistas de suas atinentes aprendizagens requer indicações de questionamentos e de apropriação de pesquisas. Ao propor aos discentes o projeto pedagógico “Sai da Caixa, Fanzine-se!” ousamos promover o protagonismo estudantil na ação do aprender-fazendo. Nosso objetivo maior foi contribuir com o protagonismo discente quanto às interfaces dos conteúdos do Componente Curricular Ciências da Natureza conexos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, na expectativa de que os discentes fossem atuantes quanto nas construções atinentes de suas aprendizagens ao exercitar sua autonomia na experimentação. Então, objetivamos em específico: (A) Dialogar sobre o fanzine como projeto pedagógico bimestral; (B) Motivar e subsidiar os estudantes a constituir os fanzines, com as devidas orientações sobre conteúdos e as laborações gerais através de oficinas pedagógicas e painéis interativos. Teríamos a produção de quatro fanzines e uma caixa organizadora que simbolicamente foi o “objeto de reaproveitamento” para guardar as coleções das revistinha laborada; (C) Trabalhar de modo interdisciplinar junto aos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia nas intersecções dos conteúdos; (D) Promover a sistematização do projeto em 4 etapas distintas: (1) Intenção - apresentação da proposta dos afazeres aos discentes e acolhidas das sugestões; (2) Preparação - delimitação dos assuntos, programação das oficinas pedagógicas e painéis interativos; (3) Execução - aplicabilidade das oficinas pedagógicas e construções colaborativas dos painéis temáticos; (4) Avaliação - de maneira continuada, com a apreciação dos fanzines laborados, rodas de leituras, participação nos painéis interativos, dentre outras produções e socializações. Desvelar o projeto nos fez atuar pelo viés das metodologias ativas, a provocação docente em papel mediador, por conseguinte, o trabalho desenvolvido se constituiu em um estudo de caso. Compreendemos que enquanto mediador e provocador o docente age, mais se aproximará da realidade estudantil e de seus interesses, transformando os conteúdos didáticos expressivos para os mesmos.