Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS DA NATUREZA: PROJETO - SAI DA CAIXA! FANZINE-SE!

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 02 - Didática e Currículo
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95934
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1685
    "inscrito_id" => 4332
    "titulo" => "COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS DA NATUREZA: PROJETO - SAI DA CAIXA! FANZINE-SE!"
    "resumo" => "Tornar os estudantes protagonistas de suas atinentes aprendizagens requer indicações de questionamentos e de apropriação de pesquisas. Ao propor aos discentes o projeto pedagógico “Sai da Caixa, Fanzine-se!” ousamos promover o protagonismo estudantil na ação do aprender-fazendo. Nosso objetivo maior foi contribuir com o protagonismo discente quanto às interfaces dos conteúdos do Componente Curricular Ciências da Natureza conexos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, na expectativa de que os discentes fossem atuantes quanto nas construções atinentes de suas aprendizagens ao exercitar sua autonomia na experimentação. Então, objetivamos em específico: (A) Dialogar sobre o fanzine como projeto pedagógico bimestral; (B) Motivar e subsidiar os estudantes a constituir os fanzines, com as devidas orientações sobre conteúdos e as laborações gerais através de oficinas pedagógicas e painéis interativos. Teríamos a produção de quatro fanzines e uma caixa organizadora que simbolicamente foi o “objeto de reaproveitamento” para guardar as coleções das revistinha laborada; (C) Trabalhar de modo interdisciplinar junto aos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia nas intersecções dos conteúdos; (D) Promover a sistematização do projeto em 4 etapas distintas: (1) Intenção - apresentação da proposta dos afazeres aos discentes e acolhidas das sugestões; (2) Preparação - delimitação dos assuntos, programação das oficinas pedagógicas e painéis interativos; (3) Execução - aplicabilidade das oficinas pedagógicas e construções colaborativas dos painéis temáticos; (4) Avaliação - de maneira continuada, com a apreciação dos fanzines laborados, rodas de leituras, participação nos painéis interativos, dentre outras produções e socializações. Desvelar o projeto nos fez atuar pelo viés das metodologias ativas, a provocação docente em papel mediador, por conseguinte, o trabalho desenvolvido se constituiu em um estudo de caso. Compreendemos que enquanto mediador e provocador o docente age, mais se aproximará da realidade estudantil e de seus interesses, transformando os conteúdos didáticos expressivos para os mesmos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4332_TB1685_09102023155102.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILENE DE SOUZA AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "JAILENE"
    "autor_email" => "jailene.aquino@hotmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95934
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1685
    "inscrito_id" => 4332
    "titulo" => "COMPONENTE CURRICULAR CIÊNCIAS DA NATUREZA: PROJETO - SAI DA CAIXA! FANZINE-SE!"
    "resumo" => "Tornar os estudantes protagonistas de suas atinentes aprendizagens requer indicações de questionamentos e de apropriação de pesquisas. Ao propor aos discentes o projeto pedagógico “Sai da Caixa, Fanzine-se!” ousamos promover o protagonismo estudantil na ação do aprender-fazendo. Nosso objetivo maior foi contribuir com o protagonismo discente quanto às interfaces dos conteúdos do Componente Curricular Ciências da Natureza conexos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, na expectativa de que os discentes fossem atuantes quanto nas construções atinentes de suas aprendizagens ao exercitar sua autonomia na experimentação. Então, objetivamos em específico: (A) Dialogar sobre o fanzine como projeto pedagógico bimestral; (B) Motivar e subsidiar os estudantes a constituir os fanzines, com as devidas orientações sobre conteúdos e as laborações gerais através de oficinas pedagógicas e painéis interativos. Teríamos a produção de quatro fanzines e uma caixa organizadora que simbolicamente foi o “objeto de reaproveitamento” para guardar as coleções das revistinha laborada; (C) Trabalhar de modo interdisciplinar junto aos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia nas intersecções dos conteúdos; (D) Promover a sistematização do projeto em 4 etapas distintas: (1) Intenção - apresentação da proposta dos afazeres aos discentes e acolhidas das sugestões; (2) Preparação - delimitação dos assuntos, programação das oficinas pedagógicas e painéis interativos; (3) Execução - aplicabilidade das oficinas pedagógicas e construções colaborativas dos painéis temáticos; (4) Avaliação - de maneira continuada, com a apreciação dos fanzines laborados, rodas de leituras, participação nos painéis interativos, dentre outras produções e socializações. Desvelar o projeto nos fez atuar pelo viés das metodologias ativas, a provocação docente em papel mediador, por conseguinte, o trabalho desenvolvido se constituiu em um estudo de caso. Compreendemos que enquanto mediador e provocador o docente age, mais se aproximará da realidade estudantil e de seus interesses, transformando os conteúdos didáticos expressivos para os mesmos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática e Currículo"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD1_ID4332_TB1685_09102023155102.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JAILENE DE SOUZA AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "JAILENE"
    "autor_email" => "jailene.aquino@hotmail.co"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Tornar os estudantes protagonistas de suas atinentes aprendizagens requer indicações de questionamentos e de apropriação de pesquisas. Ao propor aos discentes o projeto pedagógico “Sai da Caixa, Fanzine-se!” ousamos promover o protagonismo estudantil na ação do aprender-fazendo. Nosso objetivo maior foi contribuir com o protagonismo discente quanto às interfaces dos conteúdos do Componente Curricular Ciências da Natureza conexos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS, na expectativa de que os discentes fossem atuantes quanto nas construções atinentes de suas aprendizagens ao exercitar sua autonomia na experimentação. Então, objetivamos em específico: (A) Dialogar sobre o fanzine como projeto pedagógico bimestral; (B) Motivar e subsidiar os estudantes a constituir os fanzines, com as devidas orientações sobre conteúdos e as laborações gerais através de oficinas pedagógicas e painéis interativos. Teríamos a produção de quatro fanzines e uma caixa organizadora que simbolicamente foi o “objeto de reaproveitamento” para guardar as coleções das revistinha laborada; (C) Trabalhar de modo interdisciplinar junto aos Componentes Curriculares de Língua Portuguesa, Matemática e Geografia nas intersecções dos conteúdos; (D) Promover a sistematização do projeto em 4 etapas distintas: (1) Intenção - apresentação da proposta dos afazeres aos discentes e acolhidas das sugestões; (2) Preparação - delimitação dos assuntos, programação das oficinas pedagógicas e painéis interativos; (3) Execução - aplicabilidade das oficinas pedagógicas e construções colaborativas dos painéis temáticos; (4) Avaliação - de maneira continuada, com a apreciação dos fanzines laborados, rodas de leituras, participação nos painéis interativos, dentre outras produções e socializações. Desvelar o projeto nos fez atuar pelo viés das metodologias ativas, a provocação docente em papel mediador, por conseguinte, o trabalho desenvolvido se constituiu em um estudo de caso. Compreendemos que enquanto mediador e provocador o docente age, mais se aproximará da realidade estudantil e de seus interesses, transformando os conteúdos didáticos expressivos para os mesmos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.