Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

PRÁTICA DE JURI SIMULADO E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100114
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7204
    "inscrito_id" => 21953
    "titulo" => "PRÁTICA DE JURI SIMULADO E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O uso de atividades de júri simulado é de grande importância para a aprendizagem ativa e o desenvolvimento da reflexão, autonomia e crítica do aluno. Em disciplinas relacionadas às temáticas sociais esta estratégia consiste num meio de abordagem de conteúdos capazes de gerar debates na sociedade proporcionando ao aluno o conhecimento de diferentes perspectivas. Assim, este relato busca descrever a experiência de um júri simulado sobre temas contemporâneos na disciplina de Sociologia e Filosofia da Educação Física ocorrido no semestre 2023.1 , na turma do 5º período do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. A atividade teve duração de cerca de quinze dias entre a preparação e a realização do Juri. Inicialmente a turma foi dividida em três equipes e foram distribuídas as funções de ataque, defesa e júri de forma igualitária para os três temas: O corpo do profissional de Educação Física, O corpo transsexual no esporte e questões de gênero e visibilidade no esporte. Durante a execução pode-se observar que alguns alunos buscaram dados de fontes externas aos conteúdos científicos além de expor com firmeza suas posições previamente definidas, sendo elas: ataque, defesa ou jurado. Ao final do júri de cada temática os alunos continuavam as discussões e questionavam a decisão do júri, assim conclui-se que o objetivo da atividade foi alcançado ao gerar reflexão nos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21953_TB7204_04102023225431.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFHAELLY VITÓRIA BARBOSA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "RAFHAELLY"
    "autor_email" => "rafhaelly.barbosa@academi"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100114
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7204
    "inscrito_id" => 21953
    "titulo" => "PRÁTICA DE JURI SIMULADO E QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA – UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O uso de atividades de júri simulado é de grande importância para a aprendizagem ativa e o desenvolvimento da reflexão, autonomia e crítica do aluno. Em disciplinas relacionadas às temáticas sociais esta estratégia consiste num meio de abordagem de conteúdos capazes de gerar debates na sociedade proporcionando ao aluno o conhecimento de diferentes perspectivas. Assim, este relato busca descrever a experiência de um júri simulado sobre temas contemporâneos na disciplina de Sociologia e Filosofia da Educação Física ocorrido no semestre 2023.1 , na turma do 5º período do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. A atividade teve duração de cerca de quinze dias entre a preparação e a realização do Juri. Inicialmente a turma foi dividida em três equipes e foram distribuídas as funções de ataque, defesa e júri de forma igualitária para os três temas: O corpo do profissional de Educação Física, O corpo transsexual no esporte e questões de gênero e visibilidade no esporte. Durante a execução pode-se observar que alguns alunos buscaram dados de fontes externas aos conteúdos científicos além de expor com firmeza suas posições previamente definidas, sendo elas: ataque, defesa ou jurado. Ao final do júri de cada temática os alunos continuavam as discussões e questionavam a decisão do júri, assim conclui-se que o objetivo da atividade foi alcançado ao gerar reflexão nos alunos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID21953_TB7204_04102023225431.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RAFHAELLY VITÓRIA BARBOSA MEDEIROS"
    "autor_nome_curto" => "RAFHAELLY"
    "autor_email" => "rafhaelly.barbosa@academi"
    "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA (IFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O uso de atividades de júri simulado é de grande importância para a aprendizagem ativa e o desenvolvimento da reflexão, autonomia e crítica do aluno. Em disciplinas relacionadas às temáticas sociais esta estratégia consiste num meio de abordagem de conteúdos capazes de gerar debates na sociedade proporcionando ao aluno o conhecimento de diferentes perspectivas. Assim, este relato busca descrever a experiência de um júri simulado sobre temas contemporâneos na disciplina de Sociologia e Filosofia da Educação Física ocorrido no semestre 2023.1 , na turma do 5º período do curso de Licenciatura em Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba. A atividade teve duração de cerca de quinze dias entre a preparação e a realização do Juri. Inicialmente a turma foi dividida em três equipes e foram distribuídas as funções de ataque, defesa e júri de forma igualitária para os três temas: O corpo do profissional de Educação Física, O corpo transsexual no esporte e questões de gênero e visibilidade no esporte. Durante a execução pode-se observar que alguns alunos buscaram dados de fontes externas aos conteúdos científicos além de expor com firmeza suas posições previamente definidas, sendo elas: ataque, defesa ou jurado. Ao final do júri de cada temática os alunos continuavam as discussões e questionavam a decisão do júri, assim conclui-se que o objetivo da atividade foi alcançado ao gerar reflexão nos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.