Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: AS VIVÊNCIAS E PERSPECTIVAS DOS PIBIDIANOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

No Amazonas, estima-se que cerca de 148 mil pessoas não sabem ler e nem escrever, os dados do Censo Escolar registram um número alto de crianças e adolescentes com distorção idade/série. Neste contexto, entende-se que a complexidade geográfica, social e cultural constitui barreiras na efetivação de uma educação de qualidade referenciada socialmente. Com isso, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subnúcleo de Pedagogia do ICSEZ/UFAM na articulação universidade e escolas da Educação Básica busca aproximar os discentes dos cursos de licenciaturas do exercício docentes nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Assim, o presente relato de experiência tem por objetivo descrever as observações realizadas pelos Pibidianos numa escola-campo da rede estadual de Parintins, identificar as metodologias de alfabetização e letramentos utilizadas pelos professores do 1º, 2º e 3º dos anos iniciais do Ensino Fundamental e analisar as possibilidades e contribuições dos pibidianos no processo de alfabetização e letramentos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola-campo. Os pibidianos cumpre uma carga horária semanal de 8h, a perfazer um período de 24 meses na escola, o que permite observar, acompanhar e contribuir com as atividades realizadas nas salas de aula. O estudo permite uma abordagem qualitativa ao tratar de processos educacionais, pessoas e contextos singulares, os registros da observação foram anotados nos cadernos de campos, relatórios para análises junto ao supervisor. Também foram realizados estudos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), Referencial Curricular Amazonense (RCA), Soares (2011), Piaget (1987) e Vigostki (1998) a fim de aprofundar os conhecimentos sobre o desenvolvimento das crianças e adolescentes e os processos de ensino e aprendizagem. Verifica-se que a organização do trabalho pedagógico da escola-campo volta-se para a utilização de estratégias/metodologias com objetivo de suprir as lacunas de alfabetização e letramentos ocasionadas pelas ausências de aulas presenciais durante o período pandêmico. E a presença dos pibidianos constitui um fator essencial para o acompanhamento individualizado destes alunos.

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