A IMPORTÂNCIA DO ENSINO COLABORATIVO PARA A EDUCAÇÃO DA PESSOA SURDA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100273 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7430 "inscrito_id" => 22155 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO COLABORATIVO PARA A EDUCAÇÃO DA PESSOA SURDA" "resumo" => "O processo de aprendizagem e ensino para a pessoa surda está diretamente ligado a métodos e estratégias de ensino vinculado a pedagogia visual e também a sua realidade linguística. Entretanto, isto tem sido desafiador, pois o ensino e aprendizagem geralmente são pautados nos recursos sonoros e a pessoa surda é visual e gestual. Por isso, este estudo tem como objetivo geral propor que o (a) professor (a) intérprete de Libras e/ou Instrutor de Libras atue na sala de aula regular, como agente de inclusão da pessoa surda, com práticas colaborativas. Geralmente o (a) docente da sala de aula regular, não tem o domínio da Libras – Língua Brasileira de Sinais, com isso acaba havendo barreira comunicacionais dentro de sala de aula e consequentemente entraves na aprendizagem. Estre trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com predominância descritiva e de cunho qualitativo, na qual apontará caminhos para que a pessoa surda não tenha acesso apenas à matrícula escolar, mas também ao currículo estabelecido nos documentos oficiais. Terá como referencial teórico: Marin e Braun (2013), Gesser (2009), Damázio (2007) e Brasil (2005). Esperamos contribuir com profissionais da área de educação, sobretudo educação inclusiva. Terá como resultado a reflexão para uma nova forma de prática de ensino e aprendizagem, trazendo o ensino colaborativo como um caminho para a efetivação de uma educação inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID22155_TB7430_26092023143340.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA BEZERRA DE LIMA SILVA PONTES" "autor_nome_curto" => "ADRIANA BEZERRA" "autor_email" => "dipsico2020@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100273 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7430 "inscrito_id" => 22155 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DO ENSINO COLABORATIVO PARA A EDUCAÇÃO DA PESSOA SURDA" "resumo" => "O processo de aprendizagem e ensino para a pessoa surda está diretamente ligado a métodos e estratégias de ensino vinculado a pedagogia visual e também a sua realidade linguística. Entretanto, isto tem sido desafiador, pois o ensino e aprendizagem geralmente são pautados nos recursos sonoros e a pessoa surda é visual e gestual. Por isso, este estudo tem como objetivo geral propor que o (a) professor (a) intérprete de Libras e/ou Instrutor de Libras atue na sala de aula regular, como agente de inclusão da pessoa surda, com práticas colaborativas. Geralmente o (a) docente da sala de aula regular, não tem o domínio da Libras – Língua Brasileira de Sinais, com isso acaba havendo barreira comunicacionais dentro de sala de aula e consequentemente entraves na aprendizagem. Estre trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com predominância descritiva e de cunho qualitativo, na qual apontará caminhos para que a pessoa surda não tenha acesso apenas à matrícula escolar, mas também ao currículo estabelecido nos documentos oficiais. Terá como referencial teórico: Marin e Braun (2013), Gesser (2009), Damázio (2007) e Brasil (2005). Esperamos contribuir com profissionais da área de educação, sobretudo educação inclusiva. Terá como resultado a reflexão para uma nova forma de prática de ensino e aprendizagem, trazendo o ensino colaborativo como um caminho para a efetivação de uma educação inclusiva." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD4_ID22155_TB7430_26092023143340.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA BEZERRA DE LIMA SILVA PONTES" "autor_nome_curto" => "ADRIANA BEZERRA" "autor_email" => "dipsico2020@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }