Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA LÍNGUAA MATERNA: CONHECER O PASSADO PARA ENTENDER O PRESENTE.

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Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho tem como objeto um estudo do Curso da língua materna-notas para sua direção, do ano de 1892 de autoria de João Köpke (1852-1926) com a finalidade de apresentar à comunidade acadêmica o seu conteúdo discursivo e sua materialidade. Para tanto, o livro foi utilizado como fonte e objeto de pesquisa numa leitura que considera as informações nele contidas como indícios históricos da educação no Brasil do fim do Império e início da Primeira República. Organizado de forma bastante peculiar, o livro é um manual para professores destinado ao Ensino da Lingua Materna organizado em seções, capítulos e parágrafos. Para a compreensão da sua estrutura, conteúdo e contexto, foram empregados estudiosos da História do Livro como Roger Chartier, do livro didático como Allan Choppin, além do conjunto de esforços liderados por Norma Ferreira em pesquisas sobre esse autor. No processo de investigação foi possível contribuir para a compreensão do modo como se deu o ensino no período de utilização desse manual em escolas públicas e privadas, conhecer novas edições do curso de Köpke e suas particularidades de usos assim como pensar novas possibilidades de pesquisas na comparação das edições e suas instabilidades, cadernos utilizados na época, notações gramaticais, documentação e guarda dos materiais encontrados.

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