HORTA MUNDO VERDE – CICLO DE PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100221 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7352 "inscrito_id" => 20696 "titulo" => "HORTA MUNDO VERDE – CICLO DE PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "Tendo em vista a grande demanda escolar no que se refere ao consumo de alimentos, foi idealizada a construção de uma horta dentro da unidade de ensino, onde fosse possível o reaproveitamento de elementos já presentes na merenda escolar, antes descartados, e o cultivo de novas hortaliças para enriquecimento da mesma. O projeto teve como principal objetivo desenvolver na comunidade escolar uma consciência de produção e consumo sustentável através da horta escolar. O cultivo foi realizado por estudantes de todas as etapas de ensino (pré-escola, anos inicias e finais), funcionários da instituição (professoras, merendeiras e gestora) e familiares. A horta escolar segue alguns dos princípios presentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como Fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), Saúde e bem-estar (ODS 3), Educação de qualidade (ODS 4) e Consumo e produção responsáveis (ODS 12). Desta forma, a pesquisa se apresenta como sendo um relato de experiencia com embasamento teórico e de cunho qualitativo, pois visa a implantação de práticas educativas sustentáveis que contribuam para o crescimento coletivo da comunidade escolar. Fez parte do aporte teórico Bianco (2002), Fernandes (2005) que nos apresenta a importância de uma horta no ambiente escolar, Daneluz (2008) debatendo sobre as ações da família no ambiente escolar e seu potencial transformador, entre outros autores na área de educação e sustentabilidade. O nível de consumo e satisfação com a merenda escolar também foi um fator determinante a ser observado, o cultivo das hortaliças desenvolveu nos estudantes uma maior aceitação aos elementos verdes presentes na merenda, antes deixados no prato e agora motivo de orgulho por parte dos mesmos, pois entendem a importância que possuem durante todos os processos de cultivo e colheita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20696_TB7352_04102023233923.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANYNNI FORTUNATO SEVERO" "autor_nome_curto" => "JEANYNNI" "autor_email" => "jeanynni.fortunato@live.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100221 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 7352 "inscrito_id" => 20696 "titulo" => "HORTA MUNDO VERDE – CICLO DE PRODUÇÃO E CONSUMO SUSTENTÁVEL EM UMA ESCOLA MUNICIPAL DE CAMPINA GRANDE" "resumo" => "Tendo em vista a grande demanda escolar no que se refere ao consumo de alimentos, foi idealizada a construção de uma horta dentro da unidade de ensino, onde fosse possível o reaproveitamento de elementos já presentes na merenda escolar, antes descartados, e o cultivo de novas hortaliças para enriquecimento da mesma. O projeto teve como principal objetivo desenvolver na comunidade escolar uma consciência de produção e consumo sustentável através da horta escolar. O cultivo foi realizado por estudantes de todas as etapas de ensino (pré-escola, anos inicias e finais), funcionários da instituição (professoras, merendeiras e gestora) e familiares. A horta escolar segue alguns dos princípios presentes nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como Fome zero e agricultura sustentável (ODS 2), Saúde e bem-estar (ODS 3), Educação de qualidade (ODS 4) e Consumo e produção responsáveis (ODS 12). Desta forma, a pesquisa se apresenta como sendo um relato de experiencia com embasamento teórico e de cunho qualitativo, pois visa a implantação de práticas educativas sustentáveis que contribuam para o crescimento coletivo da comunidade escolar. Fez parte do aporte teórico Bianco (2002), Fernandes (2005) que nos apresenta a importância de uma horta no ambiente escolar, Daneluz (2008) debatendo sobre as ações da família no ambiente escolar e seu potencial transformador, entre outros autores na área de educação e sustentabilidade. O nível de consumo e satisfação com a merenda escolar também foi um fator determinante a ser observado, o cultivo das hortaliças desenvolveu nos estudantes uma maior aceitação aos elementos verdes presentes na merenda, antes deixados no prato e agora motivo de orgulho por parte dos mesmos, pois entendem a importância que possuem durante todos os processos de cultivo e colheita." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20696_TB7352_04102023233923.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEANYNNI FORTUNATO SEVERO" "autor_nome_curto" => "JEANYNNI" "autor_email" => "jeanynni.fortunato@live.c" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }