Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: PERCEPÇÕES INICIAIS

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 09 - Educação Infantil
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 100429
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7637
    "inscrito_id" => 20321
    "titulo" => "CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: PERCEPÇÕES INICIAIS"
    "resumo" => "A partir do princípio de que o movimento é a primeira maneira de interação da criança consigo e com o mundo, é possível compreender que ela explora, conhece e descobre sobre seu corpo, na relação com o meio e com o que está ao seu redor. Expressando suas emoções, pensamentos e sentimentos, construindo e desenvolvendo aprendizagens. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência no projeto de extensão Corpo e movimento na Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como refletir acerca da importância do movimento nessa etapa. O projeto de extensão se desenvolve no Núcleo de Educação da Infância - NEI-CAp/UFRN. A realização se dá por meio de oficinas semanais, em que os bolsistas ministram, com a supervisão das professoras das turmas, o encontro para as crianças da Educação Infantil, desenvolvendo atividades com o intuito de que elas se movimentem e possam experienciar as diversas dinâmicas se descobrindo e interagindo consigo e com o mundo ao seu redor. Diante disso, as oficinas são pensadas no movimento corporal, oportunizando para que elas possam ter esse espaço para movimentar-se e desenvolver-se. Ao final de cada oficina é conversado sobre o que sentiram, o que acharam e se tiveram alguma dificuldade na realização da prática. Além disso, é utilizado outras formas de registros, como o desenho como meio de expressão. A expressividade se dá de diversas maneiras, sendo uma das linguagens corporais que temos. Em suma, pode-se perceber a importância do movimento para a criança, uma vez que o desenvolvimento se dá integralmente, e, o movimento corporal tem papel fundamental nessa construção. O processo de criação da consciência corporal é importante para o desenvolvimento integral da criança, dado que a sua relação com o mundo e com o outro, inicia-se do relacionamento consigo mesmo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20321_TB7637_10122023211524.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RANNILDE DO NASCIMENTO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RANNILDE"
    "autor_email" => "rannilde.silva.710@ufrn.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 100429
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 7637
    "inscrito_id" => 20321
    "titulo" => "CORPO E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO DA INFÂNCIA: PERCEPÇÕES INICIAIS"
    "resumo" => "A partir do princípio de que o movimento é a primeira maneira de interação da criança consigo e com o mundo, é possível compreender que ela explora, conhece e descobre sobre seu corpo, na relação com o meio e com o que está ao seu redor. Expressando suas emoções, pensamentos e sentimentos, construindo e desenvolvendo aprendizagens. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência no projeto de extensão Corpo e movimento na Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como refletir acerca da importância do movimento nessa etapa. O projeto de extensão se desenvolve no Núcleo de Educação da Infância - NEI-CAp/UFRN. A realização se dá por meio de oficinas semanais, em que os bolsistas ministram, com a supervisão das professoras das turmas, o encontro para as crianças da Educação Infantil, desenvolvendo atividades com o intuito de que elas se movimentem e possam experienciar as diversas dinâmicas se descobrindo e interagindo consigo e com o mundo ao seu redor. Diante disso, as oficinas são pensadas no movimento corporal, oportunizando para que elas possam ter esse espaço para movimentar-se e desenvolver-se. Ao final de cada oficina é conversado sobre o que sentiram, o que acharam e se tiveram alguma dificuldade na realização da prática. Além disso, é utilizado outras formas de registros, como o desenho como meio de expressão. A expressividade se dá de diversas maneiras, sendo uma das linguagens corporais que temos. Em suma, pode-se perceber a importância do movimento para a criança, uma vez que o desenvolvimento se dá integralmente, e, o movimento corporal tem papel fundamental nessa construção. O processo de criação da consciência corporal é importante para o desenvolvimento integral da criança, dado que a sua relação com o mundo e com o outro, inicia-se do relacionamento consigo mesmo."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 09 - Educação Infantil"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID20321_TB7637_10122023211524.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RANNILDE DO NASCIMENTO SILVA"
    "autor_nome_curto" => "RANNILDE"
    "autor_email" => "rannilde.silva.710@ufrn.e"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

A partir do princípio de que o movimento é a primeira maneira de interação da criança consigo e com o mundo, é possível compreender que ela explora, conhece e descobre sobre seu corpo, na relação com o meio e com o que está ao seu redor. Expressando suas emoções, pensamentos e sentimentos, construindo e desenvolvendo aprendizagens. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência no projeto de extensão Corpo e movimento na Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como refletir acerca da importância do movimento nessa etapa. O projeto de extensão se desenvolve no Núcleo de Educação da Infância - NEI-CAp/UFRN. A realização se dá por meio de oficinas semanais, em que os bolsistas ministram, com a supervisão das professoras das turmas, o encontro para as crianças da Educação Infantil, desenvolvendo atividades com o intuito de que elas se movimentem e possam experienciar as diversas dinâmicas se descobrindo e interagindo consigo e com o mundo ao seu redor. Diante disso, as oficinas são pensadas no movimento corporal, oportunizando para que elas possam ter esse espaço para movimentar-se e desenvolver-se. Ao final de cada oficina é conversado sobre o que sentiram, o que acharam e se tiveram alguma dificuldade na realização da prática. Além disso, é utilizado outras formas de registros, como o desenho como meio de expressão. A expressividade se dá de diversas maneiras, sendo uma das linguagens corporais que temos. Em suma, pode-se perceber a importância do movimento para a criança, uma vez que o desenvolvimento se dá integralmente, e, o movimento corporal tem papel fundamental nessa construção. O processo de criação da consciência corporal é importante para o desenvolvimento integral da criança, dado que a sua relação com o mundo e com o outro, inicia-se do relacionamento consigo mesmo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.