A partir do princípio de que o movimento é a primeira maneira de interação da criança consigo e com o mundo, é possível compreender que ela explora, conhece e descobre sobre seu corpo, na relação com o meio e com o que está ao seu redor. Expressando suas emoções, pensamentos e sentimentos, construindo e desenvolvendo aprendizagens. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência no projeto de extensão Corpo e movimento na Educação da Infância da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, bem como refletir acerca da importância do movimento nessa etapa. O projeto de extensão se desenvolve no Núcleo de Educação da Infância - NEI-CAp/UFRN. A realização se dá por meio de oficinas semanais, em que os bolsistas ministram, com a supervisão das professoras das turmas, o encontro para as crianças da Educação Infantil, desenvolvendo atividades com o intuito de que elas se movimentem e possam experienciar as diversas dinâmicas se descobrindo e interagindo consigo e com o mundo ao seu redor. Diante disso, as oficinas são pensadas no movimento corporal, oportunizando para que elas possam ter esse espaço para movimentar-se e desenvolver-se. Ao final de cada oficina é conversado sobre o que sentiram, o que acharam e se tiveram alguma dificuldade na realização da prática. Além disso, é utilizado outras formas de registros, como o desenho como meio de expressão. A expressividade se dá de diversas maneiras, sendo uma das linguagens corporais que temos. Em suma, pode-se perceber a importância do movimento para a criança, uma vez que o desenvolvimento se dá integralmente, e, o movimento corporal tem papel fundamental nessa construção. O processo de criação da consciência corporal é importante para o desenvolvimento integral da criança, dado que a sua relação com o mundo e com o outro, inicia-se do relacionamento consigo mesmo.