Artigo Anais do XV ENANPEGE

ANAIS de Evento

ISSN: 2175-8875

WALTER BENJAMIN: CONSTELAÇÕES PARA UMA GEOGRAFIA CULTURAL BRASILEIRA

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Publicado em 12 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho busca elaborar sobre o potencial uso da ideia benjaminiana de montagem como ferramenta metodológica para se pensar as culturas populares tradicionais brasileiras. Estas culturas são experiências urbanas tipicamente brasileiras, cujos modos de vida representam insurgências cujo teor crítico é imanente, resistente à colonização e dominação dos espaços e modos de vida. O urbano tem, no Brasil, sua natureza múltipla e complexa intensificada em decorrência do processo colonial, onde há uma dualidade na produção do espaço: ora oficial, institucional, verticalizada; e ora popular, da esfera da apropriação, horizontal, repleta de referenciais ancestrais africanos e indígenas. As culturas populares são fruto do processo de resistência urbana, agenciando territórios em torno de identidades culturais em prol da sobrevivência de certos grupos. A epistemologia do urbano contida em Walter Benjamin nos induz a apreensão de um método a partir de sua forma de apresentação em fragmentos: o das montagens e constelações. Através dele, é possível estabelecer configurações e elaborações contingentes entre fatos distintos apresentados conjuntamente. Desse modo, tal metodologia se faz adequada e própria à natureza heterogênea do urbano, possuindo um potencial particular para análise da experiência urbana brasileira das chamadas culturas populares tradicionais: indo contra qualquer perspectiva homogeneizadora dessas experiências, e possibilitando uma forma de análise conjunta de experiências distintas da cultura popular no Brasil, permite apreender sua capacidade crítica, indo em direção a uma redenção de nossa história colonial.

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