O presente texto tem como objetivo refletir as interfaces entre a Geografia e a Literatura e como elas podem ser utilizadas para o enriquecimentodo ensino da Geografia na Educação Básica. Para isto, elegeu-se a obra Manuelzão e Miguilim de Guimarães Rosa por tratar-se de uma obra com um vasto teor regionalista e com grande potencialidade para se estabelecer diálogos geoliterários. Especialmente neste momento atual em que há um anseio por práticas pedagógicas pautadas na interdisciplinaridade atrelado ao desencantamento dos estudantes em relação a forma como os conteúdos são ministrados pela escola, ao estabelecermos essas interfaces, contribuímos para a ressignificação do ensino da Geografia. Ademais, o fato dos jovens não terem muito contato com a literatura, sobretudo a clássica, devido ao momento atual de grande apego às redes sociais e também da popularização da literatura fantástica de origem estrangeira,uma perspectiva de ensino que atrele a Geografia a Literatura só vem a contribuir para a sua melhoria especialmente na Educação Básica. Até porque é preciso mostrar que os saberes não são estanques e que há um diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento. Sendo assim, a metodologia para a construção deste texto ancora-se na revisão bibliográfica de autores que façam a correlação entre a Geografia e a Literatura e também na própria análise literária da obra de Guimarães Rosa. Desta forma, foi possível notar que perspectivas com este teor tem grande potencial para fomentar o ensino em Geografia e que a Literatura pode ser uma grande parceira nesta caminhada.