Artigo Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-72-4

FORMAÇÃO DOCENTE EM ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DO SENAI SÃO PAULO POR MEIO DO PROGRAMA PROEDUCADOR

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 3: Gestão educacional e formação de professores no desenvolvimento das escolas
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93681
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 63
    "inscrito_id" => 989
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DO SENAI SÃO PAULO POR MEIO DO PROGRAMA PROEDUCADOR"
    "resumo" => "O SENAI São Paulo, desde a década de 1950, desenvolve ações voltadas à profissionalização de pessoas com deficiência para atuação no mercado de trabalho industrial, angariando larga experiência no atendimento a este público evidenciada atualmente nos expressivos números de matrículas de estudantes com deficiência nos mais variados cursos e áreas tecnológicas. Nesse sentido, a formação de docentes e equipes pedagógicas é condição essencial à qualidade do trabalho educacional. O presente artigo apresenta um relato de experiência de capacitação de docentes e profissionais de apoio escolar do SENAI São Paulo, no âmbito do Programa Proeducador, para o atendimento a estudantes com deficiência. Para tal, inicia-se apresentando o Programa SENAI de Ações Inclusivas e o referencial teórico que embasa as ações de inclusão considerando autores renomados nos campos de diversidade, inclusão e acessibilidade. Em seguida, é apresentado o referido curso, denominado “Acessibilidade e Inclusão – Tecnologias”, o qual foi desenvolvido de forma remota pela ferramenta Microsoft Teams por meio de 3 encontros síncronos de 3 horas cada, com o desenvolvimento de 26 turmas ao longo do ano 2022, com um total de 848 concluintes. Por fim, são apresentados os resultados esperados por meio de tal capacitação, evidenciados nos relatos de docentes e profissionais de apoio escolar participantes do curso, os quais atuam na educação profissional de estudantes com deficiência nas unidades escolares do SENAI São Paulo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 3:  Gestão educacional e formação de professores no desenvolvimento das escolas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID989_TB63_15092023164202.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERA"
    "autor_nome_curto" => "Cícera"
    "autor_email" => "cbarretolima@uol.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93681
    "edicao_id" => 314
    "trabalho_id" => 63
    "inscrito_id" => 989
    "titulo" => "FORMAÇÃO DOCENTE EM ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO: A EXPERIÊNCIA DO SENAI SÃO PAULO POR MEIO DO PROGRAMA PROEDUCADOR"
    "resumo" => "O SENAI São Paulo, desde a década de 1950, desenvolve ações voltadas à profissionalização de pessoas com deficiência para atuação no mercado de trabalho industrial, angariando larga experiência no atendimento a este público evidenciada atualmente nos expressivos números de matrículas de estudantes com deficiência nos mais variados cursos e áreas tecnológicas. Nesse sentido, a formação de docentes e equipes pedagógicas é condição essencial à qualidade do trabalho educacional. O presente artigo apresenta um relato de experiência de capacitação de docentes e profissionais de apoio escolar do SENAI São Paulo, no âmbito do Programa Proeducador, para o atendimento a estudantes com deficiência. Para tal, inicia-se apresentando o Programa SENAI de Ações Inclusivas e o referencial teórico que embasa as ações de inclusão considerando autores renomados nos campos de diversidade, inclusão e acessibilidade. Em seguida, é apresentado o referido curso, denominado “Acessibilidade e Inclusão – Tecnologias”, o qual foi desenvolvido de forma remota pela ferramenta Microsoft Teams por meio de 3 encontros síncronos de 3 horas cada, com o desenvolvimento de 26 turmas ao longo do ano 2022, com um total de 848 concluintes. Por fim, são apresentados os resultados esperados por meio de tal capacitação, evidenciados nos relatos de docentes e profissionais de apoio escolar participantes do curso, os quais atuam na educação profissional de estudantes com deficiência nas unidades escolares do SENAI São Paulo."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 3:  Gestão educacional e formação de professores no desenvolvimento das escolas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID989_TB63_15092023164202.pdf"
    "created_at" => "2023-12-11 11:15:38"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERA"
    "autor_nome_curto" => "Cícera"
    "autor_email" => "cbarretolima@uol.com.br"
    "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-"
    "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP"
    "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg"
    "data_publicacao" => "2023-12-11"
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55"
    "publicacao_id" => 103
    "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O SENAI São Paulo, desde a década de 1950, desenvolve ações voltadas à profissionalização de pessoas com deficiência para atuação no mercado de trabalho industrial, angariando larga experiência no atendimento a este público evidenciada atualmente nos expressivos números de matrículas de estudantes com deficiência nos mais variados cursos e áreas tecnológicas. Nesse sentido, a formação de docentes e equipes pedagógicas é condição essencial à qualidade do trabalho educacional. O presente artigo apresenta um relato de experiência de capacitação de docentes e profissionais de apoio escolar do SENAI São Paulo, no âmbito do Programa Proeducador, para o atendimento a estudantes com deficiência. Para tal, inicia-se apresentando o Programa SENAI de Ações Inclusivas e o referencial teórico que embasa as ações de inclusão considerando autores renomados nos campos de diversidade, inclusão e acessibilidade. Em seguida, é apresentado o referido curso, denominado “Acessibilidade e Inclusão – Tecnologias”, o qual foi desenvolvido de forma remota pela ferramenta Microsoft Teams por meio de 3 encontros síncronos de 3 horas cada, com o desenvolvimento de 26 turmas ao longo do ano 2022, com um total de 848 concluintes. Por fim, são apresentados os resultados esperados por meio de tal capacitação, evidenciados nos relatos de docentes e profissionais de apoio escolar participantes do curso, os quais atuam na educação profissional de estudantes com deficiência nas unidades escolares do SENAI São Paulo.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.