PIMENTEL, Guilherme Henrique et al.. . Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP... Campina Grande: Realize Editora, 2023. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/93667>. Acesso em: 22/12/2024 17:28
A presente comunicação tem o intuito de apresentar as reflexões originárias de uma experiência docente ocorrida em uma unidade escolar da rede SESI/SP a partir de um planejamento integrado entre os componentes curriculares de matemática, sociologia e língua portuguesa no início do ano de 2023. Nesse planejamento, constatou-se a necessidade de aprofundamento da temática de combate à cultura do capacitismo, visto que são evidentes as características de heterogeneidade das turmas, com a presença de estudantes com deficiência. Sob esse viés, é importante destacar que o termo capacitismo está relacionado à discriminação de pessoas com deficiência, tomando como base a construção social de um corpo padrão, sem deficiência (considerado “normal”), fato este que leva à subestimação da capacidade e aptidão de pessoas em virtude de suas deficiências. Verificando que a cultura do capacitismo ainda estava presente na referida unidade escolar, sobretudo entre os estudantes das turmas dos primeiros anos do Ensino Médio, os docentes propuseram uma ação conjunta a qual culminou no projeto “Pensei que você era normal: reflexões sobre capacitismo na escola e maneiras de superá-lo”. Ademais, ressalta-se que, desde as primeiras reuniões de planejamento até a execução do projeto, considerou-se o fato da instituição referida ser promotora da educação inclusiva, sustentada no referencial teórico do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA), o qual visa, por meio de ambientes de ensino flexíveis, diversificados, atender às necessidades variadas de todos os estudantes. Logo, a ação desse projeto objetivou proporcionar às turmas envolvidas um estudo mais aprofundado sobre a temática enfocada como forma de conscientização e, posteriormente, propagação das reflexões realizadas ao longo das etapas do projeto. A partir das discussões feitas, verificou-se que as ações do projeto contribuíram de forma produtiva para a solidificação de posturas conscientes, responsáveis e anticapacitistas entre os estudantes da unidade escolar.