EDUCAR PARA TRANFORMAR: O COMBATE AO PRECONCEITO DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR
"2023-12-11" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 93658 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 16 "inscrito_id" => 35 "titulo" => "EDUCAR PARA TRANFORMAR: O COMBATE AO PRECONCEITO DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O papel da escola, junto com a família e a sociedade, é de extrema importância no processo de formação do indivíduo, para além da construção dos conhecimentos acadêmicos, também é responsável pelo desenvolvimento moral e afetivo, resultando na construção de valores que permeiam a identidade do estudante e guiam suas interações com os outros e consigo mesmo. Por essa razão é importante que a escola olhe para suas ações pedagógicas e seu clima escolar, afinal uma escola que propague um ambiente hostil, onde educadores e funcionários reforcem preconceitos de gênero, orientação sexual, etnia e outras formas de discriminação presentes na sociedade, exerce influência direta no desenvolvimento dos estudantes. É imperativo, portanto, conceber estratégias para combater o preconceito no ambiente escolar. Adotando uma perspectiva inspirada por Paulo Freire (1968), compreende-se que os estudantes já trazem consigo preconceitos enraizados a partir de suas experiências fora da escola. Diante disso, o processo educacional deve se desdobrar em um espaço de desconstrução desses preconceitos, rompendo o ciclo de violência. Isso pode ser alcançado por meio de um currículo que promova o pensamento crítico e reflexivo, em que as práticas escolares tenham o cuidado de estarem fundamentadas em valores morais e éticos, propiciando uma convivência respeitosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID35_TB16_26092023164704.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA ALVES DIAS" "autor_nome_curto" => "THALITA" "autor_email" => "alvesthalita10@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 93658 "edicao_id" => 314 "trabalho_id" => 16 "inscrito_id" => 35 "titulo" => "EDUCAR PARA TRANFORMAR: O COMBATE AO PRECONCEITO DE GÊNERO NO AMBIENTE ESCOLAR" "resumo" => "O papel da escola, junto com a família e a sociedade, é de extrema importância no processo de formação do indivíduo, para além da construção dos conhecimentos acadêmicos, também é responsável pelo desenvolvimento moral e afetivo, resultando na construção de valores que permeiam a identidade do estudante e guiam suas interações com os outros e consigo mesmo. Por essa razão é importante que a escola olhe para suas ações pedagógicas e seu clima escolar, afinal uma escola que propague um ambiente hostil, onde educadores e funcionários reforcem preconceitos de gênero, orientação sexual, etnia e outras formas de discriminação presentes na sociedade, exerce influência direta no desenvolvimento dos estudantes. É imperativo, portanto, conceber estratégias para combater o preconceito no ambiente escolar. Adotando uma perspectiva inspirada por Paulo Freire (1968), compreende-se que os estudantes já trazem consigo preconceitos enraizados a partir de suas experiências fora da escola. Diante disso, o processo educacional deve se desdobrar em um espaço de desconstrução desses preconceitos, rompendo o ciclo de violência. Isso pode ser alcançado por meio de um currículo que promova o pensamento crítico e reflexivo, em que as práticas escolares tenham o cuidado de estarem fundamentadas em valores morais e éticos, propiciando uma convivência respeitosa." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 2: Educação eficaz para todos: inclusão, diversidade, equidade e igualdades" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV195_MD1_ID35_TB16_26092023164704.pdf" "created_at" => "2023-12-11 11:15:38" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THALITA ALVES DIAS" "autor_nome_curto" => "THALITA" "autor_email" => "alvesthalita10@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE SESISP DE EDUCAÇÃO (FASESP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-i-congresso-internacional-de-educacao-sesi---sp-" "edicao_nome" => "Anais do I Congresso Internacional de Educação SESI - SP" "edicao_evento" => "I CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO SESI - SP" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/sesisp/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657764ed20228_11122023163717.jpg" "data_publicacao" => "2023-12-11" "edicao_publicada_em" => "2023-11-10 16:30:55" "publicacao_id" => 103 "publicacao_nome" => "Revista CIESESI-SP" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-72-4" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }