Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

INTERFACES ENTRE NEUROCIÊNCIA E ENSINO: O EMPREGO DA CARGA COGNITIVA PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos
"2023-01-23 10:33:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 93136
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 717
    "inscrito_id" => 1655
    "titulo" => "INTERFACES ENTRE NEUROCIÊNCIA E ENSINO: O EMPREGO DA CARGA COGNITIVA PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo fazer uma primeira discussão teórica sobre o uso de um elemento da neurociência, no caso a carga cognitiva, e o emprego desse elemento para poder avaliar a aprendizagem a partir do desempenho em tarefas científicas. Além disso, apresentar o design de estudo envolvendo marcadores da neurociência para avaliar aprendizagem de estudantes ao realizarem uma tarefa formal científica. Uma das perspectivas que tem se mostrado promissora para entender os processos de desenvolvimento cognitivo são estudos sobre funcionamento cerebral e sobre as demandas em relação à cognição da carga cognitiva. Carga Cognitiva pode ser definida como um construto multidimensional representando a carga imposta ao sistema cognitivo das pessoas, fruto da realização de uma tarefa em particular e pode ser de três tipos: Carga Cognitiva Intrínseca, Estranha e Pertinente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1655_TB717_10032023154553.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICARLA DE JESUS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ERICARLA SOUZA"
    "autor_email" => "ericarla-matos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 93136
    "edicao_id" => 307
    "trabalho_id" => 717
    "inscrito_id" => 1655
    "titulo" => "INTERFACES ENTRE NEUROCIÊNCIA E ENSINO: O EMPREGO DA CARGA COGNITIVA PARA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Esse trabalho tem como objetivo fazer uma primeira discussão teórica sobre o uso de um elemento da neurociência, no caso a carga cognitiva, e o emprego desse elemento para poder avaliar a aprendizagem a partir do desempenho em tarefas científicas. Além disso, apresentar o design de estudo envolvendo marcadores da neurociência para avaliar aprendizagem de estudantes ao realizarem uma tarefa formal científica. Uma das perspectivas que tem se mostrado promissora para entender os processos de desenvolvimento cognitivo são estudos sobre funcionamento cerebral e sobre as demandas em relação à cognição da carga cognitiva. Carga Cognitiva pode ser definida como um construto multidimensional representando a carga imposta ao sistema cognitivo das pessoas, fruto da realização de uma tarefa em particular e pode ser de três tipos: Carga Cognitiva Intrínseca, Estranha e Pertinente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "LT 01 - Ensino e aprendizagem de conceitos e processos científicos"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV181_MD1_ID1655_TB717_10032023154553.pdf"
    "created_at" => "2023-11-09 16:05:51"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ERICARLA DE JESUS SOUZA"
    "autor_nome_curto" => "ERICARLA SOUZA"
    "autor_email" => "ericarla-matos@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA (UFBA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-xiv-encontro-nacional-de-pesquisa-em-educacao-em-ciencias"
    "edicao_nome" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_evento" => "Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enpec/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "641de2743c814_24032023144836.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-23 10:33:20"
    "publicacao_id" => 84
    "publicacao_nome" => "Revista ENPEC"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-70-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Esse trabalho tem como objetivo fazer uma primeira discussão teórica sobre o uso de um elemento da neurociência, no caso a carga cognitiva, e o emprego desse elemento para poder avaliar a aprendizagem a partir do desempenho em tarefas científicas. Além disso, apresentar o design de estudo envolvendo marcadores da neurociência para avaliar aprendizagem de estudantes ao realizarem uma tarefa formal científica. Uma das perspectivas que tem se mostrado promissora para entender os processos de desenvolvimento cognitivo são estudos sobre funcionamento cerebral e sobre as demandas em relação à cognição da carga cognitiva. Carga Cognitiva pode ser definida como um construto multidimensional representando a carga imposta ao sistema cognitivo das pessoas, fruto da realização de uma tarefa em particular e pode ser de três tipos: Carga Cognitiva Intrínseca, Estranha e Pertinente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.