Artigo Anais do XIV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-70-0

O DEBATE DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA: DA LDB À BNC-FORMAÇÃO

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Publicado em 23 de janeiro de 2023

Resumo

Considerando a importância da escola para a superação do racismo presente em nossa sociedade e que para tanto, é preciso uma formação docente preparada para esse debate, essa pesquisa objetivou analisar alguns documentos norteadores para a Formação docente no que diz respeito aos professores de Ciências da Natureza para a discussão das Relações Étnico-Raciais. Esse trabalho possui abordagem qualitativa e para analisar os dados utilizamos a Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que apesar de alguns avanços até 2015, recentemente presenciamos retrocessos na inserção dessa pauta em documentos, como as diretrizes 02/2019 e a Base Nacional Comum para a Formação de Professores, uma vez que desconsideram o debate racial em muitos aspectos, trazendo-o apenas em momentos pontuais. Assim, é fundamental a participação dos professores na formulação dessas políticas, para a valorização profissional, melhorias no processo de ensino e aprendizagem e para a construção de uma educação antirracista.

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