RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO E A INCORPORAÇÃO DE ELETIVAS DE BASE A SUA METODOLOGIA.
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92519 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 474 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO E A INCORPORAÇÃO DE ELETIVAS DE BASE A SUA METODOLOGIA." "resumo" => "Este estudo é um relato de experiência docente no Ensino de Sociologia do Novo Ensino Médio (NEM) mediante a incorporação de eletivas de base a sua metodologia de ensino. Possui como lócus de estudo o Centro de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves anexo IV- turno noturno, da zona rural por nome Rodagem, na cidade de Caxias-Maranhão. O texto apresenta reflexões iniciais da implantação do NEM de uma forma geral com teóricos que debatem a temática, e demonstra como foi a recepção e adesão da proposta pelos docentes desta região a partir de descrições detalhadas sobre os efeitos destas ações no ensino das devidas disciplinas especificadas. Para isto investigou as percepções de docentes da Língua Portuguesa e de Química que unanimemente deveriam trazer duas propostas de eletivas de base juntamente com a Sociologia a partir destas novas adequações na modalidade de ensino. Ressalta-se que o cenário de implantação do NEM, nesta escola, foi pós covid-19, momento este, em que muitos professores saíram de uma modalidade remota de ensino tendo que remodelar todo o aparato metodológico, inserindo novas tecnologias e desdobramentos, e passo a isto, encontravam-se sobrecarregados/as por questões físicos-emocionais pelas interfaces da condição de saúde à época. Fato que impôs à comunidade escolar estadual uma formação abrupta para docentes e diretores que ocorreu por meio da plataforma virtual youtube e repasse de materiais didáticos via whatsapp, acarretando séries de questionamentos e dúvidas sobre o NEM, como por exemplo, trabalhar eletivas de base, itinerários formativos, projeto de vida, mural dos sonhos, tutoria e ainda conciliar com conteúdos programáticos e cumprimento de cargas horárias tendo em vista a vulnerabilidade social dos alunos e alunas, e as condições financeiras e de acesso à localidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID474_TB194_06062023150242.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUSIENE ARAÚJO DA CONCEIÇÃO DIAS" "autor_nome_curto" => "Lusiene Araújo" "autor_email" => "lubyth@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92519 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 194 "inscrito_id" => 474 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DOCENTE: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO E A INCORPORAÇÃO DE ELETIVAS DE BASE A SUA METODOLOGIA." "resumo" => "Este estudo é um relato de experiência docente no Ensino de Sociologia do Novo Ensino Médio (NEM) mediante a incorporação de eletivas de base a sua metodologia de ensino. Possui como lócus de estudo o Centro de Ensino Thales Ribeiro Gonçalves anexo IV- turno noturno, da zona rural por nome Rodagem, na cidade de Caxias-Maranhão. O texto apresenta reflexões iniciais da implantação do NEM de uma forma geral com teóricos que debatem a temática, e demonstra como foi a recepção e adesão da proposta pelos docentes desta região a partir de descrições detalhadas sobre os efeitos destas ações no ensino das devidas disciplinas especificadas. Para isto investigou as percepções de docentes da Língua Portuguesa e de Química que unanimemente deveriam trazer duas propostas de eletivas de base juntamente com a Sociologia a partir destas novas adequações na modalidade de ensino. Ressalta-se que o cenário de implantação do NEM, nesta escola, foi pós covid-19, momento este, em que muitos professores saíram de uma modalidade remota de ensino tendo que remodelar todo o aparato metodológico, inserindo novas tecnologias e desdobramentos, e passo a isto, encontravam-se sobrecarregados/as por questões físicos-emocionais pelas interfaces da condição de saúde à época. Fato que impôs à comunidade escolar estadual uma formação abrupta para docentes e diretores que ocorreu por meio da plataforma virtual youtube e repasse de materiais didáticos via whatsapp, acarretando séries de questionamentos e dúvidas sobre o NEM, como por exemplo, trabalhar eletivas de base, itinerários formativos, projeto de vida, mural dos sonhos, tutoria e ainda conciliar com conteúdos programáticos e cumprimento de cargas horárias tendo em vista a vulnerabilidade social dos alunos e alunas, e as condições financeiras e de acesso à localidade." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 21: O ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO ENSINO MÉDIO" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID474_TB194_06062023150242.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUSIENE ARAÚJO DA CONCEIÇÃO DIAS" "autor_nome_curto" => "Lusiene Araújo" "autor_email" => "lubyth@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO (UFMT)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }