Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: RELATOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 10: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA ESFERA ACADÊMICA À REGÊNCIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92516
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 930
    "titulo" => "TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: RELATOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O objetivo desse artigo é refletir sobre os saberes necessários a docentes em seu processo de formação acadêmica, especificamente inseridos na faculdade de Sociologia, resgatando a ideia de um(a) professor(a) mediador(a) e investigativo(a), ou seja, preocupado(a) com as contradições presentes na prática, a partir do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), projeto o qual visa desenvolver a capacidade crítico-reflexiva de seus residentes, fomentando a capacidade da construção de identidade docente e do desenvolvimento da práxis educacional. Dito isso, o trabalho dispõe-se a relatar a relevância da Residência Pedagógica na construção do processo de transposição didática entre o Ensino Superior - muitas vezes precário na formação prática do aluno ou da aluna e abundante de teorias - e a Educação Básica - espaço onde muitos docentes recém-formados apresentam dificuldades pela desproporcionalidade entre prática e teoria presente na universidade. A partir disso, o artigo também propõe relatar de que maneira outras ferramentas, como o livro didático e a discussão do currículo são extremamente importantes para a consolidação do profissional crítico-reflexivo no ambiente escolar. A metodologia foi utilizada graças a estudos bibliográficos, com foco no conceito de transposição didática desenvolvidos, principalmente, por Yves Chevallard (2013), além da participação ativa na Residência Pedagógica, reforçando a práxis e o ensino dialógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA ESFERA ACADÊMICA À REGÊNCIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID930_TB188_05062023142954.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA DE SOUZA COSTA COUTO"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priscilascosta.br@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92516
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 188
    "inscrito_id" => 930
    "titulo" => "TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA: RELATOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "O objetivo desse artigo é refletir sobre os saberes necessários a docentes em seu processo de formação acadêmica, especificamente inseridos na faculdade de Sociologia, resgatando a ideia de um(a) professor(a) mediador(a) e investigativo(a), ou seja, preocupado(a) com as contradições presentes na prática, a partir do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), projeto o qual visa desenvolver a capacidade crítico-reflexiva de seus residentes, fomentando a capacidade da construção de identidade docente e do desenvolvimento da práxis educacional. Dito isso, o trabalho dispõe-se a relatar a relevância da Residência Pedagógica na construção do processo de transposição didática entre o Ensino Superior - muitas vezes precário na formação prática do aluno ou da aluna e abundante de teorias - e a Educação Básica - espaço onde muitos docentes recém-formados apresentam dificuldades pela desproporcionalidade entre prática e teoria presente na universidade. A partir disso, o artigo também propõe relatar de que maneira outras ferramentas, como o livro didático e a discussão do currículo são extremamente importantes para a consolidação do profissional crítico-reflexivo no ambiente escolar. A metodologia foi utilizada graças a estudos bibliográficos, com foco no conceito de transposição didática desenvolvidos, principalmente, por Yves Chevallard (2013), além da participação ativa na Residência Pedagógica, reforçando a práxis e o ensino dialógico."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10: A TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA DA ESFERA ACADÊMICA À REGÊNCIA NO ENSINO DE SOCIOLOGIA"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID930_TB188_05062023142954.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA DE SOUZA COSTA COUTO"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "priscilascosta.br@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O objetivo desse artigo é refletir sobre os saberes necessários a docentes em seu processo de formação acadêmica, especificamente inseridos na faculdade de Sociologia, resgatando a ideia de um(a) professor(a) mediador(a) e investigativo(a), ou seja, preocupado(a) com as contradições presentes na prática, a partir do Programa Institucional de Residência Pedagógica (PIRP), projeto o qual visa desenvolver a capacidade crítico-reflexiva de seus residentes, fomentando a capacidade da construção de identidade docente e do desenvolvimento da práxis educacional. Dito isso, o trabalho dispõe-se a relatar a relevância da Residência Pedagógica na construção do processo de transposição didática entre o Ensino Superior - muitas vezes precário na formação prática do aluno ou da aluna e abundante de teorias - e a Educação Básica - espaço onde muitos docentes recém-formados apresentam dificuldades pela desproporcionalidade entre prática e teoria presente na universidade. A partir disso, o artigo também propõe relatar de que maneira outras ferramentas, como o livro didático e a discussão do currículo são extremamente importantes para a consolidação do profissional crítico-reflexivo no ambiente escolar. A metodologia foi utilizada graças a estudos bibliográficos, com foco no conceito de transposição didática desenvolvidos, principalmente, por Yves Chevallard (2013), além da participação ativa na Residência Pedagógica, reforçando a práxis e o ensino dialógico.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.