OS JOVENS DA E.E.M. TOMAZ POMPEU DE SOUSA BRASIL E A PRODUÇÃO DE SABERES A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM ACARAÚ-CE
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92490 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 155 "inscrito_id" => 553 "titulo" => "OS JOVENS DA E.E.M. TOMAZ POMPEU DE SOUSA BRASIL E A PRODUÇÃO DE SABERES A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM ACARAÚ-CE" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com a intervenção pedagógica na busca proporcionar a produção de saberes com ações e práticas através das metodologias ativas na E.E.M. Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, em Acaraú-CE. A proposta surgiu da necessidade de estimular uma vivência da escola e das aulas de modo mais atrativo e agradável além de procurar ampliar o efetivo interesse e participação dos jovens os incentivando a realizar pesquisas científicas onde residem e visitas em locais históricos e culturais da cidade. A partir da construção e apropriação desse conhecimento é possível discutir sobre as funções da escola, pensar sobre os espaços da cidade e de si próprios enquanto agentes sociais. Foram aplicados questionários como forma de avaliação a respeito das ações desenvolvidas com os jovens dos 1° anos da escola. Eles demonstraram através de suas respostas o quanto o mesmo contribuiu para o processo de construção da aprendizagem, o quanto protagonizaram esse processo, o quanto o mesmo foi fundamental para novas descobertas, sendo responsável pela desconstrução e reconstrução de ideias acerca da cidade de Acaraú. Além de permitir a vivência dos jovens em espaços históricos e culturais importantíssimos, antes desconhecidos pela maioria dos jovens estudantes e agora vividos e inclusive tornando-se espaços de identificação juvenil, sendo associados a algo vivenciado em conjunto com as atividades escolares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID553_TB155_17062023131839.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANANDA PAULA RODRIGUES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANANDA" "autor_email" => "anandarof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92490 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 155 "inscrito_id" => 553 "titulo" => "OS JOVENS DA E.E.M. TOMAZ POMPEU DE SOUSA BRASIL E A PRODUÇÃO DE SABERES A PARTIR DAS METODOLOGIAS ATIVAS EM ACARAÚ-CE" "resumo" => "O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados obtidos com a intervenção pedagógica na busca proporcionar a produção de saberes com ações e práticas através das metodologias ativas na E.E.M. Tomaz Pompeu de Sousa Brasil, em Acaraú-CE. A proposta surgiu da necessidade de estimular uma vivência da escola e das aulas de modo mais atrativo e agradável além de procurar ampliar o efetivo interesse e participação dos jovens os incentivando a realizar pesquisas científicas onde residem e visitas em locais históricos e culturais da cidade. A partir da construção e apropriação desse conhecimento é possível discutir sobre as funções da escola, pensar sobre os espaços da cidade e de si próprios enquanto agentes sociais. Foram aplicados questionários como forma de avaliação a respeito das ações desenvolvidas com os jovens dos 1° anos da escola. Eles demonstraram através de suas respostas o quanto o mesmo contribuiu para o processo de construção da aprendizagem, o quanto protagonizaram esse processo, o quanto o mesmo foi fundamental para novas descobertas, sendo responsável pela desconstrução e reconstrução de ideias acerca da cidade de Acaraú. Além de permitir a vivência dos jovens em espaços históricos e culturais importantíssimos, antes desconhecidos pela maioria dos jovens estudantes e agora vividos e inclusive tornando-se espaços de identificação juvenil, sendo associados a algo vivenciado em conjunto com as atividades escolares." "modalidade" => "Pôster (PO)" "area_tematica" => "PÔSTER" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD4_ID553_TB155_17062023131839.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANANDA PAULA RODRIGUES FERREIRA" "autor_nome_curto" => "ANANDA" "autor_email" => "anandarof@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }