Artigo Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica

ANAIS de Evento

ISBN: 978-85-61702-67-0

INDIVIDUALISMO E EDUCAÇÃO NEOLIBERAL: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE PLANOS E PRÁTICAS INDIVIDUALISTAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92391
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 18
    "inscrito_id" => 549
    "titulo" => "INDIVIDUALISMO E EDUCAÇÃO NEOLIBERAL: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE PLANOS E PRÁTICAS INDIVIDUALISTAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ"
    "resumo" => "O tema deste trabalho é a relação entre individualismo e neoliberalismo na educação escolar, no Brasil atual. Como recorte analítico, o objeto a ser investigado são as relações entre os planos e práticas de caráter individualista que se caracterizam, respectivamente, por ações estatais/governamentais e individuais no contexto da educação escolar de ensino médio, no Ceará. Os planos individualistas são as orientações normativas para a educação escolar de ensino médio, dentre as quais se localiza a formação de sujeitos proativos e empreendedores, como previsto na BNCC (2018); e as práticas individualistas são aquelas realizadas pelos próprios jovens estudantes do ensino médio, não como algo em essência, as quais também podem ter origem fora do ambiente escolar propriamente dito. A pesquisa teve como campo empírico a Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cals, em Cariré-CE, com o objetivo geral de investigar as relações entre os planos e as práticas individualistas na atualidade, a partir da orientação normativa e governamental atualmente dirigida ao ensino médio e da perspectiva dos estudantes, exercitando o pensar relacional sobre eles e articulando os contextos local, nacional e internacional no debate sobre individualismo e educação neoliberal. A metodologia adotada é preponderantemente qualitativa, e conta com a triangulação das seguintes técnicas de pesquisa: análise documental, observação de aulas presenciais e entrevistas semiestruturadas com os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID549_TB18_02062023191202.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO MAGALHAES MESQUITA FARRAPO"
    "autor_nome_curto" => "Gustavo"
    "autor_email" => "gustavmacarau@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92391
    "edicao_id" => 311
    "trabalho_id" => 18
    "inscrito_id" => 549
    "titulo" => "INDIVIDUALISMO E EDUCAÇÃO NEOLIBERAL: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE PLANOS E PRÁTICAS INDIVIDUALISTAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ"
    "resumo" => "O tema deste trabalho é a relação entre individualismo e neoliberalismo na educação escolar, no Brasil atual. Como recorte analítico, o objeto a ser investigado são as relações entre os planos e práticas de caráter individualista que se caracterizam, respectivamente, por ações estatais/governamentais e individuais no contexto da educação escolar de ensino médio, no Ceará. Os planos individualistas são as orientações normativas para a educação escolar de ensino médio, dentre as quais se localiza a formação de sujeitos proativos e empreendedores, como previsto na BNCC (2018); e as práticas individualistas são aquelas realizadas pelos próprios jovens estudantes do ensino médio, não como algo em essência, as quais também podem ter origem fora do ambiente escolar propriamente dito. A pesquisa teve como campo empírico a Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cals, em Cariré-CE, com o objetivo geral de investigar as relações entre os planos e as práticas individualistas na atualidade, a partir da orientação normativa e governamental atualmente dirigida ao ensino médio e da perspectiva dos estudantes, exercitando o pensar relacional sobre eles e articulando os contextos local, nacional e internacional no debate sobre individualismo e educação neoliberal. A metodologia adotada é preponderantemente qualitativa, e conta com a triangulação das seguintes técnicas de pesquisa: análise documental, observação de aulas presenciais e entrevistas semiestruturadas com os estudantes."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID549_TB18_02062023191202.pdf"
    "created_at" => "2023-08-07 14:16:19"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GUSTAVO MAGALHAES MESQUITA FARRAPO"
    "autor_nome_curto" => "Gustavo"
    "autor_email" => "gustavmacarau@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica"
    "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22"
    "publicacao_id" => 78
    "publicacao_nome" => "Revista ENESEB"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 15 de fevereiro de 2023

Resumo

O tema deste trabalho é a relação entre individualismo e neoliberalismo na educação escolar, no Brasil atual. Como recorte analítico, o objeto a ser investigado são as relações entre os planos e práticas de caráter individualista que se caracterizam, respectivamente, por ações estatais/governamentais e individuais no contexto da educação escolar de ensino médio, no Ceará. Os planos individualistas são as orientações normativas para a educação escolar de ensino médio, dentre as quais se localiza a formação de sujeitos proativos e empreendedores, como previsto na BNCC (2018); e as práticas individualistas são aquelas realizadas pelos próprios jovens estudantes do ensino médio, não como algo em essência, as quais também podem ter origem fora do ambiente escolar propriamente dito. A pesquisa teve como campo empírico a Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cals, em Cariré-CE, com o objetivo geral de investigar as relações entre os planos e as práticas individualistas na atualidade, a partir da orientação normativa e governamental atualmente dirigida ao ensino médio e da perspectiva dos estudantes, exercitando o pensar relacional sobre eles e articulando os contextos local, nacional e internacional no debate sobre individualismo e educação neoliberal. A metodologia adotada é preponderantemente qualitativa, e conta com a triangulação das seguintes técnicas de pesquisa: análise documental, observação de aulas presenciais e entrevistas semiestruturadas com os estudantes.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.