INDIVIDUALISMO E EDUCAÇÃO NEOLIBERAL: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE PLANOS E PRÁTICAS INDIVIDUALISTAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ
"2023-02-15 09:19:22" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 92391 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 18 "inscrito_id" => 549 "titulo" => "INDIVIDUALISMO E EDUCAÇÃO NEOLIBERAL: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE PLANOS E PRÁTICAS INDIVIDUALISTAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "O tema deste trabalho é a relação entre individualismo e neoliberalismo na educação escolar, no Brasil atual. Como recorte analítico, o objeto a ser investigado são as relações entre os planos e práticas de caráter individualista que se caracterizam, respectivamente, por ações estatais/governamentais e individuais no contexto da educação escolar de ensino médio, no Ceará. Os planos individualistas são as orientações normativas para a educação escolar de ensino médio, dentre as quais se localiza a formação de sujeitos proativos e empreendedores, como previsto na BNCC (2018); e as práticas individualistas são aquelas realizadas pelos próprios jovens estudantes do ensino médio, não como algo em essência, as quais também podem ter origem fora do ambiente escolar propriamente dito. A pesquisa teve como campo empírico a Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cals, em Cariré-CE, com o objetivo geral de investigar as relações entre os planos e as práticas individualistas na atualidade, a partir da orientação normativa e governamental atualmente dirigida ao ensino médio e da perspectiva dos estudantes, exercitando o pensar relacional sobre eles e articulando os contextos local, nacional e internacional no debate sobre individualismo e educação neoliberal. A metodologia adotada é preponderantemente qualitativa, e conta com a triangulação das seguintes técnicas de pesquisa: análise documental, observação de aulas presenciais e entrevistas semiestruturadas com os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID549_TB18_02062023191202.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO MAGALHAES MESQUITA FARRAPO" "autor_nome_curto" => "Gustavo" "autor_email" => "gustavmacarau@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 92391 "edicao_id" => 311 "trabalho_id" => 18 "inscrito_id" => 549 "titulo" => "INDIVIDUALISMO E EDUCAÇÃO NEOLIBERAL: ANÁLISE DAS RELAÇÕES ENTRE PLANOS E PRÁTICAS INDIVIDUALISTAS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO MÉDIO NO ESTADO DO CEARÁ" "resumo" => "O tema deste trabalho é a relação entre individualismo e neoliberalismo na educação escolar, no Brasil atual. Como recorte analítico, o objeto a ser investigado são as relações entre os planos e práticas de caráter individualista que se caracterizam, respectivamente, por ações estatais/governamentais e individuais no contexto da educação escolar de ensino médio, no Ceará. Os planos individualistas são as orientações normativas para a educação escolar de ensino médio, dentre as quais se localiza a formação de sujeitos proativos e empreendedores, como previsto na BNCC (2018); e as práticas individualistas são aquelas realizadas pelos próprios jovens estudantes do ensino médio, não como algo em essência, as quais também podem ter origem fora do ambiente escolar propriamente dito. A pesquisa teve como campo empírico a Escola de Ensino Médio Dona Marieta Cals, em Cariré-CE, com o objetivo geral de investigar as relações entre os planos e as práticas individualistas na atualidade, a partir da orientação normativa e governamental atualmente dirigida ao ensino médio e da perspectiva dos estudantes, exercitando o pensar relacional sobre eles e articulando os contextos local, nacional e internacional no debate sobre individualismo e educação neoliberal. A metodologia adotada é preponderantemente qualitativa, e conta com a triangulação das seguintes técnicas de pesquisa: análise documental, observação de aulas presenciais e entrevistas semiestruturadas com os estudantes." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 05: O ENSINO DE SOCIOLOGIA E AS POLÍTICAS CURRICULARES NO BRASIL" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV186_MD1_ID549_TB18_02062023191202.pdf" "created_at" => "2023-08-07 14:16:19" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "GUSTAVO MAGALHAES MESQUITA FARRAPO" "autor_nome_curto" => "Gustavo" "autor_email" => "gustavmacarau@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO VALE DO ACARAÚ (UVA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-viii-encontro-nacional-de-ensino-de-sociologia-na-educacao-basica" "edicao_nome" => "Anais do VIII Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/eneseb/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "64ad689b0fb7e_11072023113507.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-02-15 09:19:22" "publicacao_id" => 78 "publicacao_nome" => "Revista ENESEB" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-67-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }