Artigo Anais do XIII Congresso Internacional de Educação Fisica e Motricidade Humana e XIX Simpósio Paulista de Educação Física

ANAIS de Evento

ISSN: 2527-2268

PROJETO “DISLÉ”, UMA EXPERIÊNCIA COM A COMUNIDADE

Palavra-chaves: , , , , Painel/Pôster AT 04 - Comportamento Motor, Modelagem e Métodos de Análise do Movimento
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Para tal, duas formas de intervenção são oferecidas em conjunto: intervenção motora e intervenção computacional para treinamento do movimento dos olhos (https://ib.rc.unesp.br/#!/departamentos/educacao-fisica/laboratorios/lem/dislexia/treinamento-movimento-dos-olhos/). Para aqueles que não podem comparecer às aulas práticas, que são oferecidas no Ginásio de Ginástica da Unesp - Rio Claro, há a possibilidade de se realizar somente os jogos computacionais em casa. A intervenção com atividades motoras é constituída de exercícios de coordenação motora geral, atividades sensório-motoras e atividades perceptivo-motoras distribuídas ao longo de 2 sessões (60 minutos) por semana. Nos dias intercalados da semana que não ocorrerem a intervenção motora, as crianças realizam a intervenção computacional com jogos online, totalizando 3 dias por semana. A intervenção computacional consiste de 4 exercícios realizados em ambiente virtual, com duração de aproximadamente 15 minutos por dia. As atividades são organizadas em quatro grupos de exercícios: Memória Visual Rápida; Detecção de Movimento; Movimentos Sacádicos à Direita; e Movimentos Sacádicos com Mudança de Linha (Unity Technologies). Antes de se iniciarem as intervenções, as crianças realizam uma avaliação com testes neuropsicológicos e testes motores. Cinco testes neuropsicológicos utilizados são: consciência fonológica (CONFIAS); teste de velocidade de leitura (TDE); teste de nomeação automatizada rápida (NAR); teste de atenção seletiva (TAC); e raciocínio (RAVEN). Além disso, são realizados testes de coordenação manual (teste dos 9 pinos), agilidade (teste do quadrado) e controle postural, somado à bateria de teste KTK. Os participantes fazem, também, um teste de leitura utilizando um sistema móvel de rastreamento binocular dos movimentos dos olhos (Eye Tracking Glasses – ETG 2.0 - SMI). Após a intervenção semestral os testes são novamente aplicados, passam por análise e, assim, seus resultados são registrados em relatórios que são encaminhados para os responsáveis e profissionais que acompanham as crianças. Durante esse período em que o “Dislé” está em curso, observamos um imenso envolvimento das crianças, dos pais e da escola no interesse e no engajamento das atividades. Os resultados indicam forte envolvimento das crianças nas atividades ministradas e, ainda, impacto positivo no envolvimento e desempenho escolar das crianças. Dessa forma, intervenção sensório-motora pode ser uma oportunidade ímpar para minimizar dificuldades de aprendizagem em crianças.O ‘Projeto Dislé’ se trata de um projeto de extensão universitária criado pelo Laboratório de Estudos do Movimento (LEM) da UNESP - Rio Claro, no ano de 2022. 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Publicado em 24 de março de 2023

Resumo

O ‘Projeto Dislé’ se trata de um projeto de extensão universitária criado pelo Laboratório de Estudos do Movimento (LEM) da UNESP - Rio Claro, no ano de 2022. A primeira etapa do projeto se deu de setembro a dezembro de 2022, retornando em fevereiro de 2023 e mantendo suas atividades até os dias atuais. O Projeto Dislé oferece um programa de intervenção senso?rio-motora para crianças de 8 a 12 anos, com transtornos de aprendizagem. Para tal, duas formas de intervenção são oferecidas em conjunto: intervenção motora e intervenção computacional para treinamento do movimento dos olhos (https://ib.rc.unesp.br/#!/departamentos/educacao-fisica/laboratorios/lem/dislexia/treinamento-movimento-dos-olhos/). Para aqueles que não podem comparecer às aulas práticas, que são oferecidas no Ginásio de Ginástica da Unesp - Rio Claro, há a possibilidade de se realizar somente os jogos computacionais em casa. A intervenção com atividades motoras é constituída de exercícios de coordenação motora geral, atividades sensório-motoras e atividades perceptivo-motoras distribuídas ao longo de 2 sessões (60 minutos) por semana. Nos dias intercalados da semana que não ocorrerem a intervenção motora, as crianças realizam a intervenção computacional com jogos online, totalizando 3 dias por semana. A intervenção computacional consiste de 4 exercícios realizados em ambiente virtual, com duração de aproximadamente 15 minutos por dia. As atividades são organizadas em quatro grupos de exercícios: Memória Visual Rápida; Detecção de Movimento; Movimentos Sacádicos à Direita; e Movimentos Sacádicos com Mudança de Linha (Unity Technologies). Antes de se iniciarem as intervenções, as crianças realizam uma avaliação com testes neuropsicológicos e testes motores. Cinco testes neuropsicológicos utilizados são: consciência fonológica (CONFIAS); teste de velocidade de leitura (TDE); teste de nomeação automatizada rápida (NAR); teste de atenção seletiva (TAC); e raciocínio (RAVEN). Além disso, são realizados testes de coordenação manual (teste dos 9 pinos), agilidade (teste do quadrado) e controle postural, somado à bateria de teste KTK. Os participantes fazem, também, um teste de leitura utilizando um sistema móvel de rastreamento binocular dos movimentos dos olhos (Eye Tracking Glasses – ETG 2.0 - SMI). Após a intervenção semestral os testes são novamente aplicados, passam por análise e, assim, seus resultados são registrados em relatórios que são encaminhados para os responsáveis e profissionais que acompanham as crianças. Durante esse período em que o “Dislé” está em curso, observamos um imenso envolvimento das crianças, dos pais e da escola no interesse e no engajamento das atividades. Os resultados indicam forte envolvimento das crianças nas atividades ministradas e, ainda, impacto positivo no envolvimento e desempenho escolar das crianças. Dessa forma, intervenção sensório-motora pode ser uma oportunidade ímpar para minimizar dificuldades de aprendizagem em crianças.

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