Em virtude das mudanças vividas pelo cenário pandêmico, o ensino remoto emergencial tornou-se uma prática a ser trabalhada e aperfeiçoada como uma estratégia de ensino afim de minimizar os impactos causados por este contexto no âmbito educacional. Desse modo, o objetivo desta pesquisa consisti em apresentar uma análise dos pontos negativos e positivos na atuação didática dos docentes, a partir de observações feitas pelos discentes universitários do Curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Química (Campus São Bernardo) durante o período de ensino remoto emergencial. A pesquisa comporta-se como sendo de natureza qualitativa, tendo como ferramenta de análise dos dados coletados um questionário aplicado a 37 discentes com idade média de 23 anos. Após as descrições dos pontos feitos por estes, houve um grande destaque aos recursos de mídia, vistos como auxiliadores versáteis dentro do processo de aprendizagem, logo as tecnologias, incluindo internet e softwares, foram apresentadas como sendo primordiais e bastante positivas, assim como o esforço, empenho e compromisso com a aprendizagem atribuídos a atuação positiva dos docentes. No entanto, como pontos negativos relatou-se o excesso de atividades, aulas extensas, falta de aulas práticas nos laboratórios, problemas na flexibilidade da entrega de atividades e adaptação docente as mudanças decorrentes do ensino remoto. Desse modo, é válido mencionar o quanto tem sido desafiador a necessidade de reajustar práticas didáticas e metodológicas, em busca de uma atuação docente de qualidade, significativa e com menos prejuízos, diante de uma realidade jamais esperada no meio educacional.