Artigo CONEDU - Educação Infantil

E-books

ISBN: 978-65-86901-85-6

A EXPERIMENTAÇÃO ESTÉTICA NO PROCESSO DE AUTOFORMAÇÃO DE PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL

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          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
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                  ADELIR APARECIDA MARINHO DE BARROS (PUC - CAMPINAS/UNICAMP)<br />\r\n
                  CAMILA PIMENTEL MACHADO GON&Ccedil;ALVES (UNITAU)<br />\r\n
                  CAMILA PONTES CALADO DA SILVA (CUFSA)<br />\r\n
                  CLERISTON IZIDRO DOS ANJOS (UFAL)<br />\r\n
                  DENISE APARECIDA DE PAULO RIBEIRO LEPPOS (UFSCAR)<br />\r\n
                  DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n
                  ELIOMAR ARA&Uacute;JO DE SOUSA (UECE)<br />\r\n
                  EMANOELA TERCEIRO SILVA (UECE)<br />\r\n
                  FABIO JOSE ANTONIO DA SILVA (ANHANGUERA - ARAPONGAS/PR)<br />\r\n
                  FERNANDA LAYS DA SILVA SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  FRANCISCO M&Aacute;RIO CARNEIRO DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; CARLOS DE MELO (UFMA)<br />\r\n
                  JULIANA SILVA SANTANA (UECE)<br />\r\n
                  LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n
                  MARIA LUZIRENE OLIVEIRA DO NASCIMENTO (UECE)<br />\r\n
                  NAIARA DE ARA&Uacute;JO SOTERO (UFC)<br />\r\n
                  PATR&Iacute;CIA CILENE VIEGAS PEREIRA SILVA (CECAP)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  ROZINEIDE IRACI PEREIRA DA SILVA (UAB)<br />\r\n
                  STEPHANIE BARROS ARAUJO (UFC)<br />\r\n
                  VANESSA GALINDO ALVES DE MELO (UFPE)<br />\r\n
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                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
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                  DILMA ANTUNES SILVA (UNIFESP)<br />\r\n
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                  FABIO JOSE ANTONIO DA SILVA (ANHANGUERA - ARAPONGAS/PR)<br />\r\n
                  FERNANDA LAYS DA SILVA SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  FRANCISCO M&Aacute;RIO CARNEIRO DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; CARLOS DE MELO (UFMA)<br />\r\n
                  JULIANA SILVA SANTANA (UECE)<br />\r\n
                  LYANNA LOURDES LIMA LEAL (UECE)<br />\r\n
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Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

Este artigo dá visibilidade a alguns percursos traçados e vividos no Estágio Supervisionado em Docência na Educação Infantil, do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, durante os anos de 2021 e primeiro semestre de 2022. Objetiva discutir as contribuições da experimentação estética para o processo de autoformação de futuros professores da Educação Infantil. De natureza qualitativa, a pesquisa sustentou-se nos pressupostos da Teoria Histórico-Cultural e utilizou o experimento didático formativo como metodologia de investigação e instrumento de geração de dados. O estudo favoreceu experimentar outros percursos formativos que apostassem em uma aprendizagem experiencial, implicada, que coloca o adulto professor no centro do processo. A autoformação, compreendida como uma perspectiva de formação que se põe na contramão de processos exterodeterminados que desconsideram os sujeitos que aprendem, contribuiu para desencadear processos de fruição e autoria, acreditando no potencial do sujeito que aprende e na possibilidade de sua emancipação. Nesse sentido, a experimentação estética ao considerar a estesia, a expressão e a criação apresenta-se como um caminho possível para acolher e mobilizar os professores em formação para a aprendizagem experiencial da docência, bem como para buscar uma prática pedagógica mais autoral, autônoma e respeitadora de si e da criança que aprende. As experiências no campo do sensível ressignificaram os processos formativos, articulando razão e emoção, e possibilitando a reinvenção da prática docente com/para crianças pequenas e bem pequenas. A articulação entre autoformação e experimentação estética colaborou para o esboço de uma visão de formação docente que rompe com a cultura industrial tecnicamente racionalizada, que se concretiza em uma prática tecnicista de docência que desconsidera as falas, as reflexões e as teorias produzidas pelos sujeitos aprendentes.

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