CIDADANIA NA ESCOLA: O QUE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E TESES E DISSERTAÇÕES TEM A CONTRIBUIR?
"2022-07-12 14:53:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91461 "edicao_id" => 262 "trabalho_id" => 371 "inscrito_id" => 11996 "titulo" => "CIDADANIA NA ESCOLA: O QUE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E TESES E DISSERTAÇÕES TEM A CONTRIBUIR?" "resumo" => "A cidadania no espaço escolar se torna um tema relevante na medida em que temos uma Constituição que é considerada como “constituição cidadã”, balizando as normas que conduzem o Estado brasileiro. Nesse sentido, o estudo buscou analisar o que apontam os documentos oficiais que regem a educação brasileira no que diz respeito à cidadania, bem como compreender de que forma ela é trabalhada nas escolas a partir de teses e dissertações. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica que discute e apresenta o que os seguintes documentos trazem em relação ao desenvolvimento da cidadania na escola: Lei de Diretrizes e Bases, Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais e Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos. Fica evidente a prevalência da cidadania em todos os documentos que regem a educação nacional. Cabe ressaltar que apesar de as responsabilidades estarem definidas, ainda não existem normas de cooperação federativa suficientemente regulamentada, resultando em descontinuidade de políticas, escassez de recursos, desarticulação de programas, entre outros problemas que ocorrem há tempos no Brasil, dificultando a prática real do que se encontra nos documentos. O estudo utilizou como base outra pesquisa existente, que levantou e analisou as concepções sobre a relação escola e cidadania que foram construídas até a elaboração do trabalho (2012) pelas dissertações e teses defendidas nos programas de Pós-Graduação brasileira. Os estudos foram explorados e analisados na presente pesquisa, buscando identificar investigações que focassem na relação escola-cidadania, levando-se em conta a cidadania como prática cotidiana." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID11996_TB371_10092022102455.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:37:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA ANDRETTA DIEDER" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "janainaandrettadieder@gma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:53:20" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91461 "edicao_id" => 262 "trabalho_id" => 371 "inscrito_id" => 11996 "titulo" => "CIDADANIA NA ESCOLA: O QUE OS DOCUMENTOS OFICIAIS E TESES E DISSERTAÇÕES TEM A CONTRIBUIR?" "resumo" => "A cidadania no espaço escolar se torna um tema relevante na medida em que temos uma Constituição que é considerada como “constituição cidadã”, balizando as normas que conduzem o Estado brasileiro. Nesse sentido, o estudo buscou analisar o que apontam os documentos oficiais que regem a educação brasileira no que diz respeito à cidadania, bem como compreender de que forma ela é trabalhada nas escolas a partir de teses e dissertações. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica que discute e apresenta o que os seguintes documentos trazem em relação ao desenvolvimento da cidadania na escola: Lei de Diretrizes e Bases, Plano Nacional de Educação, Diretrizes Curriculares Nacionais e Diretrizes Nacionais da Educação em Direitos Humanos. Fica evidente a prevalência da cidadania em todos os documentos que regem a educação nacional. Cabe ressaltar que apesar de as responsabilidades estarem definidas, ainda não existem normas de cooperação federativa suficientemente regulamentada, resultando em descontinuidade de políticas, escassez de recursos, desarticulação de programas, entre outros problemas que ocorrem há tempos no Brasil, dificultando a prática real do que se encontra nos documentos. O estudo utilizou como base outra pesquisa existente, que levantou e analisou as concepções sobre a relação escola e cidadania que foram construídas até a elaboração do trabalho (2012) pelas dissertações e teses defendidas nos programas de Pós-Graduação brasileira. Os estudos foram explorados e analisados na presente pesquisa, buscando identificar investigações que focassem na relação escola-cidadania, levando-se em conta a cidadania como prática cotidiana." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD5_ID11996_TB371_10092022102455.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:37:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANAINA ANDRETTA DIEDER" "autor_nome_curto" => "JANAINA" "autor_email" => "janainaandrettadieder@gma" "autor_ies" => null "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao" "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:53:20" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 262 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "politicas-publicas-de-educacao" "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21" "logo" => null "capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg" "timbrado" => "62cdb510b2a5a_12072022145320.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:53:20" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:10" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 262 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "politicas-publicas-de-educacao" "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21" "logo" => null "capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg" "timbrado" => "62cdb510b2a5a_12072022145320.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:53:20" "updated_at" => "2023-02-01 11:00:10" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 156 "edicao_id" => 262 "codigo" => "978-65-86901-76-4" "capa" => "63d7c2379deba_30012023101223.jpg" "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS """ "conselho_editorial" => """ ALESSANDRA FREIRE MAGALHÃES DE CAMPOS (UNICAMP)<br />\r\n ALEX MELO DA SILVA (UNCISAL)<br />\r\n ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n ANDERSON GONÇALVES COSTA (UFPE)<br />\r\n ANDRÉ MONTEIRO MORAES (UFRN)<br />\r\n CLEOMAR MACIEL DE ARAUJO VIEIRA (UFPB/SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n CRISTINA MARIANO RUAS (UFMG)<br />\r\n DANIELE DA ROCHA CARVALHO (UFRN)<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO (PMCG-PB/FACESA)<br />\r\n ELAINY PAULA VITURINO BRAZ (UFAL)<br />\r\n ELISA FONSECA SENA E SILVA (UFAL)<br />\r\n EVA PAULIANA DA SILVA GOMES (UFAL)<br />\r\n HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS (UFPE)<br />\r\n IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n IVANILSO SANTOS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n IZABEL CRISTINA DE SOUZA (UNIRIO)<br />\r\n JACY DE ARAÚJO AZEVEDO (UFAL)<br />\r\n JARDEL PEREIRA DA SILVA <br />\r\n JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n JOSEMAR FARIAS DA SILVA (IFAM)<br />\r\n JULIA NELLY DOS SANTOS PEREIRA (UNIRIO)<br />\r\n KARINA MARIA DE SOUZA SOARES <br />\r\n MARCO AURELIO NUNES DE BARROS (IFRO)<br />\r\n MARCOS ADRIANO BARBOSA DE NOVAES <br />\r\n MARIA BETANIA GOMES DA SILVA BRITO (UFAL)<br />\r\n MARIA GORETTI DA SILVA (UFERSA)<br />\r\n MARIA JEANE BOMFIM RAMOS (SEDUC/AL)<br />\r\n MARIA JOSÉ GUERRA (UFAL)<br />\r\n MIRIAM CORREIA DA SILVA (SME - SÃO JOSÉ DA LAJE)<br />\r\n NAYANNE COSTA ROCHA <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAIMUNDA FERNANDES DA SILVA SOUZA <br />\r\n RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n RIDALVO MEDEIROS ALVES DE OLIVEIRA (UFRN)<br />\r\n ROSEANE MARIA DE AMORIM (UFPB)<br />\r\n SAYARAH CAROL MESQUITA DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n SÓNIA ANDRÉ (UFPA)<br />\r\n TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS (UFAL)<br />\r\n TIAGO LEANDRO DA CRUZ NETO (UFAL)<br />\r\n WISLLAYNE IVELLYZE DE OLIVEIRA DRI (UNICAMP) """ "ficha_catalografica" => "63ee7dededdc1_16022023160309.pdf" "arquivo" => "16022023160216-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:53:20" "updated_at" => "2023-02-16 16:03:09" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 156 "edicao_id" => 262 "codigo" => "978-65-86901-76-4" "capa" => "63d7c2379deba_30012023101223.jpg" "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n EDLENE CAVALCANTI SANTOS """ "conselho_editorial" => """ ALESSANDRA FREIRE MAGALHÃES DE CAMPOS (UNICAMP)<br />\r\n ALEX MELO DA SILVA (UNCISAL)<br />\r\n ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n ANDERSON GONÇALVES COSTA (UFPE)<br />\r\n ANDRÉ MONTEIRO MORAES (UFRN)<br />\r\n CLEOMAR MACIEL DE ARAUJO VIEIRA (UFPB/SEDUC-CEARÁ)<br />\r\n CRISTINA MARIANO RUAS (UFMG)<br />\r\n DANIELE DA ROCHA CARVALHO (UFRN)<br />\r\n EDNA CAMARA MONTEIRO (PMCG-PB/FACESA)<br />\r\n ELAINY PAULA VITURINO BRAZ (UFAL)<br />\r\n ELISA FONSECA SENA E SILVA (UFAL)<br />\r\n EVA PAULIANA DA SILVA GOMES (UFAL)<br />\r\n HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS (UFPE)<br />\r\n IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n IVANILSO SANTOS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n IZABEL CRISTINA DE SOUZA (UNIRIO)<br />\r\n JACY DE ARAÚJO AZEVEDO (UFAL)<br />\r\n JARDEL PEREIRA DA SILVA <br />\r\n JAVAN SAMI ARAÚJO DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n JOSÉ FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n JOSEMAR FARIAS DA SILVA (IFAM)<br />\r\n JULIA NELLY DOS SANTOS PEREIRA (UNIRIO)<br />\r\n KARINA MARIA DE SOUZA SOARES <br />\r\n MARCO AURELIO NUNES DE BARROS (IFRO)<br />\r\n MARCOS ADRIANO BARBOSA DE NOVAES <br />\r\n MARIA BETANIA GOMES DA SILVA BRITO (UFAL)<br />\r\n MARIA GORETTI DA SILVA (UFERSA)<br />\r\n MARIA JEANE BOMFIM RAMOS (SEDUC/AL)<br />\r\n MARIA JOSÉ GUERRA (UFAL)<br />\r\n MIRIAM CORREIA DA SILVA (SME - SÃO JOSÉ DA LAJE)<br />\r\n NAYANNE COSTA ROCHA <br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n RAIMUNDA FERNANDES DA SILVA SOUZA <br />\r\n RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n RIDALVO MEDEIROS ALVES DE OLIVEIRA (UFRN)<br />\r\n ROSEANE MARIA DE AMORIM (UFPB)<br />\r\n SAYARAH CAROL MESQUITA DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n SÓNIA ANDRÉ (UFPA)<br />\r\n TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS (UFAL)<br />\r\n TIAGO LEANDRO DA CRUZ NETO (UFAL)<br />\r\n WISLLAYNE IVELLYZE DE OLIVEIRA DRI (UNICAMP) """ "ficha_catalografica" => "63ee7dededdc1_16022023160309.pdf" "arquivo" => "16022023160216-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:53:20" "updated_at" => "2023-02-16 16:03:09" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }