A política está em constante mudanças, mas o problema não está no dinamismo. Pois, sendo uma atividade essencialmente humana, a política tem uma trajetória de processo de construção e reconstrução, não sendo algo estanque. Mas, o que devemos estar atentos são os aspectos que influenciam certas mudanças ou reformulações. Assim, questionamentos como: A chegada de um programa na escola, o que pode significar? A formulação ou reformulação de projetos e programas, o que quer dizer? Assim, ter critérios para compreender e analisar uma política pública educacional é crucial, pois essa é uma questão inicial que permite uma reflexão sobre a trajetória percorrida na compreensão e análise. Comumente, muitas pesquisas apresentam uma abordagem mais de cobrança das ações já implementadas, ao invés de um caráter mais crítico da compreensão do trajeto e da análise em si. Dessa forma, objetivou-se identificar os aspectos que são fundamentais para serem considerados na compreensão e avaliação de políticas públicas educacionais através de uma pesquisa bibliográfica, sendo pautada em autores que tratam sobre esse assunto. Inicialmente, aborda-se o conceito de políticas públicas educacionais, traçando os aspectos da leitura crítica, como os diferentes modelos de Estado e a influência das organizações internacionais como novos atores nessa área. Por fim, a análise conclusiva da pesquisa aponta para o que os autores alertam e sugerem sobre a importância de ir além daquilo que é dito de forma explicita para compreender e avaliar as políticas educacionais.