Artigo CONEDU - Políticas Públicas de Educação

E-books

ISBN: 978-65-86901-76-4

A HEGEMONIA NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E SUAS FORMAS DE GESTÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE ANTONIO GRAMSCI

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 21 - Políticas Públicas de Educação
"2022-07-12 14:53:20" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91467
    "edicao_id" => 262
    "trabalho_id" => 1788
    "inscrito_id" => 8297
    "titulo" => "A HEGEMONIA NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E SUAS FORMAS DE GESTÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE ANTONIO GRAMSCI"
    "resumo" => "O artigo apresenta uma análise da constituição e difusão da hegemonia neoliberal no âmbito do Estado, sobretudo na educação pública e suas formas de gestão. Para tanto, recorremos à pesquisa bibliográfica (Gil, 2008) realizada a partir das contribuições teóricas de Antonio Gramsci (2001, 2007, 2020) e das categorias Estado, Estado integral, hegemonia, aparelhos privados de hegemonia e intelectuais orgânicos elaboradas pelo autor, em diálogo com seus intérpretes e interlocutores (Liguori, 2017; Coutinho 2010, 2017), com destaque para os pesquisadores do campo da política educacional (Casimiro, 2018; Fontes 2018a, 2018b; Jacomini, 2020; Jacomini e Moraes, 2018; Mendonça, 2014) e autores contemporâneos que abordam a temática do neoliberalismo (Anderson, 1995; Dardot e Laval, 2016; Harvey, 2014), a educação e suas formas de gestão (Adrião, 2018; Hypolito, 2011; Garcia, 2019; Peroni, 2013; Shiroma, 2011, 2019; Shiroma e Evangelista, 2014, Souza, 2016). Concluímos que, a contribuição teórica de Gramsci e as categorias por ele elaboradas se constituem em ferramentas teórico-metodológicas potentes para a compreensão da problemática, uma vez que o neoliberalismo se fortaleceu a partir dos anos 1970, quando por meio de seus intelectuais orgânicos individuais e coletivos, dos aparelhos privados de hegemonia produziram e educaram o consenso em torno da ideia de que a racionalidade neoliberal é a única e a melhor solução a ser implementada nos diferentes países; ao adentrar o Estado, o neoliberalismo utilizou a sociedade política e seus aparelhos para amparar o capitalismo em sua fase atual, sendo que a educação e suas formas de gestão se constituem em espaços estratégicos para a produção e difusão da racionalidade neoliberal e seus propósitos. No Brasil, esses ideais chegaram por volta dos anos 1990, quando a gestão democrática passou a ser ressignificada diante do avanço do gerencialismo e dos modelos de gestão importados do setor privado propostos pelos neoliberais."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID8297_TB1788_24082022001902.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:37:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO SILVA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "Fernando Silva de Jesus"
    "autor_email" => "fernando.jesus@unifesp.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:53:20"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91467
    "edicao_id" => 262
    "trabalho_id" => 1788
    "inscrito_id" => 8297
    "titulo" => "A HEGEMONIA NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E SUAS FORMAS DE GESTÃO: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE ANTONIO GRAMSCI"
    "resumo" => "O artigo apresenta uma análise da constituição e difusão da hegemonia neoliberal no âmbito do Estado, sobretudo na educação pública e suas formas de gestão. Para tanto, recorremos à pesquisa bibliográfica (Gil, 2008) realizada a partir das contribuições teóricas de Antonio Gramsci (2001, 2007, 2020) e das categorias Estado, Estado integral, hegemonia, aparelhos privados de hegemonia e intelectuais orgânicos elaboradas pelo autor, em diálogo com seus intérpretes e interlocutores (Liguori, 2017; Coutinho 2010, 2017), com destaque para os pesquisadores do campo da política educacional (Casimiro, 2018; Fontes 2018a, 2018b; Jacomini, 2020; Jacomini e Moraes, 2018; Mendonça, 2014) e autores contemporâneos que abordam a temática do neoliberalismo (Anderson, 1995; Dardot e Laval, 2016; Harvey, 2014), a educação e suas formas de gestão (Adrião, 2018; Hypolito, 2011; Garcia, 2019; Peroni, 2013; Shiroma, 2011, 2019; Shiroma e Evangelista, 2014, Souza, 2016). Concluímos que, a contribuição teórica de Gramsci e as categorias por ele elaboradas se constituem em ferramentas teórico-metodológicas potentes para a compreensão da problemática, uma vez que o neoliberalismo se fortaleceu a partir dos anos 1970, quando por meio de seus intelectuais orgânicos individuais e coletivos, dos aparelhos privados de hegemonia produziram e educaram o consenso em torno da ideia de que a racionalidade neoliberal é a única e a melhor solução a ser implementada nos diferentes países; ao adentrar o Estado, o neoliberalismo utilizou a sociedade política e seus aparelhos para amparar o capitalismo em sua fase atual, sendo que a educação e suas formas de gestão se constituem em espaços estratégicos para a produção e difusão da racionalidade neoliberal e seus propósitos. No Brasil, esses ideais chegaram por volta dos anos 1990, quando a gestão democrática passou a ser ressignificada diante do avanço do gerencialismo e dos modelos de gestão importados do setor privado propostos pelos neoliberais."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 21 - Políticas Públicas de Educação"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID8297_TB1788_24082022001902.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:37:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FERNANDO SILVA DE JESUS"
    "autor_nome_curto" => "Fernando Silva de Jesus"
    "autor_email" => "fernando.jesus@unifesp.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "politicas-publicas-de-educacao"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:53:20"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 262
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "politicas-publicas-de-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg"
        "timbrado" => "62cdb510b2a5a_12072022145320.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:53:20"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:10"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 262
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "politicas-publicas-de-educacao"
        "nome" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT21"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c2379adf1_30012023101223.jpg"
        "timbrado" => "62cdb510b2a5a_12072022145320.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:53:20"
        "updated_at" => "2023-02-01 11:00:10"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 156
                "edicao_id" => 262
                "codigo" => "978-65-86901-76-4"
                "capa" => "63d7c2379deba_30012023101223.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  EDLENE CAVALCANTI SANTOS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALESSANDRA FREIRE MAGALH&Atilde;ES DE CAMPOS (UNICAMP)<br />\r\n
                  ALEX MELO DA SILVA (UNCISAL)<br />\r\n
                  ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  ANDERSON GON&Ccedil;ALVES COSTA (UFPE)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; MONTEIRO MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  CLEOMAR MACIEL DE ARAUJO VIEIRA (UFPB/SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  CRISTINA MARIANO RUAS (UFMG)<br />\r\n
                  DANIELE DA ROCHA CARVALHO (UFRN)<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO (PMCG-PB/FACESA)<br />\r\n
                  ELAINY PAULA VITURINO BRAZ (UFAL)<br />\r\n
                  ELISA FONSECA SENA E SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  EVA PAULIANA DA SILVA GOMES (UFAL)<br />\r\n
                  HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS (UFPE)<br />\r\n
                  IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  IVANILSO SANTOS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA (UNIRIO)<br />\r\n
                  JACY DE ARA&Uacute;JO AZEVEDO (UFAL)<br />\r\n
                  JARDEL PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  JAVAN SAMI ARA&Uacute;JO DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n
                  JOSEMAR FARIAS DA SILVA (IFAM)<br />\r\n
                  JULIA NELLY DOS SANTOS PEREIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  KARINA MARIA DE SOUZA SOARES &nbsp;<br />\r\n
                  MARCO AURELIO NUNES DE BARROS (IFRO)<br />\r\n
                  MARCOS ADRIANO BARBOSA DE NOVAES &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA BETANIA GOMES DA SILVA BRITO (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA GORETTI DA SILVA (UFERSA)<br />\r\n
                  MARIA JEANE BOMFIM RAMOS (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  MARIA JOS&Eacute; GUERRA (UFAL)<br />\r\n
                  MIRIAM CORREIA DA SILVA (SME - S&Atilde;O JOS&Eacute; DA LAJE)<br />\r\n
                  NAYANNE COSTA ROCHA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAIMUNDA FERNANDES DA SILVA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n
                  RIDALVO MEDEIROS ALVES DE OLIVEIRA (UFRN)<br />\r\n
                  ROSEANE MARIA DE AMORIM (UFPB)<br />\r\n
                  SAYARAH CAROL MESQUITA DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  S&Oacute;NIA ANDR&Eacute; (UFPA)<br />\r\n
                  TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  TIAGO LEANDRO DA CRUZ NETO (UFAL)<br />\r\n
                  WISLLAYNE IVELLYZE DE OLIVEIRA DRI (UNICAMP)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7dededdc1_16022023160309.pdf"
                "arquivo" => "16022023160216-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:53:20"
                "updated_at" => "2023-02-16 16:03:09"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 156
                "edicao_id" => 262
                "codigo" => "978-65-86901-76-4"
                "capa" => "63d7c2379deba_30012023101223.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Políticas Públicas de Educação"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  EDLENE CAVALCANTI SANTOS
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALESSANDRA FREIRE MAGALH&Atilde;ES DE CAMPOS (UNICAMP)<br />\r\n
                  ALEX MELO DA SILVA (UNCISAL)<br />\r\n
                  ALEX VIEIRA DA SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  ANDERSON GON&Ccedil;ALVES COSTA (UFPE)<br />\r\n
                  ANDR&Eacute; MONTEIRO MORAES (UFRN)<br />\r\n
                  CLEOMAR MACIEL DE ARAUJO VIEIRA (UFPB/SEDUC-CEAR&Aacute;)<br />\r\n
                  CRISTINA MARIANO RUAS (UFMG)<br />\r\n
                  DANIELE DA ROCHA CARVALHO (UFRN)<br />\r\n
                  EDNA CAMARA MONTEIRO (PMCG-PB/FACESA)<br />\r\n
                  ELAINY PAULA VITURINO BRAZ (UFAL)<br />\r\n
                  ELISA FONSECA SENA E SILVA (UFAL)<br />\r\n
                  EVA PAULIANA DA SILVA GOMES (UFAL)<br />\r\n
                  HELLEN CHRISTINA JUSTINO BARROS (UFPE)<br />\r\n
                  IDNELMA LIMA DA ROCHA (UFAL)<br />\r\n
                  INALDA MARIA DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  IVANILSO SANTOS DA SILVA (UFPE)<br />\r\n
                  IZABEL CRISTINA DE SOUZA (UNIRIO)<br />\r\n
                  JACY DE ARA&Uacute;JO AZEVEDO (UFAL)<br />\r\n
                  JARDEL PEREIRA DA SILVA &nbsp;<br />\r\n
                  JAVAN SAMI ARA&Uacute;JO DOS SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; FERNANDO DA SILVA ALVES (FALUB)<br />\r\n
                  JOSEMAR FARIAS DA SILVA (IFAM)<br />\r\n
                  JULIA NELLY DOS SANTOS PEREIRA (UNIRIO)<br />\r\n
                  KARINA MARIA DE SOUZA SOARES &nbsp;<br />\r\n
                  MARCO AURELIO NUNES DE BARROS (IFRO)<br />\r\n
                  MARCOS ADRIANO BARBOSA DE NOVAES &nbsp;<br />\r\n
                  MARIA BETANIA GOMES DA SILVA BRITO (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA GORETTI DA SILVA (UFERSA)<br />\r\n
                  MARIA JEANE BOMFIM RAMOS (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  MARIA JOS&Eacute; GUERRA (UFAL)<br />\r\n
                  MIRIAM CORREIA DA SILVA (SME - S&Atilde;O JOS&Eacute; DA LAJE)<br />\r\n
                  NAYANNE COSTA ROCHA &nbsp;<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  RAIMUNDA FERNANDES DA SILVA SOUZA &nbsp;<br />\r\n
                  RENATA SOUZA DE LIMA (UFAL)<br />\r\n
                  RIDALVO MEDEIROS ALVES DE OLIVEIRA (UFRN)<br />\r\n
                  ROSEANE MARIA DE AMORIM (UFPB)<br />\r\n
                  SAYARAH CAROL MESQUITA DOS SANTOS (UFPE)<br />\r\n
                  S&Oacute;NIA ANDR&Eacute; (UFPA)<br />\r\n
                  TAYSA KAWANNY FERREIRA SANTOS (UFAL)<br />\r\n
                  TIAGO LEANDRO DA CRUZ NETO (UFAL)<br />\r\n
                  WISLLAYNE IVELLYZE DE OLIVEIRA DRI (UNICAMP)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ee7dededdc1_16022023160309.pdf"
                "arquivo" => "16022023160216-CONEDU---POLITICAS-PUBLICAS-DE-EDUCACAO.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:53:20"
                "updated_at" => "2023-02-16 16:03:09"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

O artigo apresenta uma análise da constituição e difusão da hegemonia neoliberal no âmbito do Estado, sobretudo na educação pública e suas formas de gestão. Para tanto, recorremos à pesquisa bibliográfica (Gil, 2008) realizada a partir das contribuições teóricas de Antonio Gramsci (2001, 2007, 2020) e das categorias Estado, Estado integral, hegemonia, aparelhos privados de hegemonia e intelectuais orgânicos elaboradas pelo autor, em diálogo com seus intérpretes e interlocutores (Liguori, 2017; Coutinho 2010, 2017), com destaque para os pesquisadores do campo da política educacional (Casimiro, 2018; Fontes 2018a, 2018b; Jacomini, 2020; Jacomini e Moraes, 2018; Mendonça, 2014) e autores contemporâneos que abordam a temática do neoliberalismo (Anderson, 1995; Dardot e Laval, 2016; Harvey, 2014), a educação e suas formas de gestão (Adrião, 2018; Hypolito, 2011; Garcia, 2019; Peroni, 2013; Shiroma, 2011, 2019; Shiroma e Evangelista, 2014, Souza, 2016). Concluímos que, a contribuição teórica de Gramsci e as categorias por ele elaboradas se constituem em ferramentas teórico-metodológicas potentes para a compreensão da problemática, uma vez que o neoliberalismo se fortaleceu a partir dos anos 1970, quando por meio de seus intelectuais orgânicos individuais e coletivos, dos aparelhos privados de hegemonia produziram e educaram o consenso em torno da ideia de que a racionalidade neoliberal é a única e a melhor solução a ser implementada nos diferentes países; ao adentrar o Estado, o neoliberalismo utilizou a sociedade política e seus aparelhos para amparar o capitalismo em sua fase atual, sendo que a educação e suas formas de gestão se constituem em espaços estratégicos para a produção e difusão da racionalidade neoliberal e seus propósitos. No Brasil, esses ideais chegaram por volta dos anos 1990, quando a gestão democrática passou a ser ressignificada diante do avanço do gerencialismo e dos modelos de gestão importados do setor privado propostos pelos neoliberais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.