Artigo CONEDU - Ensino de Ciências

E-books

ISBN: 978-65-86901-71-9

REESTRUTURAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPIRACA-ALAGOAS

Palavra-chaves: , , , , E-book GT 16 - Ensino de Ciências
"2022-07-12 14:49:49" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91285
    "edicao_id" => 257
    "trabalho_id" => 4393
    "inscrito_id" => 16934
    "titulo" => "REESTRUTURAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPIRACA-ALAGOAS"
    "resumo" => "As aulas práticas são significativamente importantes para o aprendizado dos estudantes possibilitando o interesse do conteúdo ministrado em sala de aula, pensando nisso este trabalho apresenta o processo de reestruturação do laboratório de Ciências de uma escola pública estadual de Alagoas, situada na cidade de Arapiraca, agreste do estado. O objetivo principal desta experiência foi promover o resgate das aulas práticas em laboratório nesta instituição, que estavam limitadas pelo desuso e deterioração do local nos anos de distanciamento social demandado pela pandemia de Covid-19. O projeto de reestruturação foi desenvolvido por três professoras de Ciências da Natureza (uma de cada disciplina desta área) da mesma escola, com disposição de 3 horas semanais/professora. Além da colaboração destas, estudantes de duas turmas de 1º ano do Ensino Médio produziram equipamentos necessários ao laboratório utilizando materiais reaproveitados, como produto de uma atividade da disciplina de Laboratório de Práticas Experimentais. Como resultado do projeto podemos destacar a limpeza, organização e etiquetagem dos armários de vidrarias e de reagentes, a redistribuição das mesas, substituição das cadeiras, confecção de um mural de avisos e divulgação de produções científicas atuais, construção de equipamentos de laboratório a partir do reaproveitamento de materiais e elaboração das Normas de Funcionamento para o laboratório de Ciências da Natureza da escola. Para além das alterações estruturais, foi possível perceber que o projeto de reestruturação do Laboratório proporcionou um movimento na escola, onde os estudantes cobram aulas práticas dos professores de Ciências da Natureza e estes retribuem desenvolvendo atividades em laboratório, resultado que pode ser observado pelo registro de frequência de agendamentos que vem sendo feito após reestruturação. Por fim, destacamos a necessidade de formação continuada para docentes das Ciências na Natureza, que contemple o potencial das atividades práticas em laboratório para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes na contemporaneidade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16934_TB4393_05122022112755.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:25:41"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA KÉLVIA ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Bruna Kélvia"
    "autor_email" => "brunakelvia@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-ciencias"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91285
    "edicao_id" => 257
    "trabalho_id" => 4393
    "inscrito_id" => 16934
    "titulo" => "REESTRUTURAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE ARAPIRACA-ALAGOAS"
    "resumo" => "As aulas práticas são significativamente importantes para o aprendizado dos estudantes possibilitando o interesse do conteúdo ministrado em sala de aula, pensando nisso este trabalho apresenta o processo de reestruturação do laboratório de Ciências de uma escola pública estadual de Alagoas, situada na cidade de Arapiraca, agreste do estado. O objetivo principal desta experiência foi promover o resgate das aulas práticas em laboratório nesta instituição, que estavam limitadas pelo desuso e deterioração do local nos anos de distanciamento social demandado pela pandemia de Covid-19. O projeto de reestruturação foi desenvolvido por três professoras de Ciências da Natureza (uma de cada disciplina desta área) da mesma escola, com disposição de 3 horas semanais/professora. Além da colaboração destas, estudantes de duas turmas de 1º ano do Ensino Médio produziram equipamentos necessários ao laboratório utilizando materiais reaproveitados, como produto de uma atividade da disciplina de Laboratório de Práticas Experimentais. Como resultado do projeto podemos destacar a limpeza, organização e etiquetagem dos armários de vidrarias e de reagentes, a redistribuição das mesas, substituição das cadeiras, confecção de um mural de avisos e divulgação de produções científicas atuais, construção de equipamentos de laboratório a partir do reaproveitamento de materiais e elaboração das Normas de Funcionamento para o laboratório de Ciências da Natureza da escola. Para além das alterações estruturais, foi possível perceber que o projeto de reestruturação do Laboratório proporcionou um movimento na escola, onde os estudantes cobram aulas práticas dos professores de Ciências da Natureza e estes retribuem desenvolvendo atividades em laboratório, resultado que pode ser observado pelo registro de frequência de agendamentos que vem sendo feito após reestruturação. Por fim, destacamos a necessidade de formação continuada para docentes das Ciências na Natureza, que contemple o potencial das atividades práticas em laboratório para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes na contemporaneidade."
    "modalidade" => "E-book"
    "area_tematica" => "GT 16 - Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID16934_TB4393_05122022112755.pdf"
    "created_at" => "2022-12-12 11:25:41"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BRUNA KÉLVIA ALVES DE OLIVEIRA"
    "autor_nome_curto" => "Bruna Kélvia"
    "autor_email" => "brunakelvia@hotmail.com"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "ensino-de-ciencias"
    "edicao_nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
    "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:49:49"
    "publicacao_id" => 26
    "publicacao_nome" => "E-book CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9"
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 257
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-ciencias"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
        "timbrado" => "62cdb43da6b9a_12072022144949.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 257
        "publicacao_id" => 26
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "ensino-de-ciencias"
        "nome" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
        "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação"
        "descricao" => """
          O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
          <br />\r\n
          Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
          <br />\r\n
          Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
          &nbsp;<br />\r\n
          Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
          CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
          remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
          [online]<br />\r\n
          KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
          Letras, 2019.
          """
        "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT16"
        "logo" => null
        "capa" => "63d7c10482f55_30012023100716.jpg"
        "timbrado" => "62cdb43da6b9a_12072022144949.jpg"
        "periodicidade" => "Anual"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-10-13"
        "final_evento" => "2022-10-15"
        "ano_publicacao" => 2022
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
        "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 151
                "edicao_id" => 257
                "codigo" => "978-65-86901-71-9"
                "capa" => "63d7c10485e58_30012023100716.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBERTO ALVES DE MESQUITA (UFRJ)<br />\r\n
                  ALESON APARECIDO DA SILVA (UPE)<br />\r\n
                  ALEXANDRA GERONIMO LOPES DE SOUZA (SEDUC-RJ)<br />\r\n
                  ALINE PEIXOTO VILA&Ccedil;A DIAS (UENF)<br />\r\n
                  ANA MARIA GON&Ccedil;ALVES DUARTE &nbsp;<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA (UECE)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO &nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIANA MOURA DOS SANTOS (IFAL-MACEI&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (SEDUC-CAIC&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  DAMON FERREIRA FARIAS (SEC - BA)<br />\r\n
                  DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA (IFAL)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DAVID GADELHA DA COSTA (UFRPE)<br />\r\n
                  DAVID HENRIQUE DE MORAES RIBEIRO (SEEDF)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS (UFS)<br />\r\n
                  FERNANDA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MARANH&Atilde;O (UFAL)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA (UFPA)<br />\r\n
                  GESRAEL SILVA DE LIMA (UFABC)<br />\r\n
                  GL&Eacute;CILLA COLOMBELLI DE SOUZA NUNES (UEM)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (CLUBE ACADEMICO - CURSOS E ASSESSORIAS)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO (UFERSA)<br />\r\n
                  KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL (UNICAMP)<br />\r\n
                  LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS (ESCOLA DE REFER&Ecirc;NCIA EM ENSINO M&Eacute;DIO PROFESSORA AM&Eacute;LIA COELHO)<br />\r\n
                  LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA (UFRJ)<br />\r\n
                  LUIZELIO VELOSO PINTO (UFMA)<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARA&Uacute;JO (UEPB)<br />\r\n
                  MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO (UFPE)<br />\r\n
                  MARCOS VIN&Iacute;CIUS CARNEIRO VITAL (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA DANIELLE ARA&Uacute;JO MOTA (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE (UESB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (SEDUC-Rem&iacute;gio/PB)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  OLAGIDE WAGNER DE CASTRO (UFAL)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PIERRE ANDR&Eacute; GARCIA PIRES (UFAC)<br />\r\n
                  REGIANNE UMEKO KAMIYA (UFAL)<br />\r\n
                  RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA (FAFIRE)<br />\r\n
                  SAMARA RAQUEL SOUZA RIBEIRO ANDRADE (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  SAULO VER&Ccedil;OSA NIC&Aacute;CIO (UFAL)<br />\r\n
                  STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA (CENTRO UNIVERSIT&Aacute;RIO UNIFACOL)<br />\r\n
                  TATIANE NEVES DE SOUSA (UEMA)<br />\r\n
                  TATIANE VIEIRA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O (IFBA/UFBA)<br />\r\n
                  THAIS PETIZERO DION&Iacute;ZIO (SEDUC-RJ/UFRJ)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  VIVIANE PEREIRA SANTOS (ESCOLA RURAL DE IPI&Uacute;NA)<br />\r\n
                  WINNE KATHARINE SOUZA ROCHA ORTO-G/RECIFE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c10486694_30012023100716.pdf"
                "arquivo" => "30012023100420-CONEDU---GT-16.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 151
                "edicao_id" => 257
                "codigo" => "978-65-86901-71-9"
                "capa" => "63d7c10485e58_30012023100716.jpg"
                "titulo" => "CONEDU - Ensino de Ciências"
                "prefacio" => """
                  O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Transcorridos dois anos de in&uacute;meras mudan&ccedil;as nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em fun&ccedil;&atilde;o da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que ser&atilde;o trilhados no campo educacional, com o tema &ldquo;O futuro da escola: repensando pol&iacute;ticas e pr&aacute;ticas&rdquo;. Neste per&iacute;odo, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exerc&iacute;cios de compreens&atilde;o, empatia e resili&ecirc;ncia. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclus&atilde;o e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Como questionado por Castro &amp; Borges (N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia remota, 2021) &ldquo;Como desataremos o n&oacute; educacional, j&aacute; existente e agravado com a pandemia?&rdquo; Pensamos que: para al&eacute;m das teorias e pol&iacute;ticas p&uacute;blicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experi&ecirc;ncias para promover inclus&atilde;o educacional e forma&ccedil;&atilde;o profissional de qualidade. No tocante &agrave; forma&ccedil;&atilde;o de professores, ser&aacute; necess&aacute;rio refor&ccedil;ar os programas que integram as a&ccedil;&otilde;es das universidades com as escolas de educa&ccedil;&atilde;o b&aacute;sica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da doc&ecirc;ncia.<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflex&atilde;o de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o c&eacute;u para cima e assim respirar!<br />\r\n
                  &nbsp;<br />\r\n
                  Refer&ecirc;ncias:<br />\r\n
                  CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. N&oacute;s da/na pandemia: a doc&ecirc;ncia<br />\r\n
                  remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n
                  [online]<br />\r\n
                  KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. S&atilde;o Paulo: Companhia das<br />\r\n
                  Letras, 2019.
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n
                  AMANDA LYS DOS SANTOS SILVA
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALBERTO ALVES DE MESQUITA (UFRJ)<br />\r\n
                  ALESON APARECIDO DA SILVA (UPE)<br />\r\n
                  ALEXANDRA GERONIMO LOPES DE SOUZA (SEDUC-RJ)<br />\r\n
                  ALINE PEIXOTO VILA&Ccedil;A DIAS (UENF)<br />\r\n
                  ANA MARIA GON&Ccedil;ALVES DUARTE &nbsp;<br />\r\n
                  ANT&Ocirc;NIO IN&Aacute;CIO DINIZ J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  ANTONIO REYNALDO MENESES MOURA (UECE)<br />\r\n
                  BRUNA MONIELLY CARVALHO DE ARAUJO &nbsp;<br />\r\n
                  CLAUDIANA MOURA DOS SANTOS (IFAL-MACEI&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA ARIELLY ALVES DE SOUSA (SEDUC-CAIC&Oacute;)<br />\r\n
                  CYNTHIA RANYELLE DA SILVA SANTOS (UFBA)<br />\r\n
                  DAMON FERREIRA FARIAS (SEC - BA)<br />\r\n
                  DANIELLE DOS SANTOS TAVARES PEREIRA (IFAL)<br />\r\n
                  DANIELLE RAISSA SILVA MARQUES (UEPB)<br />\r\n
                  DAVID GADELHA DA COSTA (UFRPE)<br />\r\n
                  DAVID HENRIQUE DE MORAES RIBEIRO (SEEDF)<br />\r\n
                  DIEGO ADAYLANO MONTEIRO RODRIGUES (UFPB)<br />\r\n
                  DOMINGOS SILVEIRA DOS SANTOS (UFS)<br />\r\n
                  FERNANDA CRISTINA DE ALBUQUERQUE MARANH&Atilde;O (UFAL)<br />\r\n
                  FRANCISCO FERREIRA DANTAS FILHO (UEPB)<br />\r\n
                  FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA (UFPA)<br />\r\n
                  GESRAEL SILVA DE LIMA (UFABC)<br />\r\n
                  GL&Eacute;CILLA COLOMBELLI DE SOUZA NUNES (UEM)<br />\r\n
                  IZABELLA KELLY CARNEIRO ALVES (UFRN)<br />\r\n
                  JANIELE FRAN&Ccedil;A NERY (CLUBE ACADEMICO - CURSOS E ASSESSORIAS)<br />\r\n
                  JOCIMARIO ALVES PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOELLYSON FERREIRA DA SILVA BORBA (UEPB)<br />\r\n
                  KALINKA WALDEREA ALMEIDA MEIRA (UEPB)<br />\r\n
                  KESIA KELLY VIEIRA DE CASTRO (UFERSA)<br />\r\n
                  KETOLLY NATANNE DA SILVA LEAL (UNICAMP)<br />\r\n
                  LUCAS GABRIEL DA SILVA SANTOS (ESCOLA DE REFER&Ecirc;NCIA EM ENSINO M&Eacute;DIO PROFESSORA AM&Eacute;LIA COELHO)<br />\r\n
                  LUCIANA LIMA DE ALBUQUERQUE DA VEIGA (UFRJ)<br />\r\n
                  LUIZELIO VELOSO PINTO (UFMA)<br />\r\n
                  MACILENE PEREIRA DE ARA&Uacute;JO (UEPB)<br />\r\n
                  MANUEL BANDEIRA DOS SANTOS NETO (UFPE)<br />\r\n
                  MARCOS VIN&Iacute;CIUS CARNEIRO VITAL (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA DANIELLE ARA&Uacute;JO MOTA (UFAL)<br />\r\n
                  MARIA JOSE DIAS DE ANDRADE (UESB)<br />\r\n
                  NATHALYA MARILLYA DE ANDRADE SILVA (SEDUC-Rem&iacute;gio/PB)<br />\r\n
                  N&Iacute;VIA MARIA RODRIGUES DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  OLAGIDE WAGNER DE CASTRO (UFAL)<br />\r\n
                  PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n
                  PIERRE ANDR&Eacute; GARCIA PIRES (UFAC)<br />\r\n
                  REGIANNE UMEKO KAMIYA (UFAL)<br />\r\n
                  RYTA DE KASSYA MOTTA DE AVELAR SOUSA (FAFIRE)<br />\r\n
                  SAMARA RAQUEL SOUZA RIBEIRO ANDRADE (SEDUC/AL)<br />\r\n
                  SAULO VER&Ccedil;OSA NIC&Aacute;CIO (UFAL)<br />\r\n
                  STELLA CHRYSTINE CAMARA DOS SANTOS &nbsp;<br />\r\n
                  TALITA GISELLY DOS SANTOS SOUZA (CENTRO UNIVERSIT&Aacute;RIO UNIFACOL)<br />\r\n
                  TATIANE NEVES DE SOUSA (UEMA)<br />\r\n
                  TATIANE VIEIRA DE ASSUN&Ccedil;&Atilde;O (IFBA/UFBA)<br />\r\n
                  THAIS PETIZERO DION&Iacute;ZIO (SEDUC-RJ/UFRJ)<br />\r\n
                  THIAGO PEREIRA DA SILVA (UNIVASF)<br />\r\n
                  VIVIANE PEREIRA SANTOS (ESCOLA RURAL DE IPI&Uacute;NA)<br />\r\n
                  WINNE KATHARINE SOUZA ROCHA ORTO-G/RECIFE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63d7c10486694_30012023100716.pdf"
                "arquivo" => "30012023100420-CONEDU---GT-16.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2022
                "created_at" => "2022-07-12 14:49:49"
                "updated_at" => "2023-02-01 10:58:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 12 de julho de 2022

Resumo

As aulas práticas são significativamente importantes para o aprendizado dos estudantes possibilitando o interesse do conteúdo ministrado em sala de aula, pensando nisso este trabalho apresenta o processo de reestruturação do laboratório de Ciências de uma escola pública estadual de Alagoas, situada na cidade de Arapiraca, agreste do estado. O objetivo principal desta experiência foi promover o resgate das aulas práticas em laboratório nesta instituição, que estavam limitadas pelo desuso e deterioração do local nos anos de distanciamento social demandado pela pandemia de Covid-19. O projeto de reestruturação foi desenvolvido por três professoras de Ciências da Natureza (uma de cada disciplina desta área) da mesma escola, com disposição de 3 horas semanais/professora. Além da colaboração destas, estudantes de duas turmas de 1º ano do Ensino Médio produziram equipamentos necessários ao laboratório utilizando materiais reaproveitados, como produto de uma atividade da disciplina de Laboratório de Práticas Experimentais. Como resultado do projeto podemos destacar a limpeza, organização e etiquetagem dos armários de vidrarias e de reagentes, a redistribuição das mesas, substituição das cadeiras, confecção de um mural de avisos e divulgação de produções científicas atuais, construção de equipamentos de laboratório a partir do reaproveitamento de materiais e elaboração das Normas de Funcionamento para o laboratório de Ciências da Natureza da escola. Para além das alterações estruturais, foi possível perceber que o projeto de reestruturação do Laboratório proporcionou um movimento na escola, onde os estudantes cobram aulas práticas dos professores de Ciências da Natureza e estes retribuem desenvolvendo atividades em laboratório, resultado que pode ser observado pelo registro de frequência de agendamentos que vem sendo feito após reestruturação. Por fim, destacamos a necessidade de formação continuada para docentes das Ciências na Natureza, que contemple o potencial das atividades práticas em laboratório para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes na contemporaneidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.