O presente trabalho se constitui numa pesquisa na área do Ensino de Ciências com enfoque no aluno com Deficiência Intelectual (DI) e teve como objetivo construir uma alternativa pedagógica, a partir da proposta metodológica Mão na Massa com base em atividades que favoreçam o acesso igualitário ao conhecimento científico a todos os alunos. A metodologia de pesquisa adotada foi a abordagem qualitativa, na modalidade de pesquisa aplicada. Quanto aos procedimentos de coleta e de análise de dados, adotou-se a análise de conteúdo segundo Laurence Bardin. As etapas de investigação ocorreram em dois momentos distintos: a confecção de um e-book composto por cinco sequências didáticas e a avaliação e validação deste material por cinco professores de ciências efetivos de uma rede pública de ensino, utilizando para isso um instrumento de avaliação estruturado segundo as dimensões de análise proposto Guimarães e Giordan. No desenvolvimento da pesquisa, os resultados demonstraram a necessidade de mudanças na postura da escola e na prática pedagógica de seus professores, sendo possível evidenciar ainda as fragilidades no processo de inclusão. Em relação as sequências didáticas, foram bem aceita pelos professores, pois os dados analisados a partir dos critérios: suficiente, insuficiente e mais que suficiente, atenderam com êxito os itens avaliados, mesmo com a necessidade de rever alguns pontos. O e-book foi disponibilizado aos professores avaliadores na perspectiva de fazer valer a sua aplicabilidade, assim como esperamos que os resultados deste estudo possam abrir espaço para que novas pesquisas sejam realizadas na área.