EDUCAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL: UM TRABALHO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE AGENTES E MONITORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA PREFEITURA DE CAMPINAS/SP
"2022-07-12 14:41:59" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 91235 "edicao_id" => 247 "trabalho_id" => 3032 "inscrito_id" => 13793 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL: UM TRABALHO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE AGENTES E MONITORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA PREFEITURA DE CAMPINAS/SP" "resumo" => "A formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Infantil, constitui elemento de fundamental importância para a construção de um trabalho que contemple o pleno desenvolvimento da criança em sua integralidade. Dessa forma, necessário se faz promover formações permanentes que possibilitem a realização uma reflexão sobre o fazer pedagógico numa perspectiva que considere a diversidade presente nas instituições escolares. A discussão em torno da temática das relações Étnico Raciais desde Educação Infantil, é um importante mecanismo de combate às desigualdades sociais presentes na sociedade brasileira. Em um país, cujas estatísticas educacionais apontam para um aprofundamento das desigualdades entre negros e brancos, tanto em relação ao acesso, quanto à permanência no sistema de ensino, é imprescindível, realizar formações que fomentem discussões e práticas pedagógicas que contemplem as questões de etnia, uma vez que estudos e pesquisas apontam para uma grande lacuna que ainda nos dias de hoje se apresenta de forma latente na educação brasileira. Esse trabalho apresenta uma experiência de formação continuada realizada no Município de Campinas/SP, para Agentes e Monitores da Educação Infantil em uma escola que atende a crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, localizada na Região Sudoeste, cujo objetivo foi o de se discutir e refletir sobre as Políticas Públicas Educacionais, dentre elas às vinculadas à discussão das Relações Étnicos Raciais no sistema de ensino campineiro. A Experiência contou com um aprofundamento das discussões contando com diversos aportes textuais, vídeos, imagens, contextualizações, dentre outros, gerando ações e reflexões no interior das unidades escolares envolvidas, sendo avaliada como positiva por parte dos indivíduos que dela participaram." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13793_TB3032_05122022200844.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:14:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VENÍCIUS DE BRITO COELHO" "autor_nome_curto" => "MARCUS" "autor_email" => "coelho.marcus@yahoo.com.b" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 91235 "edicao_id" => 247 "trabalho_id" => 3032 "inscrito_id" => 13793 "titulo" => "EDUCAÇÃO PARA A PROMOÇÃO DA IGUALDADE RACIAL: UM TRABALHO NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE AGENTES E MONITORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL DA PREFEITURA DE CAMPINAS/SP" "resumo" => "A formação continuada dos profissionais que atuam na Educação Infantil, constitui elemento de fundamental importância para a construção de um trabalho que contemple o pleno desenvolvimento da criança em sua integralidade. Dessa forma, necessário se faz promover formações permanentes que possibilitem a realização uma reflexão sobre o fazer pedagógico numa perspectiva que considere a diversidade presente nas instituições escolares. A discussão em torno da temática das relações Étnico Raciais desde Educação Infantil, é um importante mecanismo de combate às desigualdades sociais presentes na sociedade brasileira. Em um país, cujas estatísticas educacionais apontam para um aprofundamento das desigualdades entre negros e brancos, tanto em relação ao acesso, quanto à permanência no sistema de ensino, é imprescindível, realizar formações que fomentem discussões e práticas pedagógicas que contemplem as questões de etnia, uma vez que estudos e pesquisas apontam para uma grande lacuna que ainda nos dias de hoje se apresenta de forma latente na educação brasileira. Esse trabalho apresenta uma experiência de formação continuada realizada no Município de Campinas/SP, para Agentes e Monitores da Educação Infantil em uma escola que atende a crianças de 0 a 5 anos e 11 meses, localizada na Região Sudoeste, cujo objetivo foi o de se discutir e refletir sobre as Políticas Públicas Educacionais, dentre elas às vinculadas à discussão das Relações Étnicos Raciais no sistema de ensino campineiro. A Experiência contou com um aprofundamento das discussões contando com diversos aportes textuais, vídeos, imagens, contextualizações, dentre outros, gerando ações e reflexões no interior das unidades escolares envolvidas, sendo avaliada como positiva por parte dos indivíduos que dela participaram." "modalidade" => "E-book" "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD5_ID13793_TB3032_05122022200844.pdf" "created_at" => "2022-12-12 11:14:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCUS VENÍCIUS DE BRITO COELHO" "autor_nome_curto" => "MARCUS" "autor_email" => "coelho.marcus@yahoo.com.b" "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE CAMPINAS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "edicao_nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "edicao_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-07-12 14:41:59" "publicacao_id" => 26 "publicacao_nome" => "E-book CONEDU" "publicacao_codigo" => "978-85-61702-35-9" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 247 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "logo" => null "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 247 "publicacao_id" => 26 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "educacao-e-relacoes-etnico-raciais" "nome" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "nome_evento" => "VIII Congresso Nacional de Educação" "descricao" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "pasta" => "ebooks/conedu/2022/GT06" "logo" => null "capa" => "63d7b89c2c34c_30012023093124.jpg" "timbrado" => "62cdb2675e893_12072022144159.jpg" "periodicidade" => "Anual" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2022-10-13" "final_evento" => "2022-10-15" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 141 "edicao_id" => 247 "codigo" => "978-65-86901-82-5" "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ CECÍLIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n CLÁUDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n CRISTIANE LOURENÇO TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n JORDÂNIA DE ARAÚJO SOUZA (UFAL)<br />\r\n JOSÉ ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n JUSSARA DE CÁSSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n SAWANA ARAÚJO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COLÉGIO PEDRO II)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n YURI MIGUEL MACEDO (UFMS) """ "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf" "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 141 "edicao_id" => 247 "codigo" => "978-65-86901-82-5" "capa" => "63d7b89c2f49a_30012023093124.jpg" "titulo" => "CONEDU - Educação e Relações Étnico-Raciais" "prefacio" => """ O futuro da escola: repensando políticas e práticas<br />\r\n <br />\r\n Transcorridos dois anos de inúmeras mudanças nos nossos cotidianos (pessoal, familiar e de trabalho em função da pandemia), o CONEDU 2022 nos convida a pensar sobre os caminhos que serão trilhados no campo educacional, com o tema “O futuro da escola: repensando políticas e práticas”. Neste período, enquanto profissionais, nos redefinimos para conduzir os processos de ensino e aprendizagem nos meios virtuais e, para acompanhar e agregar novos conhecimentos enquanto estudantes. Muitos ajustes foram sendo feitos nesses processos e acompanhados dos exercícios de compreensão, empatia e resiliência. Experimentamos a intensidade do uso das tecnologias, especialmente, para conduzir os processos educacionais que, ao mesmo tempo que trouxe possibilidades, revelou um adensamento das desigualdades e exclusão e, certamente, demandam novos olhares na retomada das nossas atividades presenciais.<br />\r\n <br />\r\n Como questionado por Castro & Borges (Nós da/na pandemia: a docência remota, 2021) “Como desataremos o nó educacional, já existente e agravado com a pandemia?” Pensamos que: para além das teorias e políticas públicas (para diferentes setores da sociedade), vamos precisar redimensionar nossas formas de trabalho e nos entender enquanto pares. O que significa, trabalhar de forma colaborativa, integrando as nossas experiências para promover inclusão educacional e formação profissional de qualidade. No tocante à formação de professores, será necessário reforçar os programas que integram as ações das universidades com as escolas de educação básica, aproximando os saberes e fazeres dos sentidos da docência.<br />\r\n <br />\r\n Para o CONEDU de 2022, seguimos com a reflexão de Ailton Krenak (2019), defendendo que precisamos empurrar o céu para cima e assim respirar!<br />\r\n <br />\r\n Referências:<br />\r\n CASTRO, P. A. de; BORGES, L. P. C. Nós da/na pandemia: a docência<br />\r\n remota, 2021. Revista ADUEPB Debate. Editora Realize: Campina Grande, 2021.<br />\r\n [online]<br />\r\n KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das<br />\r\n Letras, 2019. """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ PAULA ALMEIDA DE CASTRO<br />\r\n CLÉZIO ROBERTO GONÇALVES """ "conselho_editorial" => """ CECÍLIA MARIA VIEIRA (UNB)<br />\r\n CLÁUDIA MARQUES DE OLIVEIRA (USP)<br />\r\n CRISTIANE LOURENÇO TEIXEIRA MEIRELLES (UFRJ)<br />\r\n CRISTINA CARLA SACRAMENTO (UFOP)<br />\r\n DANIELE KELLY LIMA DE OLIVEIRA (UVA)<br />\r\n FRANCISCO JOEL NASCIMENTO DE MOURA (SME - Fortaleza)<br />\r\n GUILHERME NOGUEIRA DE SOUZA (UERJ)<br />\r\n ISIS SILVA ROZA (UFOP)<br />\r\n JANETE FLOR DE MAIO FONSECA (UFOP)<br />\r\n JAQUICILENE FERREIRA DA SILVA (UFPB)<br />\r\n JOELSON ALVES ONOFRE (UESC)<br />\r\n JORDÂNIA DE ARAÚJO SOUZA (UFAL)<br />\r\n JOSÉ ALBERTO DA SILVA (UERN)<br />\r\n JOSENILDA RODRIGUES DE LIMA (UFAL)<br />\r\n JUSSARA DE CÁSSIA SOARES LOPES (PUCRIO)<br />\r\n LUANA MICAELHY DA SILVA MORAIS (UEPB)<br />\r\n MÁRCIA ADELINO DA SILVA DIAS (UEPB)<br />\r\n MARCUS VINÍCIUS DA FONSECA (UFOP)<br />\r\n MARIA ROSEANE CORDEIRO DE OLIVEIRA (UFPE)<br />\r\n PAULA ALMEIDA DE CASTRO (UEPB)<br />\r\n REJANE MARIA DA SILVA FARIAS (UFRRJ)<br />\r\n RIDALVO FELIX DE ARAUJO (CEFET/MG)<br />\r\n SAWANA ARAÚJO LOPES DE SOUZA (UFPB)<br />\r\n SIDNÉA FRANCISCA DOS SANTOS (UFOP)<br />\r\n THAMARA DA SILVA FIGUEIREDO (COLÉGIO PEDRO II)<br />\r\n VERÔNICA MENDES PEREIRA (UFOP)<br />\r\n YURI MIGUEL MACEDO (UFMS) """ "ficha_catalografica" => "63d7b89c2fd62_30012023093124.pdf" "arquivo" => "30012023100105-CONEDU---GT-06.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-07-12 14:41:59" "updated_at" => "2023-02-01 10:57:30" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }