Esse artigo tem como proposta conhecer a percepção dos professores sobre a participação das crianças no cotidiano da Educação Infantil. Tal estudo surgiu da pesquisa intitulada “A representação do olhar da criança sobre a escola de Educação Infantil”, desenvolvida com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (FAPERGS). Tratou-se de um estudo de caso, de abordagem qualitativa e que utilizou da técnica Grupo Focal. A pesquisa aconteceu com seis professores que atuam com crianças da faixa etária de 3 a 5 anos de idade, em duas escolas de Educação Infantil da rede municipal de ensino de uma cidade do Vale do Taquari/RS. Após análise dos dados, foi visto que os professores se sentem pressionados pela burocracia na prática docente impedindo que realizem a escuta sensível das crianças. Embora os professores participantes reconheçam a importância de dar voz às crianças, conclui-se que há uma lacuna que precisa ser preenchida para que efetivamente a participação das crianças aconteça nos processos de ensino e de aprendizagem.