Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DO EXPURGO AO PAJUBÁ: PROJETO INTERDISCIPLINAR SOBRE REJEIÇÃO, ACOLHIMENTO, FAMÍLIA E QUESTÃO DE FÉ

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Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

Esse trabalho pretende problematizar a forma como acontece a vida escolar do aluno que tem alguma orientação sexual ou identidade de gênero que destoe da orientação heterossexual e identidade de gênero Cis. Nas escolas, podemos apontar a falta de representatividade sem personagens não héteros, ou não Cis, nos livros utilizados nas salas de aula, bem como a falta de romances e expressão de gênero que fuja da heteronormativa. Desta forma, percebemos que a sociedade, na forma da educação tem agido politicamente com fim de formar os alunos silenciando e inviabilizando qualquer forma que fuja a esse padrão, fugindo da proposta de inclusão da educação que deveria ser tomada como princípio em qualquer proposta que se apresente na sala de aula. Assim sendo, compreendemos que a escola é, muitas vezes, o lugar que acontece as primeiras experiências de opressões e/ou exclusões, perpetradas entre os alunos, e sob a falta de intervenção eficiente de gestores e professores, transforma esses espaços em ambientes tóxicos a essa população que não heterossexual ou Cis, que pode contribuir em evasão escolar, e falta de conclusão das etapas formais de educação de uma grande parte da sociedade. Esse estudo pretende servir de base a uma prática mais inclusiva, de modo a tencionar o debate da importância de incluir a sexualidade nas escolhas de toda atividade escolar, afim de articular uma proposta eficiente. Viemos por meio desse trabalho de natureza qualitativa apresentar que trabalhar essas situações apontadas acima em sala de aula, pode ser feito a partir da proposta interdisciplinar de apresentar o Dialeto PAJUBÁ, originado no momento histórico brasileiro da ditadura militar, envolvendo a violência que acontecia contra o público LGBTQIA+ da época, que achava abrigo nos centros de candomblé e umbanda.

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