Este trabalho é um recorte de uma pesquisa de doutorado que tem como objetivo apresentar uma revisão literária, considerando a criança, o corpo e seus processos de aprendizagens no AEE, valorizando o arcabouço de uma formação continuada, considerando as dimensões dialógicas do trabalho colaborativo, com um grupo de professores de um Centro Municipal de Educação Infantil da cidade do Natal. Corroboramos na assertiva que levantar o estado da arte é substancial para qualquer tipo de investigação, porque além de encontrarmos limites, lacunas, também estabelecemos um diálogo entre diversos autores, promovendo possibilidades e avanços na produção do conhecimento. Assim, optamos metodologicamente pela pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa., para que pudéssemos atender tais inquietações, e por meio da empiria buscarmos estabelecer uma relação dialógica e dialética, entre o teórico e o vivido, estabelecendo uma cadeia discursiva, permeada de sentidos e significados à prática docente, articulando saberes entre nossos matizes instituídas: infância, inclusão, corpo e AEE, compreendendo esse corpo com meio desse processo de aprendizagem.