A importância do protagonismo juvenil no processo de ensino-aprendizagem, que potencializa as habilidades dos estudantes, ganha destaque no projeto aqui apresentado a partir de um clube de robótica, o qual possibilita a atuação fora do contexto de sala de aula e o conhecimento mais aprofundado a respeito da robótica com o manuseio e programação de equipamentos tecnológicos, trazendo uma abordagem interativa e divertida. Além disso, apresenta-se o objetivo de auxiliar na interdisciplinaridade, relacionando conceitos com a integração de disciplinas. Assim, descreve-se, neste trabalho, o desenvolvimento do projeto realizado com estudantes dos Anos Finais do Ensino Fundamental da Escola Municipal Santa Terezinha, do município de Petrolina-PE, tratando-se da criação e implantação do Clube de Robótica. No clube, os(as) estudantes aprendem durante momentos de investigação, desenvolvendo a colaboração, a criatividade e a curiosidade dos(as) alunos(as), incorporando essas novas habilidades durante os momentos em diversos ambientes de aprendizagem. Nele, foi realizado pelas turmas a construção de diversos modelos a partir dos kits de robótica da Fischertechnik®, abordando conceitos básicos de robótica, física, matemática, raciocínio lógico e geometria. Após o início do Clube, professores observaram mudanças no comportamento de alguns estudantes que antes eram muito dispersos e agitados e que começaram a apresentar maior concentração durante as aulas. Esse comportamento também foi notado durante o momento de montagem dos kits. É possível perceber uma organização dos alunos nos trabalhos em equipes, eles são capazes de identificar os pontos fortes e fracos de cada integrante e dividem as tarefas de forma a fortalecer as melhores habilidades do grupo. Reflete-se também no acolhimento aos colegas, como os estudantes da educação especial que participam do Clube de Robótica e são recebidos pelos colegas de forma exemplar.