Este trabalho é a sistematização de uma pesquisa desenvolvida durante os Estágios Supervisionados do curso de licenciatura em Geografia pela UEFS, em um Colégio Público Estadual localizado no Distrito de Maria Quitéria em Feira de Santana/BA, numa turma do 8º ano do Ensino Fundamental. A pesquisa resultou no Trabalho de Conclusão de Curso do referido autor. A problemática constatada e investigada foi a desmotivação de parte da turma na abordagem dos conteúdos de Geografia. Estabeleceu-se como objetivos: analisar as contribuições de uma intervenção norteada por atividades didáticas, sugeridas pelos alunos, para dinamizar as aulas, ressignificar o conteúdo geográfico e motivar à construção dos saberes geográficos. Ademais, realizar uma avaliação da atuação do futuro professor, a respeito das contribuições das práticas motivadoras, tanto para o aprendizado dos alunos, quanto para o crescimento profissional do docente. Para embasamento do trabalho recorreu-se à autores que discute o ensino-aprendizagem dos saberes geográficos, motivação, mediação dialógica, metodologias ativas, atividades lúdicas, e pesquisa-ação educacional. A metodologia adotada foi qualitativa com enfoque nos pressupostos da pesquisa-ação educacional. Como instrumentos de coleta de dados utilizou-se os diários reflexivos do professor-estagiário, os memoriais dos alunos e os questionários diagnóstico e avaliativo. O principal resultado refere-se a maior motivação e envolvimento da turma nas aulas com adoção da mediação dialógica norteada pela pesquisa-ação.