A Educação Financeira é pouco trabalhada no currículo da Educação de Jovens e Adultos (EJA), por isso queremos mostrar que ela pode ser uma importante ferramenta na construção de um senso crítico nos educandos e nos educadores por meio da Educação Matemática Crítica, defendida por Ole Skovsmose, que aponta que a matemática seja mais ativa e que sirva de janela para os educandos enxergarem o mundo de uma forma mais clara e com mais consciência de seu lugar na sociedade. Assim, é realizado um breve levantamento histórico da EJA, bem como da Educação Financeira no Brasil, numa tentativa de traçar o perfil do aluno. Para desenvolver uma Educação Financeira Crítica, é preciso questionar como o sistema financeiro está sendo administrado, e como ele interfere no dia a dia de cada um, a exemplo de como as decisões dos governantes impactam na vida de todos os cidadãos, principalmente dos alunos da EJA, que fazem parte da população economicamente ativa. Este trabalho tem como objetivo estudar o ensino de Educação Financeira no âmbito da EJA. A proposta é utilizar uma fatura de energia elétrica, como tema gerador para um processo de pesquisa baseado em cenários de investigação. Por fim, esse trabalho propõe uma metodologia de ensino para ser desenvolvida com nossos jovens e adultos e assim criar uma nova perspectiva da Educação Financeira que se aplique em seu cotidiano.