Na sociedade hodierna é urgente a reflexão que desemboque em práticas de reparação no sentido de valorizar as pessoas que historicamente tiveram os seus direitos educacionais suprimidos. Um longo caminho de lutas encabeçado por famílias, médicos e educadores foi percorrido, principalmente nos últimos sessenta anos. A persistência desses sujeitos históricos obteve uma gama de conquistas que vão desde o acesso à escola até o direito de se estar de fato dentro do processo de ensino-aprendizagem. Em consequência do ato de persistir, surgem as tecnologias que servem como contribuintes para um processo educacional que responda às demandas de aprendizagem das pessoas com deficiência, assim como servem como suporte didático aos docentes. Portanto, este trabalho tem como objetivo apresentar aplicativos móveis para dispositivos celulares que possam contribuir no atendimento educacional de professores e na educação/desenvolvimento de alunos com deficiência. Para a elaboração da pesquisa, pautamo-nos na metodologia de pesquisa bibliográfica, de cunho qualitativo, partindo das reflexões de Castro, Souza e Santos (2011), Ferreira (2004), Paixão (2016), Pinheiro (2021) e entre outros teóricos nos quais fundamentamos nossas considerações sobre o processo de inclusão, escola inclusiva, aplicativos móveis como ferramenta de inclusão bem como os seus impactos no processo de ensino-aprendizagem. O uso das tecnologias para a educação inclusiva é uma necessidade e a formação continuada de professores deve sempre existir. Pelo uso dos aplicativos móveis, podemos concluir que as contribuições na educação de alunos com deficiência são possíveis quando se tem por foco o objetivo de oferecer caminhos para a independência e autonomia para a vida, além do âmbito escolar.