Este trabalho objetiva apresentar a atividade desenvolvida pelo PET Geografia UFC, “PET nas escolas”, com a atuação dos bolsistas do programa em conjunto com professores da educação básica. A Escola Marieta Guedes Martins, localizada no município de Fortaleza - CE, foi onde se desenvolveu a atividade. Inicialmente, foi considerada a realidade na qual os estudantes estão inseridos, para assim ser realizada uma intervenção participativa, com o intuito de fazerem com que eles reflitam sobre o espaço ao seu redor. A metodologia utilizada para esta atividade foi, primeiramente, a elaboração de roteiros para a intervenção, com a utilização de recursos audiovisuais. Os assuntos abordados em sala de aula foram o do Ciclo da Água, realizando uma aproximação entre a realidade vivida pelos discentes e o referido conteúdo, com a menção do Rio Maranguapinho, o qual envolve a escola e está diretamente ligado aos estudantes, ocorrendo, assim, no meio da intervenção, a participação ativa por meio de perguntas e considerações acerca de problemáticas que envolvem este rio. Posteriormente, foi elaborado um vídeo pelos bolsistas do PET para introduzir os estudantes ao que ia ser apresentado e por fim falas expositivas e interativas sobre o tema junto com os estudantes. Os estudantes puderam analisar como cada fase do ciclo da água se desenvolve e como estão interligadas, além de como o impacto humano pode interferir em cada fase desenvolvida, modificando os recursos hídricos e provocando problemas climáticos. Dessa maneira, o PET visa trazer e desenvolver a criticidade dos participantes desta atividade, por meio de um olhar crítico da relação sobre sociedade e natureza, além da preservação de recursos hídricos para a manutenção da vida, gerando uma conversa entre os bolsistas e os alunos, com a notória importância das vivências para a sala de aula, não desvinculando o cotidiano do espaço escolar.