O uso de tecnologias digitais tem provocado mudanças céleres na sociedade de modo geral. No Brasil, no ano de 2020, o Ministério da Educação determinou por meio de portaria que enquanto durasse a Pandemia da Covid 19, todas as aulas presenciais fossem substituídas por aulas remotas e online. E, todas as ferramentas digitais possíveis deveriam ser integradas ao ensino. No entanto, a maioria dos professores não receberam formação adequada para trabalharem com essas novas ferramentas digitais, dessa forma, torna-se imprescindível reinventar e reaprender novas maneiras de ensinar e de aprender. Este artigo tem como objetivo refletir sobre o papel do professor mediante as novas tecnologias digitais na escola em tempos de pandemia. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, básica, com abordagem qualitativa, a coleta das informações foi realizada através do levantamento e análise de artigos e livros que tratam a temática apresentada. A Revisão integrativa utilizou-se de bases bibliográficas eletrônicas LILACS e SciELO, utilizando os descritores estudo de caso, educação e pandemia. Em detrimento da organização, o trabalho encontra-se dividido em três vertentes. A primeira, traz uma reflexão sobre a figura do professor e as novas tecnologias digitais. Na segunda, uma explanação a respeito das novas concepções sobre tecnologias aliadas em um cenário de pandemia no século XXI. A terceira, aborda os principais direcionamentos e necessidades de formações constantes de professores para atuarem com uma educação e sociedade que se modifica ao longo dos anos e acontecimentos. Nessa concepção, a pandemia provocou implicações contínuas na educação, em virtude de novos hábitos e comportamentos que estão sendo adotados, tanto nas famílias, quanto nas instituições de ensino, que estão revendo uma série de processos, estruturas e metodologias.