“INCIDENTE NA RAIZ”: LETRAMENTO RACIAL NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90820 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4602 "inscrito_id" => 17574 "titulo" => "“INCIDENTE NA RAIZ”: LETRAMENTO RACIAL NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO" "resumo" => "Neste artigo, tratamos sobre a prática de leitura literária em sala de aula no Ensino Fundamental, especificamente em uma turma do 8º ano da rede pública na cidade de Campina Grande-PB. O estudo teve por objetivo promover a leitura literária com foco no horizonte de expectativas do leitor, mediante narrativa literária com temática voltada para a identidade negra. Tem por corpus de estudo a narrativa “Incidente na Raiz” do autor Luiz Silva (Cuti), uma obra da Literatura Afro-brasileira. Inscrevem-se como aporte teórico- metodológico desta pesquisa-ação de natureza qualitativa, as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2010), as Leis 10.639/03 (BRASIL, 2003) e a 11.645/08 (BRASIL, 2008), além dos apontamentos de Bernd (1988), Cuti (2012 e 2016) e Fonseca (2010). Quanto aos estudos literários, Zilberman (1986), Candido (1974) e Cosson (2018 e 1019), Jauss (1979) e Bordoni e Aguiar (1993). A experiência com o ciclo de leitura possibilitou análises e reflexões empreendidas através da leitura da narrativa literária em questão e suas relações contextuais. A partir do contato com o conto da Literatura Afro-brasileira, compartilhamento de informações e inter-relações com suas vivências, os alunos demonstraram uma melhor compreensão de questões em torno da identidade negra, de modo a construir novas formas de olhar, de entender e de significar nossa história e nossas identidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17574_TB4602_28112022105722.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CRISTINA TRAJANO MARINHO" "autor_nome_curto" => "Adriana" "autor_email" => "adrianacristinatrajanomar" "autor_ies" => "UNIVER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90820 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 4602 "inscrito_id" => 17574 "titulo" => "“INCIDENTE NA RAIZ”: LETRAMENTO RACIAL NA FORMAÇÃO DO LEITOR LITERÁRIO" "resumo" => "Neste artigo, tratamos sobre a prática de leitura literária em sala de aula no Ensino Fundamental, especificamente em uma turma do 8º ano da rede pública na cidade de Campina Grande-PB. O estudo teve por objetivo promover a leitura literária com foco no horizonte de expectativas do leitor, mediante narrativa literária com temática voltada para a identidade negra. Tem por corpus de estudo a narrativa “Incidente na Raiz” do autor Luiz Silva (Cuti), uma obra da Literatura Afro-brasileira. Inscrevem-se como aporte teórico- metodológico desta pesquisa-ação de natureza qualitativa, as Orientações e Ações para a Educação das Relações Étnico-Raciais (2010), as Leis 10.639/03 (BRASIL, 2003) e a 11.645/08 (BRASIL, 2008), além dos apontamentos de Bernd (1988), Cuti (2012 e 2016) e Fonseca (2010). Quanto aos estudos literários, Zilberman (1986), Candido (1974) e Cosson (2018 e 1019), Jauss (1979) e Bordoni e Aguiar (1993). A experiência com o ciclo de leitura possibilitou análises e reflexões empreendidas através da leitura da narrativa literária em questão e suas relações contextuais. A partir do contato com o conto da Literatura Afro-brasileira, compartilhamento de informações e inter-relações com suas vivências, os alunos demonstraram uma melhor compreensão de questões em torno da identidade negra, de modo a construir novas formas de olhar, de entender e de significar nossa história e nossas identidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID17574_TB4602_28112022105722.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA CRISTINA TRAJANO MARINHO" "autor_nome_curto" => "Adriana" "autor_email" => "adrianacristinatrajanomar" "autor_ies" => "UNIVER" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }