A tríade que permeia este trabalho tem como objeto de estudo a criança na Educação Infantil. Perpassa em uma concepção histórica de infância a qual, por ser considerada a primeira etapa da educação básica, pressupõe-se estimular, formar e respeitar as especificidades individuais do ser e assim, valida seus direitos de aprendizagem para que tornem-se fundamentais e indispensáveis na prática pedagógica o “Cuidar, Educar e Brincar” contribuindo assim, nas práticas pedagógicas ao desenvolvimento infantil nos aspectos cognitivos, motores, sociais e emocionais. Nesse sentido, durante o período de observação em estágio supervisionado no curso de Pedagogia na Universidade Nilton Lins numa instituição pública na cidade de Manaus, pudemos observar e vivenciar tais práticas na escola. Assim, tem-se como objetivo investigar as conjunturas legais e conceituais da indissociabilidade entre o Educar, Cuidar e o Brincar na Educação Infantil. Como aportes metodológicos, trata-se de uma pesquisa qualitativa de natureza bibliográfica, em escritos e eletrônicos, como livros, artigos científicos, páginas de web. Além do exposto, tal dialogicidade pretende contribuir para fundamentar e caracterizar o que preconiza as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil (2010), a Base Nacional Comum Curricular – BNCC (2017) e demais documentos, tais quais, Referencial curricular nacional para educação infantil (1998) e ainda Lei nº 9.394/ 96 (1996). Assim sendo, consideramos que as três ações de cuidar, brincar e educar estão associadas, dialogam entre si e são necessárias ao trabalho com crianças e, sendo o professor mediador, este precisa cada vez mais compreender o desenvolvimento infantil e a indissociabilidade do processo educativo com as crianças da Educação Infantil.