A teoria evolutiva é elemento estruturador do ensino de biologia pela qual todas as demais teorias, leis e conceitos podem ser explicados e compreendidos. Porém, o ensino das teorias evolutivas tem sido apresentado de modo isolado dos demais temas das ciências biológicas, focando em uma apropriação errônea da história e filosofia das ciências e sem o devido preparo docente para criar e ofertar aos estudantes possibilidades de realizarem contextualizações com os fenômenos do cotidiano e os estudos sobre evolução das espécies realizados nas aulas. Para Bizzo e El-Hani (2009), Bizzo (1991), Carneiro (2004), Mianutti e Bastos (2011) é importante que prática docente esteja atenta às possibilidades de integração temática de modo a discutir, dentro do currículo, conteúdos da Ecologia, Zoologia, Biologia da Conservação, Microbiologia, Imunologia a partir da evolução das espécies. Porém, o livro didático permanece como um dos principais norteadores das ações de ensino, e em alguns contextos, o único. Esta pesquisa emergiu a partir da pergunta: de que modo os temas da evolução das espécies têm sido apresentados nos livros didáticos de Biologia, para o ensino médio? Em adição, tal recurso, aponta situações de contextualização? Introduz a HFC como meio para discutir a natureza do conhecimento científico? Oportuniza discussões estruturadas a partir das teorias evolutivas? Assim, o objetivo principal consistiu em elaborar um instrumento de análise para livros didáticos de biologia, para o tema evolução das espécies. A metodologia consistiu no primeiro momento, em realizar um levantamento bibliográfico sobre o ensino dos temas da evolução em atas de eventos e no segundo, na elaboração de uma ficha para uso dos docentes e licenciandos como guia qualitativo para análise dos livros didáticos usados na sala de aula. Como resultado, emergiu uma ficha com categorias norteadoras para o ensino de biologia e que pode ser adaptada para outras temáticas.